O rácio da transmissão é dado pela relação entre a engrenagem à saída da caixa de velocidades e a engrenagem na roda traseira.
Ou seja "a relação de engrenagens é a medida da relação entre as velocidades rotacionais de duas ou mais engrenagens interligadas. Em geral, no caso de duas engrenagens, se a primeira (a que está recebendo a força rotacional directamente do motor) é maior do que a segunda, esta irá girar mais rápido e vice versa."
Melhor do que estar aqui a explicar é mesmo ver o video
Motorcycle Gearing Changes Explained
Want more acceleration or better fuel mileage from your motorcycle? It might be as easy as swapping out a sprocket. We’ll tell you everything you need to know about changing the final-drive ratio on your bike.
Fonte: MC Garage (Motorcyclist Magazine)
https://youtu.be/C6_FtVTjKng
TECH INFO - Racio da transmissão
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TECH INFO - Racio da transmissão
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
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A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
- JoseMorgado
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Re: TECH INFO - Racio da transmissão
Estas considerações, e conselhos, aplicam-se só alguns modelos, apesar de cada vez mais numerosos, da BMW.
Que são aqueles que têm, pinhão de ataque, cremalheira e corrente.
Durante muitos anos, a BMW só teve transmissão final, por veio e diferencial.
Mas também nesses casos, é possível "mexer" na Relação de Transmissão.
Nos modelos /5 (1970-73), /6 (1973-76) e /7 (1976-82) e depois (1985-96), independentemente das cilindradas que existiam, tudo, ou quase tudo, em cada série, era igual, incluindo a embraiagem, a caixa de velocidades, e as suas relações, e o veio de transmissão.
O que diferia em cada modelo, eram as relações finais do diferencial, mais curtas para os modelos de menor cilindrada, e mais longas para os modelos de maior cilindrada.
Dentro de cada cilindrada, era ainda possível escolher entre duas opções de relações finais, uma mais curta e uma mais longa.
Numa série que conheço ao pormenor, a /6, onde se inclui a R90S, existem duas opções para a R90/6 e duas opções para a R90S.
Como se pode ver neste catálogo da época.
Que são aqueles que têm, pinhão de ataque, cremalheira e corrente.
Durante muitos anos, a BMW só teve transmissão final, por veio e diferencial.
Mas também nesses casos, é possível "mexer" na Relação de Transmissão.
Nos modelos /5 (1970-73), /6 (1973-76) e /7 (1976-82) e depois (1985-96), independentemente das cilindradas que existiam, tudo, ou quase tudo, em cada série, era igual, incluindo a embraiagem, a caixa de velocidades, e as suas relações, e o veio de transmissão.
O que diferia em cada modelo, eram as relações finais do diferencial, mais curtas para os modelos de menor cilindrada, e mais longas para os modelos de maior cilindrada.
Dentro de cada cilindrada, era ainda possível escolher entre duas opções de relações finais, uma mais curta e uma mais longa.
Numa série que conheço ao pormenor, a /6, onde se inclui a R90S, existem duas opções para a R90/6 e duas opções para a R90S.
Como se pode ver neste catálogo da época.
José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
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Re: TECH INFO - Racio da transmissão
Muito bom!!
Abçs
Luiz
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