BMW R1200GS- Ajuda na compra

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por amandio » 21 out 2020 10:09

Sim o volume dá muito maior protecção.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

lagarto
Membro Iniciante
Mensagens: 65
Registado: 20 out 2020 20:02
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por lagarto » 21 out 2020 22:08

Eu compreendo a questão da protecção, mas há uma regra que tenho na vida e da qual me apercebi quando tinha os meus 19 anos e reconstruí umas colunas: fui a casa da um amigo meu, todo contente que estavam com um grande som, e ele depois testou as minhas e as dele... e eu fiquei com a impressão que as minhas eram do mais rafeiro... Ou seja, até as comparar, as minhas eram boas!!

A regra? Pois a regra é que a necessidade nunca deve vir da comparação, mas de algo que sentimos falta. Fiz cerca de 1000kms na GS e não senti necessida de maior protecção - achei que a moto tinha uma protecção muito boa e em momento algum pensei que precisava de mais. Sei que mais é melhor, mas de facto não senti que me faltasse ali algo por demais. Além disso eu tenho um Triumph Speed Triple de 2009, e portanto, uma aragem não é nada que me tire o sono !! :) a ideia da GS é para ter uma moto boa para viajar com pendura e ir para fora de estrada se for necessário, numa moto que sendo grande, é apesar de tudo muito "maneirinha". Perfeita enquanto tal: se começo a querer mais e mais, tiro-lhe alguma da ligeireza e formas esguias que tanto gosto (parece que estou a falar da 800, mas espero que compreendam o que quero dizer).

A questão das jantes não é algo fundamental, mas ouvi dizer que apenas as raiadas são tubeless, e eu como fiz BTT muitos anos, não consigo entrar em terra à vontade, com pneus de câmara de ar...

Em relação às diferenças do modelo 2013 e 2014 não há nada visivel ? Ou seja, eu posso comprar uma moto de 2014 mas que seja ummodelo de 2013, e isso não me interessa de todo pois pago mais e tenho o mesmo, apenas um pouco mais recente. Numa moto com 7 ou 8 anos, não é um ano que faz diferença...
____________________________________________________________________
João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por JoseMorgado » 21 out 2020 23:44

Muito Bem lagarto, assim é que é falar com convicção.

Ficamos todos contentes com a Satisfação que a GS proporcionou.

Relativamente às jantes, por norma, só as de liga leve é que são Tubeless.

As raiadas, que têm os raios no centro do aro da jante, não são estanques ao ar, necessitando de uma câmara de ar.

No entanto, desde há alguns anos, as jantes raiadas da BMW têm os raios nas arestas exteriores do aro das jantes, fora da superfície de contacto do pneu, pelo que também são estanques ao ar que os insufla.

Agora, os pneus Tubeless das Motas, nada têm a ver com os pneus, com a mesma designação, das bicicletas.

Os Tubeless das Motas são, isso sim, sim semelhantes aos Tubeless dos automóveis.

São pneus que, pelas suas características, assim como das jantes onde estão montados, permitem a não montagem de câmaras de ar no seu interior.

Têm a vantagem, como nas bicicletas, de o conjunto ser mais leve, mas não têm a característica dos das mesmas bicicletas que, com um liquido selante, presente em permanência no interior do pneu, automaticamente selar todos os pequenos furos que possam aparecer.

No caso de um furo, o que nas Motas não é frequente acontecer, pela resistência que os seus pneus têm, e se não for um rasgão, a sua reparação com tacos é muito fácil e rápida de concretizar, o que não é possível, com um mesmo tipo de furo, num pneu com câmara.

Igualmente, os spray's de espuma que existem, para Motas e Automóveis, funcionam muito melhor em pneus Tubeless, do que em pneus com câmara.

Relativamente aos das bicicletas, os das Motas, enquanto tiverem piso e estiverem em bom estado, não precisam de qualquer manutenção, sendo apenas necessário manter a pressão aconselhada pela BMW, para o modelo em causa.

Pneus de Mota que não furam, existem apenas os de Mousse, que são usados exclusivamente em Motas de Competição de TT e Motocross.

Em utilização de estrada, principalmente com Motas pesadas, a Mouse aquece muito, o que pode provocar a sua degradação acelerada e o colapso completo do Pneu.

Igualmente as Mousse's, ao não possibilitarem a flexibilidade adequada dos pneus, não permitem um bom desempenho nas curvas mais exigentes.

Boas Compras e Bons Negócios.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por amandio » 22 out 2020 07:37

Tanto quanto sei, a BMW só utiliza pneus tubeless há já mais de 20 anos e toda a sua linha, sejam raiadas ou alumínio, e mais recentemente nas de carbono.
A única mota que se manteve como excepção foi a original F650GS mono-cilindrica (até 2007) que passou a G650GS (2008-2016) cujos raios eram ao centro da jante.
De resto tanto as GS's como a R (roadster), como opção, tinham raios à "berma" da jante.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

lagarto
Membro Iniciante
Mensagens: 65
Registado: 20 out 2020 20:02
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por lagarto » 22 out 2020 12:22

Obrigado pelas respostas relativamente aos pneus . Era um ponto importante pois a minha preferência é para tubeless e tinham me dito que havia diferenças nesse ponto em relação aos dois tipos de jantes . Se ambas usam então é mesmo uma questão estética no meu caso e tipo de utilização que à partida será mais típica .
____________________________________________________________________
João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por amandio » 22 out 2020 12:24

Sou da opinião que quem não pergunta, não quer saber ou não fica a saber.
Estamos aqui mesmo para isso, para ajudar e esclarecer.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

lagarto
Membro Iniciante
Mensagens: 65
Registado: 20 out 2020 20:02
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por lagarto » 27 jan 2021 21:42

Boa noite a todos - depois de uma pausa, em que estive a juntar a verba para a aquisição da GS, falei com amigos que conhecem melhor as BMW, e fui inclusive falar com um mecânico que me deu umas dicas, acabei por abandonar a ideia dos modelos 2013-2016 e optei por ir diretamente para um de 2017, que já tem a norma Euro4 (em breve a ser substituída pela Euro5!!!), mas que segundo a opinião do mecânico, estão bastante refinadas e são, para as 1200 LC, o equivalente às 1200 de 2011/2012 : depuradas e apuradas !
Assim sendo, tive de juntar mais verba… ah pois, porque os 11.000€ nem de perto nem de longe chegavam para uma dessas.

Andei a ver a hipótese de importar, mas com o Brexit, Inglaterra ficou fora de questão, pelo menos para já pois algumas regras ainda não estão bem definidas pelo que tentei saber, e seria uma lotaria. O mais provável seria pagar o IVA, e isso em cima de 13000 libras não me iria compensar. Da Alemanha, andei a ver e fiz contas: 300€ de legalização + 120€ de IUC + 100€ de vôo + 250€ de dormidas + 150€ de combustível e portagens + outras despesas de deslocações na Alemanha + refeições + seguro e matrícula provisória…. Seguramente pelo menos 1000€ de custos, mesmo que alguns valores possam estar por cima…. Com os preços por lá a rondar os 13 a 14.000€ , a moto ficaria por 14 a 15.000€ . Por valor muito próximo disso consegui encontrar cá, com um ano de garantia e menos kms. Além de que soube que alguns stands não aceitam retomas de importadas (será isto uma forma de discriminação!??!).
Resultado: já tenho a reserva de uma R1200GS Rallye de 2017 bem equipada, com tudo o que procurava (inclusive as malas, que pensei em procurar mais tarde, mas que acabei por encontrar nesta).

Agora, estou aqui sentado no sofá à espera que a pandemia acalme para a ir buscar ao stand – tenho data marcada para 13 de Fevereiro – vamos ver se até lá já há menos restrições…
____________________________________________________________________
João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por amandio » 28 jan 2021 09:14

Muito bem! É ficar à espera então por Fevereiro.

Pessoalmente acho que trazer de UK, apesar de mais barato, tem sempre a trapalhada da mota estar em milhas e os faróis regulados para circular à esquerda...
Agora com o Brexit a coisa complica-se mais ainda, sobretudo porque nem todas as regras estão bem definidas e bem articuladas.
O que não necessariamente se aplica às motas...

Da Alemanha acho que apenas compensa se utilizar uma companhia para lá ir buscar e entregar-lhe à porta.
Mas é comprar sem ver...
Ou para os preços serem significativos, a mota tem de ter um valor jeitose de kms, o que não é tão significativo num país tão extenso e central na Europa.
Ir lá pessoalmente teria de ser por uma preciosidade única que realmente fosse importante por os olhos primeiro.
Mas isto é apenas a minha opinião, claro. :mrgreen:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por JoseMorgado » 29 jan 2021 02:43

lagarto Escreveu:
27 jan 2021 21:42
Boa noite a todos - depois de uma pausa, em que estive a juntar a verba para a aquisição da GS, falei com amigos que conhecem melhor as BMW, e fui inclusive falar com um mecânico que me deu umas dicas, acabei por abandonar a ideia dos modelos 2013-2016 e optei por ir diretamente para um de 2017, que já tem a norma Euro4 (em breve a ser substituída pela Euro5!!!), mas que segundo a opinião do mecânico, estão bastante refinadas e são, para as 1200 LC, o equivalente às 1200 de 2011/2012 : depuradas e apuradas !
Assim sendo, tive de juntar mais verba… ah pois, porque os 11.000€ nem de perto nem de longe chegavam para uma dessas.

Andei a ver a hipótese de importar, mas com o Brexit, Inglaterra ficou fora de questão, pelo menos para já pois algumas regras ainda não estão bem definidas pelo que tentei saber, e seria uma lotaria. O mais provável seria pagar o IVA, e isso em cima de 13000 libras não me iria compensar. Da Alemanha, andei a ver e fiz contas: 300€ de legalização + 120€ de IUC + 100€ de vôo + 250€ de dormidas + 150€ de combustível e portagens + outras despesas de deslocações na Alemanha + refeições + seguro e matrícula provisória…. Seguramente pelo menos 1000€ de custos, mesmo que alguns valores possam estar por cima…. Com os preços por lá a rondar os 13 a 14.000€ , a moto ficaria por 14 a 15.000€ . Por valor muito próximo disso consegui encontrar cá, com um ano de garantia e menos kms. Além de que soube que alguns stands não aceitam retomas de importadas (será isto uma forma de discriminação!??!).
Resultado: já tenho a reserva de uma R1200GS Rallye de 2017 bem equipada, com tudo o que procurava (inclusive as malas, que pensei em procurar mais tarde, mas que acabei por encontrar nesta).

Agora, estou aqui sentado no sofá à espera que a pandemia acalme para a ir buscar ao stand – tenho data marcada para 13 de Fevereiro – vamos ver se até lá já há menos restrições…
Excelente! Já não falta muito!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

lagarto
Membro Iniciante
Mensagens: 65
Registado: 20 out 2020 20:02
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por lagarto » 11 fev 2021 23:18

Caros, já tenho a R1200GS na garagem. Modelo Rallye de 2017, em muito bom estado.
Como a trouxe do Porto já fiz uma viagem com ela, mas infelizmente teve de ser em autoestrada por causa da situação atual, que nos obriga a tentar ser o mais breves possíveis no tempo que passamos na rua, e ainda assim sei que não segui o #fiqueemcasa, mas estava tudo tratado antes do confinamento e no fundo foi apenas fechar o negócio.

Quanto à moto, é tudo aquilo que esperava, desde que tinha conduzido uma GS, modelo de 2014, e ainda mais. A que tinha experimentado era um modelo base, praticamente sem extras (penso que tinha os punhos aquecidos e pouco mais), esta por outro lado tem praticamente tudo o que se pode pedir. Sei que tem os 3 packs Dynamic, Comfort e Touring que dão todas aquelas coisas boas de conforto e segurança, bem como outras que não me dizem muito como o "escape cromado", e traz as malas Vario. A decoração Rallye é a cereja no topo do bolo.

A viagem correu bem, vim o caminho praticamente todo a familirizar-me com a eletrónica da moto (na minha Triumph Speed Triple a unica coisa eletrónica deve ser a injecção), e com isso aprendi uma série de coisas - só percebi como se ligavam os máximos quase a chegar a casa (!!!)

O que gostei desde logo: punhos aquecidos, suspensão ESA, cruise control, desligamento automático dos piscas. Gostei claro de outras coisas que são mais óbvias: posição de condução e conforto geral, motor (assenta lindamente numa moto como a GS), eletrónica relacionada com a segurança - o controlo de tração tem uma afinação muito bem conseguida e dá muita confiança, o ABS ainda não deu sinal de vida, mas está lá e sendo a versão PRO acredito que seja também ele uma grande ajuda para a segurança.

O que menos gostei: a BMW bem que poderia ter colocado os comandos retro-iluminados. Tive uma Piaggio X10 em 2014 que já trazia isso e dava muito jeito à noite. O desligamento do cruise control: a moto desacelera mas como aquele motor tem muita compressão, é muito brusca quando se desliga, e poderia haver ali uma compensação qualquer para suavizar isso - obviamente que o condutor acaba por dar um jeitinho com embreagem e acelerador para disfarçar aquela quase travagem... Por fim, o assistente da passagem de caixa: para cima muito bem, para baixo menos bem - também já li que há uma curva de aprendizagem que é necessária para que se domine o sistema e eu creio que não só me vou habituar a ele como me irei render à sua utilização.

Agora é esperar que o confinamento acabe e começar a fazer projectos para algumas viagens ibéricas e outras mais longínquas... e esperar que não seja verdade a ideia que um amigo meu disse: daqui a um ano uma das motos tem mais 15.000 kms... e a outra tem mais 1 bateria !!
____________________________________________________________________
João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes