BMW R80ST
Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC
- JoseMorgado
- Moderador
- Mensagens: 6443
- Registado: 23 jan 2008 21:41
- Localização: Lisboa
- Contacto:
BMW R80ST
Há dois dias vi chegar à Motomil, esta R80ST, uma Clássica rara, com matrícula espanhola.
Vinha com problemas no cabo da embraiagem.
Em 1982, na sequência do sucesso da R80G/S, a BMW fez algumas simplificações/alterações, e lançou a ST, (street-touring).
Não teve tanto sucesso comercial como a sua "prima" de todo terreno, por isso, é mais rara.
É uma R80, estradista, onde tudo o que não era necessário mudar, em relação à G/S, foi mantido.
Manteve o motor Boxer de 797.5 c.c., com 50 cv e 58 Nm, travão dianteiro de disco único e traseiro de tambor, com transmissão traseira por veio, e mono-braço oscilante Monolever.
Manteve o escape 2 em 1, por "cima", muito bem integrado.
Manteve também, quase inalterada, a capacidade do depósito, 19 lt
Aumentou a capacidade da bateria para 16 Ah, em vez dos 9 Ah da G/S.
Diminuiu o curso das suspensões, utilizando a forquilha dianteira, guiador e painel de instrumentos, muito completo, da contemporânea R65.
A jante dianteira passou das 21'', para umas mais estradistas 19''.
Ganhou umas barras de protecção do motor.
E perdeu o pedal de starter.
Ganhou também um banco único, de dois "andares", muito melhorado em relação ao da G/S.
Esta marcava "só", 50.2355 km, não sei de que "volta".
Vinha com problemas no cabo da embraiagem.
Em 1982, na sequência do sucesso da R80G/S, a BMW fez algumas simplificações/alterações, e lançou a ST, (street-touring).
Não teve tanto sucesso comercial como a sua "prima" de todo terreno, por isso, é mais rara.
É uma R80, estradista, onde tudo o que não era necessário mudar, em relação à G/S, foi mantido.
Manteve o motor Boxer de 797.5 c.c., com 50 cv e 58 Nm, travão dianteiro de disco único e traseiro de tambor, com transmissão traseira por veio, e mono-braço oscilante Monolever.
Manteve o escape 2 em 1, por "cima", muito bem integrado.
Manteve também, quase inalterada, a capacidade do depósito, 19 lt
Aumentou a capacidade da bateria para 16 Ah, em vez dos 9 Ah da G/S.
Diminuiu o curso das suspensões, utilizando a forquilha dianteira, guiador e painel de instrumentos, muito completo, da contemporânea R65.
A jante dianteira passou das 21'', para umas mais estradistas 19''.
Ganhou umas barras de protecção do motor.
E perdeu o pedal de starter.
Ganhou também um banco único, de dois "andares", muito melhorado em relação ao da G/S.
Esta marcava "só", 50.2355 km, não sei de que "volta".
José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 2147
- Registado: 22 abr 2014 19:10
- Contacto:
Re: BMW R80ST
As clássicas sempre a cruzar o caminho do Jose Morgado!!
Abçs
Luiz
Abçs
Luiz
- abbocath
- Membro Experiente
- Mensagens: 1499
- Registado: 26 jun 2007 12:03
- Localização: Entroncamento
- Contacto:
Re: BMW R80ST
Aqui está um modelo que não conhecia e o qual nunca tive o prazer de ver!
Obrigado pela partilha JoséMorgado!
Boas curvas
Obrigado pela partilha JoséMorgado!
Boas curvas
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
- JoseMorgado
- Moderador
- Mensagens: 6443
- Registado: 23 jan 2008 21:41
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: BMW R80ST
Só esteve em produção entre 1982 e 1984, e só foram produzidos 5.963 exemplares, o que a torna muito rara.
José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
- JoseMorgado
- Moderador
- Mensagens: 6443
- Registado: 23 jan 2008 21:41
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: BMW R80ST
Aqui fica um interessante teste drive da altura!
http://www.yeoldecycleshoppe.com/roadte ... -road-test
E um comparativo entre a ST e a G/S:
http://www.beemergarage.com/documents/r80rt2.pdf
http://www.yeoldecycleshoppe.com/roadte ... -road-test
E um comparativo entre a ST e a G/S:
http://www.beemergarage.com/documents/r80rt2.pdf
José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Re: BMW R80ST
Interessante.
Também não conhecia este modelo.
Também não conhecia este modelo.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
- abbocath
- Membro Experiente
- Mensagens: 1499
- Registado: 26 jun 2007 12:03
- Localização: Entroncamento
- Contacto:
Re: BMW R80ST
Fantástico site!JoseMorgado Escreveu:Aqui fica um interessante teste drive da altura!
http://www.yeoldecycleshoppe.com/
Obrigado
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
- JoseMorgado
- Moderador
- Mensagens: 6443
- Registado: 23 jan 2008 21:41
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: BMW R80ST
José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante