F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

nfjd78
Membro Júnior
Mensagens: 186
Registado: 11 mai 2012 15:28
Localização: Lisboa/Telheiras
Contacto:

F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Mensagem por nfjd78 » 22 mai 2013 12:57

Olá!
Antes de mais quero pedir desculpa se já houver um tópico para este modelo... fiz pesquisa e encontrei muitos tópicos avulso espalhados pelo Fórum, mas nenhum geral sobre o modelo, e penso que é importante.

Bem, o objetivo aqui é sabermos quantos somos e, mais importante, trocarmos impressões sobre as nossas motas e ajudarmo-nos quando surgirem problemas ou questões.

Posso começar eu:

Vivo em Lisboa e tenho uma F650GS do ano 2000 que comprei o ano passado. Está quase a chegar aos 70.000Km, embora a minha contribuição para este número seja mínima.
Aqui vai uma foto dela:
Imagem

Cumprimentos!
Nuno Duarte
F650GS 2000 [2012 - 2017]

Imagem

Avatar do Utilizador
F.Esperanca
Membro Regular
Mensagens: 329
Registado: 07 mai 2012 23:25
Contacto:

Re: F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Mensagem por F.Esperanca » 22 mai 2013 18:43

Boa iniciativa, Nuno!!! 8)
Agora que já somos alguns, a ver se aproveitamos e aderimos à ideia do Nuno, para que possamos também aprender com este magnífico fórum.

Ora...

Eu sou de Almada, nomeadamente da Cova da Piedade. Sou também feliz proprietário de uma F 650 GS de 2001, que comprei praticamente nova (com 1300 kms). A menina conta já com um total de 17.000 kms, todos feitos por mim neste último ano (tirando os 1300 iniciais :lol: )

Como faço algumas viagens maiores para o Norte do país, fui dando alguns toques de modo a deixa-la mais "a gosto", tais como: a colocação de um vidro alto (feito por mim), a colocação de uma almofada de encosto para pendura (tambem feita por mim) e a aquisição de pneus de estrada para melhorar um bocado o conforto, dentro do uso que lhe dou - é um pouco raro encontrar pneus de estrada numa Enduro, mas a falta de uso "off-road" falou mais alto e as vibrações agradecem.

Até à data, tirando uma estranha massa branca que apareceu junto à tampa do óleo, nunca tive qualquer problema. Essa mesma massa branca desapareceu definitivamente quando fiz umas mudanças de óleo e filtro - aconselhada aqui por pessoal do clube - e desde então tem andado tudo às mil maravilhas.
2.jpg
Uma foto da minha azulinha...
Cumprimentos a todos!
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)
BMW R 12000 GS (2013)

Avatar do Utilizador
j luis
Membro Veterano
Mensagens: 4142
Registado: 29 dez 2009 20:28
Localização: Alcobaça
Contacto:

Re: F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Mensagem por j luis » 22 mai 2013 20:42

Grandes Maquinas sim senhor 8)
João Luis
Sócio do BMW McP nº 541

BMW R 1200 GS
Honda 1100 XX

nfjd78
Membro Júnior
Mensagens: 186
Registado: 11 mai 2012 15:28
Localização: Lisboa/Telheiras
Contacto:

Re: F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Mensagem por nfjd78 » 22 mai 2013 21:21

F.Esperanca Escreveu:colocação de um vidro alto (feito por mim), a colocação de uma almofada de encosto para pendura (tambem feita por mim)
Obrigado pelas tuas palavras Filipe!
Mas agora vais ter que explicar como fizeste o vidro alto e a almofada de encosto!
Estou muito interessado especialmente no vidro!
Abraço!
Nuno Duarte
F650GS 2000 [2012 - 2017]

Imagem

Avatar do Utilizador
F.Esperanca
Membro Regular
Mensagens: 329
Registado: 07 mai 2012 23:25
Contacto:

Re: F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Mensagem por F.Esperanca » 22 mai 2013 23:05

Ora então... não tem nada que saber!

Para almofada é o seguinte: Começas por desmontar a TOP CASE todinha. Abres, tiras os parafusos e por sua vez, as dobradiças. Ficas com 3 peças... as dobradiças, a parte de baixo (BASE) e a parte de cima (TOPO).

ALMOFADA:

Começando pelo TOPO:
-Fiz dois furos na top case, na zona onde queria fixar a parte superior da almofada. De seguida, em papel, fiz um molde do tamanho aproximado que queria.
No extremo superior deste molde ficam os dois furos, que serão posteriormente feitos no tecido, por onde irão passar os parafusos de fixação.

Quando se tiver o desenho aproximado daquilo que se quer fazer, há que passar à pratica: eu usei napa de cabedal, por ser resistente e impermeável. Recortei uma base, e depois recortei uma tira de 3 cm de largura. Esta tira corresponde à altura que a almofada irá ganhar. Dei a napa de cabedal à minha avozinha, que me fez o favor de coser, unindo assim a base da almofada à tira.

Daqui para a frente... é facil: compra-se esponja, corta-se à medida (utilizando o molde), e enfia-se dentro da napa, colando as extremidades da esponja à tira longitudinal. Por fim, bastará fazer novamente em napa uma frontal (que ficará para as costas do condutor), utilizando o mesmo molde. Para finalizar, fura-se o tecido nas zonas previamente marcadas, coincidentes com os buracos da Top Case, onde irão passar os parafusos da top case.

Na BASE:
Ora, para a base, não tem nada que saber - o procedimento é semalhante, mas em tamanhos reduzidos - pois a base da top case tem menor altura que o topo.
Nesta zona, não fiz furos na top-case devido ao seu pequeno tamanho (em altura).

Para finalizar tudo, vem o truque: ao montar a caixa, fazer uns furos na napa de cabedal NA ZONA DAS DOBRADIÇAS! Desta forma, ao montar a caixa, as dobradiças vão segurar a almofada, ficando perfeitamente funcional, sendo apenas preciso apertá-las bem por dentro, na montagem. Et voilá!

Depois coloco aqui algumas fotos mais detalhadas.


VIDRO:

Ora... aqui já entramos num campo muito mais complexo. Para começar, há que referir que sou estudante de Engenharia de Materias, e como tal, tenho algumas bases sobre materiais genéricos, e também ferramentas para os moldar. É o caso do vidro , que não passa de um material polimérico (policarbonato)...

Os vidros das nossas motas BMW são de um material composito chamado LEXAN. Esse material é bastante bom, tem um nível de dureza muito elevado e é praticamente inquebrável, daí ser seguro. Eu andei a informar-me sobre os componentes que poderia ou não utilizar e de entre todos, havia dois melhorzinhos... o LEXAN e o PETG. PETG = Polietileno Teraftalado com Glicol.

Esse PETG é na verdade, um mero acrílico, mas com um coeficiente de dureza muito mais elevado que os acrílicos comuns, pelo que pode ser considerado seguro para o efeito.

Comprei uma folha quadrada de 1,10 m de PETG, que se vende em qualquer casa de acrílicos, e depois ... bem, foi pensar na melhor maneira de ir fazendo.
Convem referir que a espessura do acrílico é muito importante... ao moldar, quanto mais fino for, mais tendencia vai ter a partir. Inicalmente tinha comprado 2 mm de espessura, mas não deu para nada... Depois acabei por comprar 5mm, e foi incrivelmente fácil de moldar. Começei por cortar à medida (em relação à altura que queria), e fiz calculos sobre a circunferência da base do vidro (sim, porque a nossa F650GS tem aquele farolim redondo e não é nada fácil assentar um vidro aí...).

Quando os cortes ficaram no sítio, fiz as mediçoes para os 3 buracos de fixação do vidro, para começar a ter a certeza de como o assentar.
Com o vidro colocado da mota, e com uma rebarbadora (com disco para acrilicos), efectuei os cortes para o farol da iluminação (em forma de V) e para a zona dos punhos (sim, porque senão o desgraçado do vidro não deixa trancar a direção...). Feito isto, foi levar para a bancada, e é aqui que entra a maquinaria da faculdade: com a utilização de uma bomba de calor, o acrílico porta-se que é um mimo. Com o auxilio de um cilindro de metal e com o calor produzido pela bomba, forçei o acrilico a dobrar, na zona do farol. No topo do vidro, com um cilindro mais pequeno, fiz uma pequena dobra (contrária ao sentido do vento, para o refractar).
Por fim, dei mais uns cortes de ajuste, e dobrei todas as pontas. Na finalização, dei-lhe com uma lixa de água fininha para polir e pronto... não está perfeito e numa ou outra zona nota-se o acrílico mais denso - nalgumas zonas levou calor a mais (aliás, quem já o viu, poderá dizer de sua justiça)... mas para o que é, serve perfeitamente, e não custou 200 euros.

Mas oh Nuno... melhor melhor melhor, é juntares-te a mim e ao Vítor Soares e apareces também um dia destes na Marina com a tua 650 GS.
Assim poderás ver pessoalmente... :)
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)
BMW R 12000 GS (2013)

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Mensagem por JoseMorgado » 23 mai 2013 14:19

Filipe, com toda esta iniciativa, vai ser com certeza um verdadeiro grande Eng., daqueles que o País precisa e não como aqueles que faziam os cursos ao Domingo, por Fax e nos levaram a esta desgraça....
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

nfjd78
Membro Júnior
Mensagens: 186
Registado: 11 mai 2012 15:28
Localização: Lisboa/Telheiras
Contacto:

Re: F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Mensagem por nfjd78 » 23 mai 2013 14:41

Bem me parecia que tinha de haver aí algum conhecimento da "coisa"... :)
F.Esperanca Escreveu: e não custou 200 euros
Então custou... 199€? :D
O vidro da minha está num estado lastimável... (já vinha) por isso isto é algo que me interessa bastante.
Nuno Duarte
F650GS 2000 [2012 - 2017]

Imagem

Avatar do Utilizador
F.Esperanca
Membro Regular
Mensagens: 329
Registado: 07 mai 2012 23:25
Contacto:

Re: F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Mensagem por F.Esperanca » 23 mai 2013 15:10

JoseMorgado Escreveu:Filipe, com toda esta iniciativa, vai ser com certeza um verdadeiro grande Eng., daqueles que o País precisa e não como aqueles que faziam os cursos ao Domingo, por Fax e nos levaram a esta desgraça....
Amigo José, esses que fazem cursos ao Domingo e que tiram equivalencias aqui e acolá, não entram sequer na minha definição de "Engenheiros" e são uma autentica vergonha para todos os estudantes de ensino superior - perdoem-me o desabafo.
nfjd78 Escreveu:Bem me parecia que tinha de haver aí algum conhecimento da "coisa"... :)
F.Esperanca Escreveu: e não custou 200 euros
Então custou... 199€? :D
O vidro da minha está num estado lastimável... (já vinha) por isso isto é algo que me interessa bastante.
Nuno, para que tenhas noção da coisa: um acrílico quadrado de 1x1m, em material PETG como o que utilizei, custa em média, 16 euros.
De 16 euros para 200 vai um saltinho... :lol:

Claro que nunca é um vidro da marca, feito de fabrica. Mas para uma primeira experiência nao ficou nada mau, e é mais que funcional. Espero no futuro conseguir fazer outro, se possível ainda melhor.
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)
BMW R 12000 GS (2013)

nfjd78
Membro Júnior
Mensagens: 186
Registado: 11 mai 2012 15:28
Localização: Lisboa/Telheiras
Contacto:

Re: F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Mensagem por nfjd78 » 23 mai 2013 15:16

Estou a ver aqui uma possibilidade de "nigócio" :P

Não queres publicar mais umas fotos do "vidro"?
Eu vou tirar umas ao meu... só para perceberes do que falo... :)
Nuno Duarte
F650GS 2000 [2012 - 2017]

Imagem

nfjd78
Membro Júnior
Mensagens: 186
Registado: 11 mai 2012 15:28
Localização: Lisboa/Telheiras
Contacto:

Re: F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Mensagem por nfjd78 » 23 mai 2013 15:27

.
Última edição por nfjd78 em 25 out 2015 14:19, editado 1 vez no total.
Nuno Duarte
F650GS 2000 [2012 - 2017]

Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes