Rui Marto conquista a Copa S1000RR EasyRace

Local para inserção de notícias relacionadas com a BMW-Motorrad (inserção e edição exclusiva aos moderadores)

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Rui Marto conquista a Copa S1000RR EasyRace

Mensagem por JoseMorgado » 24 nov 2016 13:59

Com o apoio da MOTOMIL

Rui Marto conquista a Copa S1000RR!

Na última corrida da temporada o piloto português da Zanza Racing Team assegurou o título do troféu.

Foi uma temporada longa e desgastante para o piloto Rui Marto da Zanza Racing Team, pois não só teve de apostar forte na conquista da Copa S1000RR EasyRace, um troféu monomarca com as motos alemãs realizado em Espanha, como fez a sua estreia no Campeonato Nacional de Velocidade.

No entanto o ano acabou da melhor forma para o piloto luso, pois viu o esforço recompensado com a conquista da Copa S1000RR EasyRace, vencendo na categoria principal Superbike e à geral, ao assegurar o segundo lugar na última corrida da temporada, uma corrida realizada no passado sábado no Autódromo do Estoril, e no qual o piloto e a equipa sentiram de perto o carinho do público português.

Aos comandos da BMW HP4 Nº73 e já sem estar afetado pela lesão na clavícula que lhe criou vários problemas ao longo dos últimos meses, Rui Marto tinha como objetivo para esta última corrida controlar o andamento dos adversários diretos na luta pelo título, não arriscar em demasia mas sempre de olhos postos na vitória.

Imagem
Rui Marto - foto de Miguel Flores / Tugabikers

Logo nas sessões de treinos cronometrados Rui Marto aproveitou o bom conhecimento que tem do circuito português e arrancou bons tempos, ainda com o asfalto do Estoril húmido e com algumas zonas com menos aderência do que o esperado. Já nas sessões Superpole (três sessões), o piloto da Zanza Racing Team voltava a registar bons tempos e quando se preparava para atacar a “pole position”, um incidente com outro piloto à saída da Parabólica do Autódromo do Estoril “estragou” aquela que seria a sua volta mais rápida e assim arrancou para as 12 voltas da corrida na segunda posição.

Sabendo à partida que o 5º lugar na corrida seria suficiente para garantir o ambicionado título, Rui Marto não quis deixar nada ao acaso e desde o arranque imprimiu um ritmo que lhe permitiu rodar em segundo lugar, perdendo apenas tempo para Roberto Blázquez, piloto que fez apenas esta última corrida, ele que vem do FIM CEV, e que por isso não contava para as contas do troféu. Os adversários a tempo inteiro da Copa S1000RR não conseguiam colocar-se em posição de ataque ao segundo posto de Rui Marto, e ao longo das 12 voltas o piloto da Zanza Racing Team foi acumulando uma vantagem que na linha de meta se cifrou em mais de 15 segundos para os perseguidores concluindo a prova de forma tranquila e salvaguardando-se de qualquer ataque que colocasse em causa o resultado final.

Com este segundo lugar no Estoril Rui Marto e a Zanza Racing Team garantiram a ambicionada vitória final na categoria Superbike da Copa BMW S1000RR EasyRace, depois de um ano difícil em que tiveram de dividir as atenções entre este troféu e a estreia no Campeonato Nacional de Velocidade.

No final da corrida e de uma temporada de muito esforço, Rui Marto não escondeu a felicidade e fez uma análise ao que aconteceu na corrida, na temporada e aproveitou ainda para desvendar um pouco do que será 2017:

“Estamos todos lá mesmo em cima! Acabou finalmente a temporada, conseguimos chegar ao fim e cumprir com o objetivo que era de sermos campeões da Copa BMW, na última corrida, aqui no Estoril, em casa, dificilmente o cenário poderia ser melhor. Só faltou a vitória que até certo ponto não me deixa triste porque fiz a corrida que teria que fazer. Não se justificava arriscar. Desta vez foi mesmo uma questão de gerir o ritmo para os adversários atrás. Não foi uma situação fácil de gerir pois estive a competir contra mim próprio, uma corrida muito longa que nunca mais acabava. Foi uma corrida difícil de gerir porque ao ter 15 ou 16 segundos para os perseguidores torna-se complicado gerir tudo isto.
Estou satisfeito pelo resultado, pelo culminar do esforço desta temporada, com muitos altos e baixos, o que foi complicado de gerir. Estou muito satisfeito não só por mim, mas também por toda a gente que nos acompanha. Foi um ano muito cansativo porque estivemos divididos entre a Copa BMW e o Campeonato Nacional de Velocidade. Tivemos de gerir o risco porque tínhamos sempre de pensar na corrida seguinte de cada competição. Até certo ponto foi um ano de objetivos cumpridos. O principal era esta vitória na Copa BMW, mas tínhamos outro objetivo para o CNV que acabou por não se cumprir devido a lesões. Falhei três corridas ao todo, e num campeonato de sete rondas isso faz muita diferença”

Afirmou Rui Marto no final da corrida no circuito do Estoril onde se sagrou campeão da Copa S1000RR EasyRace.

Imagem
Rui Marto - foto de Miguel Flores / Tugabikers

Quem também se mostrou muito satisfeita com a conquista do título da Copa S1000RR EasyRace foi a diretora da Zanza Racing Team, Joana Ferraria, que assistiu a esta vitória a partir do muro das boxes e fez questão de realçar que o enorme esforço feito por todos ao longo da temporada acabou por ser recompensado:

“Foi um esforço brutal competir em dois campeonatos, mas o resultado final acaba por ser muito positivo. Mas foi de facto um esforço muito elevado em comparação com o ano anterior. Foram muitas viagens, o dobro dos custos, o dobro do esforço, mas também conseguimos resultados melhores, o piloto evoluiu muito e nós também conseguimos trabalhar com a moto de outra forma. O primeiro lugar na Copa BMW foi a cereja no topo do bolo porque foi o culminar de um esforço enorme.

Para 2017 estamos ainda a estudar o que vamos fazer, mas o objetivo para o ano será sempre continuar a evolução tanto do piloto como da moto. Em termos de equipa estamos sempre a aprender, em todos os treinos, em todas as qualificações e nas corridas. A equipa cresceu, conseguimos vários apoios que não tivemos no ano passado. Foi muito importante porque no campeonato em que estamos não podia ser o Rui a preocupar-se com as suspensões. Ele tem de estar apenas concentrado na pista e na condução. E isso era o que acontecia antigamente. Este ano tivemos melhor apoio tanto na mecânica como nas suspensões. Queria agradecer aos nossos patrocinadores e parceiros porque foi com a ajuda deles que conseguimos esta vitória!”.

Imagem
Pódio da corrida no Estoril da Copa S1000RR EasyRace


Fonte: MOTOCICLISMO
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Rui Marto conquista a Copa S1000RR EasyRace

Mensagem por JoseMorgado » 24 nov 2016 14:18

A S1000RR do Rui Marto é apoiada pela MOTOMIL, sendo a equipa técnica comandada pelo João Monteiro, que estão assim, também, de Parabéns.

Agora, a mota pode ser vista, ao vivo, no Stand da Motomil!!

Imagem

Imagem

Imagem
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Rui Marto conquista a Copa S1000RR EasyRace

Mensagem por amandio » 24 nov 2016 14:24

Boa referência e parabéns!
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes