BMW F650GS

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

deucalion
Membro Iniciante
Mensagens: 57
Registado: 07 out 2012 20:53
Contacto:

BMW F650GS

Mensagem por deucalion » 10 nov 2012 19:10

Boas,

Estava a pensar comprar a moto indicada como 1ª moto, a moto seria usada 2003/2004. Acham que seja uma boa escolha para a cidade e alguns passeio mais campestres? Tem problemas crónicos? Manutenção é cara?
Qual será o preço razoável para esta moto?
Obrigado

Avatar do Utilizador
amandio
Membro Veterano
Mensagens: 6222
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW F650GS

Mensagem por amandio » 10 nov 2012 22:39

Tens aqui alguns adeptos deste modelo que certamente te darão boas dicas.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Avatar do Utilizador
F.Esperanca
Membro Regular
Mensagens: 329
Registado: 07 mai 2012 23:25
Contacto:

Re: BMW F650GS

Mensagem por F.Esperanca » 11 nov 2012 22:28

Olá deucalion!!

Antes demais, deixa-me que te diga que também eu sou um recém encartado e também eu fiz uma escolha, em Março deste mesmo ano, de ter uma BMW F650GS como primeira mota.

Ao ínicio, ainda pensei duas vezes, não quanto à marca, mas quanto ao modelo: pensei que uma 650 de aproximadamente 200kg poderia ser talvez um bocado "areia a mais para a minha camioneta". Porém, assim que a experimentei, digo-lhe sinceramente que não optei nem pensei mais!

A nível de motor, o 652cc monocilindrico Rotax tem mesmo muito para oferecer. Está um pouco longe das irmãs GS mais fortes, mas mesmo com pendura e com malas, é puxar plo acelerador que ele tem sempre força! Nunca me aconteceu dizer "quis ultrapassar e fiquei aflito", pois é algo que este motor não permite, os 52cv chegam bem para a mota. E se com carga responde bem, se viajar sozinho e com o motor bem rolado, vai ver que é uma maravilha.

A nível ciclístico, posso também dizer que estou muito satisfeito. A minha 650GS tem um vidro alto, o mais alto da gama na altura (final de 2001), que tira a maior parte do ar do peito. Em velocidades cruzeiro até aos 140 km/h, é relativamente bom, embora a partir daí já se sinta muito ar na zona do capacete e ombros. Posso também dizer que a nível de velocidade ela também não se porta muito mal, e os 170 kmh atingem-se muito bem e com boa segurança.

Em relação aos passeios que poderá fazer com ela... há de tudo, para todas as vertentes e idades! A minha vinha com uns pneus Michelin Mistos, que davam portanto, para uso em estrada e alguns tipo de terreno, e embora dessem a liberdade de uns passeios plo "mato fora", na auto-estrada a 120 sentia-se vibrar muito. Como eu apenas a uso em estrada (e já tenho feito viagens de 600 km com ela), meti os Continental contiGO! de estrada, e notei uma diferença ESPETACULAR. A segurança aumentou, a vibração diminuiu, e a curvar também notei uma diferença bem grande!

Em relação às outras questões que colocaste, vou ser o mais sincero possível: tenho um amigo mecanico na BMW S-Drive, e segundo ele, estas motas não dão grandes problemas, nem há sequer grande historial de problemas nestes motores monocilindricos, dado que a propria marca quer manter o pequeno sucesso, lançando agora o mesmo motor na G 650 GS 2012. Porém, depende da utilização e da mentalidade de cada um. O motor é explendido, mas é um monocilindrico. E se abusarmos dele tal como gostariamos de abusar de uma Bicilindrica ou Tetracilindrica, andando sempre a velocidades estonteantes e em rotações muito elevadas, nada garante que o motor aguente os anos e os km's que deveria. Em 8 meses já fiz quase 11.000 kms, e não tive qualquer problema. Também é de fonte segura (plo mesmo amigo mecanico que há pouco referi) que, se se for tendo os cuidados de verificação do óleo, das luzes, do oleo da corrente, fazendo as revisoes... gasta-se p'rai entre 150 - 300 anuais e temos mota para muitos e bons anos.

Em suma... é uma excelente mota para começar, vinda de uma excelente marca. O motor é fiável e não morre muito, deixando sempre a condução prazerosa e divertida. O modelo não tem problemas crónicos, nem falhas de maior, desde que se vá tendo algum cuidado, e com consumos de 3.5 aos 100 (a velocidades constantes entre os 90 e os 110 kmh) não existe qualquer motivo no mundo para não se ter uma BMW F 650 GS.

Espero ter ajudado.
Qualquer questão, não hesite em perguntar, estamos cá para isso mesmo! 8)
Cumprimentos
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)
BMW R 12000 GS (2013)

Avatar do Utilizador
amandio
Membro Veterano
Mensagens: 6222
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW F650GS

Mensagem por amandio » 12 nov 2012 16:16

Se mais cedo falava mais cedo aparecia aqui a resposta.
8)
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Direcção BMW McP
Mensagens: 4897
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: BMW F650GS

Mensagem por JoseMorgado » 12 nov 2012 19:02

Quem sabe.... sabe!!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

deucalion
Membro Iniciante
Mensagens: 57
Registado: 07 out 2012 20:53
Contacto:

Re: BMW F650GS

Mensagem por deucalion » 12 nov 2012 22:07

Muito obrigado pelos comentários. Foram bastante esclarecedores. :D
Qual será o preço justo para o modelo de 2003/2004?

Avatar do Utilizador
F.Esperanca
Membro Regular
Mensagens: 329
Registado: 07 mai 2012 23:25
Contacto:

Re: BMW F650GS

Mensagem por F.Esperanca » 13 nov 2012 00:56

deucalion escreveu: Qual será o preço justo para o modelo de 2003/2004?
É assim, é um pouco dificil atribuir um valor que seja tido como certo, ou como valor médio, pois tudo depende das condições gerais da mota. Se tiver tudo a funcionar, se estiver bem preservada e bem estimada durante estes últimos tempos, poderá ter um valor ainda bastante elevado, pois as motas BMW em geral não costumam desvalorizar muito.

Porém, a quantidade de quilometros já percorridos pela mota é capaz de ser o factor mais importante. É tudo uma questão de olhar para os km's já feitos e para o estado geral da mota e tentar estabelecer uma relação. Há motas, como é por exemplo o caso da minha, que têm alguns anos e que estão pura e simplesmente novas. A malta aqui do clube pode confirmar, a minha F 650GS estava e ainda está como nova, mesmo ao fim de 11 anos. Só que pronto, durante esses 11 anos foi sempre muito bem estimada e muito pouco usada... só vai agora fazer a revisão dos 10.000, portanto, é vergonhoso! :oops:

Aconselho a dares uma voltinha por alguns sites portugueses, tipo stand virtual, OLX, etc, para veres mais ou menos entre que valores é que varia o preço dela usada, e entre que preços te poderás basear, dado um total de XXX kms percorridos. De qualquer forma, tal como já referi, é complicado dar um valor médio para estas motas... km's, condição geral do veículo, nº de extras que traz... tudo varia muito.

Poderás também ver mais ou menos a(s) mota(s) para o qual te inclinas mais, e postar aqui neste mesmo tópico as informações sobre extras, kms e afins, e seguramente ou eu ou algum outro colega te dará uma opinião.

Cumprimentos!
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)
BMW R 12000 GS (2013)

ormei
Membro Iniciante
Mensagens: 86
Registado: 11 ago 2011 20:10
Localização: Alfragide - Lisboa
Contacto:

Re: BMW F650GS

Mensagem por ormei » 13 nov 2012 09:36

F.Esperanca Escreveu: ... Em 8 meses já fiz quase 11.000 kms, e não tive qualquer problema...

...só vai agora fazer a revisão dos 10.000...
Olá Filipe,

Gostava de saber a fórmula que tu tens de fazer em 8 meses 11.000Km e só ires agora fazer a revisão dos 10.000Km??? lol
Cumprimentos

Rui Carneiro
Sócio nº 557 ???
---------------
K 1300 GT - 04/2010
CBR1000F - 08/1993

Avatar do Utilizador
MHQC
Membro Veterano
Mensagens: 2158
Registado: 06 jan 2008 21:50
Localização: Parede, Cascais
Contacto:

Re: BMW F650GS

Mensagem por MHQC » 13 nov 2012 10:38

ormei Escreveu:
F.Esperanca Escreveu: ... Em 8 meses já fiz quase 11.000 kms, e não tive qualquer problema...

...só vai agora fazer a revisão dos 10.000...
Olá Filipe,

Gostava de saber a fórmula que tu tens de fazer em 8 meses 11.000Km e só ires agora fazer a revisão dos 10.000Km??? lol
Por mais que te explique nunca irás compreender, o melhor é
Trocar a K1300GT pela F650GS e já sabes :mrgreen:
‘A motobike called K1200S? Isn’t that asking for trouble?’

MHQC, K1200S'06
Sócio 197

Avatar do Utilizador
amandio
Membro Veterano
Mensagens: 6222
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW F650GS

Mensagem por amandio » 13 nov 2012 13:19

ormei Escreveu:
F.Esperanca Escreveu: ... Em 8 meses já fiz quase 11.000 kms, e não tive qualquer problema...

...só vai agora fazer a revisão dos 10.000...
Olá Filipe,

Gostava de saber a fórmula que tu tens de fazer em 8 meses 11.000Km e só ires agora fazer a revisão dos 10.000Km??? lol
Acho que uma perna partida ajuda à explicação... :D
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes