F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

nfjd78
Membro Júnior
Registado: 11 mai 2012 15:28
Contacto:

Re: F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Mensagem por nfjd78 » 25 out 2014 19:10

.
Última edição por nfjd78 em 25 out 2015 13:03, editado 1 vez no total.
Nuno Duarte
F650GS 2000 [2012 - 2017]

Imagem

F.Esperanca
Membro Regular
Registado: 07 mai 2012 23:25
Contacto:

Mensagem por F.Esperanca » 07 nov 2014 21:18

Boas Nuno!

Realmente, isso que relatas é um pouco estranho.

A minha mota é bastante contida nesse aspecto. Um outro companheiro aqui do fórum, o Vitor Soares, tem a mesma versão que a nossa mas de 2007 e tem consumos muito semelhantes aos meus.

Andando aqui na cidade, 20 euros de combustível - 12 litros (que costumam dar para praticamente atestar, pois nunca uso a reserva) dão para perto de 280 - 300 kms, o que dá na casa dos 4.3l/100 kms.

Quando vou de viagem, e se for nas calmas, este valor desce ainda mais.

A caminho de Bragança, costumo atestar a mota ao sair, e depois abastecer perto de Celorico da Beira. A reserva acende-me quase sempre perto de Mangualde, se for sempre pelo itinerário habitual e às velocidades habituais (entre os 90 e os 110, com grande parte do percurso por Nacionais).

O registo é simples: atesto a mota, e meto o contador parcial a zeros. Se o deposito leva 17 litros e 4 são reserva, serão 13 litros úteis até acender a luz. Depois é contas.

Em viagem já cheguei a fazer 3.7 - Numa das primeiras viagens em que a confiança não era muita, e a experiência muito menos (fui sempre a 90 :lol: ). Da mesma forma, andando na casa dos 120 - 140 ela também dá um salto grande e vem para os 5 - 6l /100 kms.

Aconselho-te a verificares se os odómetros parcial e total estão certos e sincronizados, ou seja, se os kms percorridos no parcial correspondem aos kms percorridos no total. Sei que o modelo do Vitor estava a dar-lhe os valores em milhas (nem sei se ele chegou a resolver esse problema), convém verificar se não é uma situação semelhante.

Por último, verifica se o relanti está certo (deve estar às 1700 a frio, às 1500 com motor a quente), se não há nenhuma válvula entupida, e se não há perdas combustível pelo depósito.

Talvez para efeitos de comparação, podes tentar verificar os valores do conta-rotações em andamento. A minha, perto dos 100km/h, vai sensivelmente às 4000 - ou seja, ambos os ponteiros (velocímetro e conta rotações a apontar para cima, praticamente paralelos).

Já trocaste o filtro da gasolina? Leva isso à Motomil que eles arranjam num instante...

E o vidro, que tal?

Abraço!

Se tiver tudo nos conformes,
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)
BMW R 12000 GS (2013)

nfjd78
Membro Júnior
Contacto:

Mensagem por nfjd78 » 08 nov 2014 19:23

.
Última edição por nfjd78 em 25 out 2015 12:23, editado 1 vez no total.
Nuno Duarte

Imagem

F.Esperanca
Membro Regular
Contacto:

Mensagem por F.Esperanca » 08 nov 2014 21:59

FANTÁSTICO, HOMEM! FANTÁSTICO!!! Foi a melhor alteração que a mota sofreu desde que está nas minhas mãos! Não te consigo agradecer o suficiente!
Quando me especializar em polímeros ofereço-te outros melhorzinho, que esse é um protótipo :P
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)
BMW R 12000 GS (2013)

nfjd78
Membro Júnior
Contacto:

Mensagem por nfjd78 » 09 nov 2014 13:04

:wink:
Nuno Duarte

Imagem

deltafox
Membro em Estágio
Registado: 02 nov 2014 13:33
Contacto:

Mensagem por deltafox » 09 nov 2014 13:10

F.Esperanca Escreveu:
FANTÁSTICO, HOMEM! FANTÁSTICO!!! Foi a melhor alteração que a mota sofreu desde que está nas minhas mãos! Não te consigo agradecer o suficiente!
Boas

Fiz ontem os primeiros km na minha “nova” F650 GS de 2004.

É a minha primeira mota e foi a minha primeira viagem com uma mota a sério sem ser a da escola de condução.
Primeira impressão, é que é muito fácil de conduzir, confortável e leve, no entanto, em velocidades acima dos 80/90 km/h, começo a sentir alguma turbulência/agitação na mota. Tinha o topcase da BMW montado.
Tenho 1,77m de altura e costas largas :D, mas penso não ser motivo para tal agitação a esta velocidade.
O vidro que tenho montado é o de origem.

Pelo que li, existem soluções que podem atenuar esta agitação de estar a levar com o vento pela frente deixar se ter a sensação que estamos a abanar por todo o lado, montando um vidro mais alto, permitindo uma melhor proteção aerodinâmica.

Qual o vidro que têm montado ou qual o que aconselham colocar?
Lêem-se várias opiniões, mas gostaria da vossa, uma vez que têm o mesmo modelo que o meu.
Já vi na net várias opções, mas qual a melhor?

Obrigado

DeltaFox
BMW F650 GS 2004

nfjd78
Membro Júnior
Contacto:

Mensagem por nfjd78 » 09 nov 2014 13:43

Olá!
E bem-vindo!

Se vires as mensagens que estão para trás neste tópico vais encontrar fotos da minha mota com o vidro que eu tinha, que era da BMW, mas o grande (tanto quanto sei há um ainda mais pequeno).
É esse o que tens?
Eu sofria do mesmo que te queixas.
Por sorte o amigo Filipe Esperança tinha feito um vidro bem alto para ele, que entretanto já não usava, e deu-mo.
E o truque, quanto a mim é mesmo esse: vidro alto!
Vais ver que é uma diferença impressionante!
Há vários à venda em várias lojas online (da BMW e de outras marcas).
Quanto a mim, aconselho-te vivamente a instalar um.

Mais uma vez.. bem-vindo!
Nuno

EDIT: logo na primeira página do tópico tens uma foto da minha com o vidro original e uma foto da do Filipe com o vidro que agora está na minha)
Nuno Duarte

Imagem

deltafox
Membro em Estágio
Registado: 02 nov 2014 13:33
Contacto:

Mensagem por deltafox » 09 nov 2014 16:56

nfjd78 Escreveu:Olá!
E bem-vindo!
Obrigado :D e muito obrigado pela resposta

Ora então!
nfjd78 Escreveu: Se vires as mensagens que estão para trás neste tópico vais encontrar fotos da minha mota com o vidro que eu tinha, que era da BMW, mas o grande (tanto quanto sei há um ainda mais pequeno).
É esse o que tens?
Sim, já vi. O meu é o mais baixo de todos, ou seja, não protege nada e sinto o vento todo nos ombros.
Imagem
nfjd78 Escreveu: E o truque, quanto a mim é mesmo esse: vidro alto!
Vais ver que é uma diferença impressionante!
Mas qual?
Imagem
Imagem
Imagem

Qualuqer um deles me parecem baixos
Uma ideia diferente
Imagem
nfjd78 Escreveu:na primeira página do tópico tens uma foto da minha com o vidro original
E esse que tinhas já dava alguma protecção?
nfjd78 Escreveu:"e uma foto da do Filipe com o vidro que agora está na minha
Este parece-me bom pela altura que tem.
Obrigado
BMW F650 GS 2004

nfjd78
Membro Júnior
Contacto:

Mensagem por nfjd78 » 09 nov 2014 17:32

Ora então...
O que tens é mesmo o mais básico (que sinceramente nem entendo como é que existe, a não ser para "obrigar" a malta a comprar um extra).
O que eu tinha antes também não era suficiente, porque apesar de ser maior, não desviava o vento, ou seja, eu levava com ele na mesma.
Essa "ideia diferente" que aí tens eu nunca tinha visto... mas a altura parece-me boa. (não sei é como é que o vidro fica preso)
Quanto aos outros não te preocupes "muito" com a estética... pela minha experiência o mais importante é que o vidro fique numa posição que desvie o ar do tronco e - muito importante! - do capacete.
Atenção: o vidro não tem que estar à frente dos teus olhos (outros com mais experiência que eu talvez digam mesmo que nem deve, talvez), basta um pouco abaixo. Ou seja, se olhares em frente não tens vidro à tua frente, mas se olhares para o piso logo à frente da roda, já tens.
Não sei se me fiz entender...

Algo assim: http://www.wunderlich.de/shop/en/wunder ... -4082.html
Nuno Duarte

Imagem

F.Esperanca
Membro Regular
Contacto:

Mensagem por F.Esperanca » 10 nov 2014 00:54

Olá e bem vindo, Delta Fox.

Compraste uma excelente mota! Em relação à minha e à do Nuno, já tens cabo de travagem em malha de aço, dupla vela de ignição, um relanti mais estabilizado, e um para-lamas na roda da frente! :D (São estas as grandes diferenças entre as versões 2000-2003 e 2004-2007).

O teu vidro é diferente do nosso, porque, nos modelos de 2004 em diante, a fixação do vidro é feita através de 4 parafusos de fixação.
No caso das versões 2000-2003, só existem 3 pontos de fixação e uma peça plástica que faz o elo entre o vidro e a "cabeça".

Resumindo, todos os vidros que vejas que só tenham 3 pontos de fixação em triângulo (como por exemplo, o da primeira mota amarela que enviaste) podes esquecer, pois não são compatíveis com a tua mota.

As versões de 2004 trazem todas 4 parafusos fixadores na parte inferior do vidro. O vidro do link que o Nuno te enviou da Wunderlich é fenomenal, o Vitor Soares (outro amigo aqui do fórum) não tinha qualquer tipo de proteção, comprou esse vidro e diz que as diferenças são soberbas.

Poderás ver mais vidros e outros acessórios para as nossas montadas aqui:

http://www.motorcycleparts-hornig.com/B ... -ST-Dakar/

Em relação à vibração, é realmente normal que sintas em maior quantidade, se não tens proteção aerodinâmica. Porém lembra-te que compraste uma monocilíndrica, ou seja, assim acima dos 110 - 120 vais sempre sentir alguma vibração.

Três truques "básicos" que podem ser utilizados para tentar diminuir essa vibração são:

- A aquisição de um vidro alto, que ofereça estabilidade ao motociclo e aumente o conforto ao condutor.
- (Assumindo que não fazes off-road): A troca de pneus mistos (que estas motas geralmente equipam) por pneus de estrada, que permitem curvar melhor e a maiores velocidades oferecem menos vibrações.
- A correcta manutenção do pinhão de ataque-cremalheira-corrente. Pensei que isto não fazia grande diferença, mas quando troquei o sistema de transmissão (o outro estava velho) senti uma diferença abismal nas vibrações da mota. Uma corrente afinada e devidamente ajustada faz com que a mota vibre muito menos em aceleração.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estamos por aqui.

Abraço
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)
BMW R 12000 GS (2013)

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante