TFT S1000RR desliga-se em andamento e vai-se abaixo

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Teixeira
Membro em Estágio
Mensagens: 16
Registado: 12 abr 2021 11:38
Contacto:

TFT S1000RR desliga-se em andamento e vai-se abaixo

Mensagem por Teixeira » 26 abr 2023 17:25

Ora boas
De uns tempos para cá o TFT da minha moto desliga-se em andamento e por vezes acontece o motor se desligar também em andamento.

Em relação ao TFT a moto foi pelo menos umas 4 vezes à oficina, primeiro fizeram uma atualização do software do mesmo, voltando a acontecer, da 3 vez vez supostamente levou um TFT novo e novamente aconteceu a mesma coisa.
E assim do nada, vais muito bem a andar com a moto e a rapariga desliga-se.

Alguém por aqui que possa me ajudar?

Obrigado
Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: TFT S1000RR desliga-se em andamento e vai-se abaixo

Mensagem por amandio » 27 abr 2023 08:44

Qual a oficina a que está a ser "servido"?
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Teixeira
Membro em Estágio
Mensagens: 16
Registado: 12 abr 2021 11:38
Contacto:

Re: TFT S1000RR desliga-se em andamento e vai-se abaixo

Mensagem por Teixeira » 27 abr 2023 09:27

Duas, Santogal, Alfragide, onde esteve mais tempo e agora Baviera, Campolide
Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: TFT S1000RR desliga-se em andamento e vai-se abaixo

Mensagem por amandio » 27 abr 2023 09:59

E em nenhum lugar conseguem resolver essa questão? Muito estranho.
Nenhum diz exactamente o que se passa ou qual o problema?
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Teixeira
Membro em Estágio
Mensagens: 16
Registado: 12 abr 2021 11:38
Contacto:

Re: TFT S1000RR desliga-se em andamento e vai-se abaixo

Mensagem por Teixeira » 27 abr 2023 10:37

Simples
Comprei um Fit for all na Santogal, visto não terem em stock na Baviera, não conseguia emparelhar o capacete ao TFT, fui à Santogal, visto ter sido lá que comprei o acessório e não seria de bom tom ir a outro concessionário, segundo eles fizeram uma atualização do software do TFT, visto estar desatualizado e sai de lá com capacete emparelhado à moto e ao telemóvel, passado uns dias numa volta o TFT desliga-se assim do nada, falei com a Santogal e disseram para levar lá a moto, voltaram a fazer atualização do software e novamente o TFT desliga-se, nova reclamação, nova ida à oficina, desta vez para substituírem o TFT, de facto durante uns dias ficou sem problemas, voltando novamente a acontecer o mesmo com a agravante de agora além do TFT se desligar a moto também se desliga em andamento.
Revisão marcada, aquando da entrega da moto, desta vez na Baviera, frisei essa situação, nova atualização do software, aquele TFT parece um PC Windows, levantei a moto e ao chegar ao cruzamento da EUA com a Gago Coutinho lá se vai abaixo novamente, ainda andei uns dias assim com ela mas está a ficar absurdo, supostamente compra-se uma moto de uma marca premium e não conseguem resolver a questão.

Desculpem o testamento :D
Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: TFT S1000RR desliga-se em andamento e vai-se abaixo

Mensagem por amandio » 27 abr 2023 12:34

Esse problema é muito raro e estranho e sinceramente é a primeira vez que estou a ouvir.

Passando às possíveis formas de resolver a questão. Sugerir reverter o software à versão original e testar.
Há aí algum bug que não está bem.

Mas a mim me leva a querer que o problema não será do TFT em si mas de cabelagem. Mau contacto talvez.
E porque digo isto? Se fosse só o TFT não iria desligar a mota de todo, apenas o painel como aconteceu inicialmente.

Insistia com o concessionário para deixar a mota lá, testarem como deve ser e necessário, e devolver com o problema resolvido. E, claro, levar uma mota de substituição, como oferecem sempre, até o problema estar completamente sanado.
Não é só dizer que fizemos um update e agora veja se está bom assim.
Os manuais de reparação das oficinas dizem claramente que as motas devem ser testadas se e quando necessário. O que neste caso é, pois se trata da sua segurança na estrada.

Já agora notou que isso acontece numa situação especial? ao virar para a direita, para a esquerda, ao parar no semáforo? algo que possa identificar com mais precisão em que situação é que é "normal" isso acontecer, ou mais provável.

Se o concessionário não resolve, apelar directamente à BMW Motorrad Portugal, a dizer descrever detalhadamente a situação e a pedir um recall se o problema persiste.
A BMW Motorrad Portugal tem o dever e obrigação de reportar à BMW Motorrad Gb e resolver a questão.

Quanto à questão de ser uma marca premium, nenhuma marca é infalível. Por muita qualidade na construção, etc. erros acontecem e defeitos de fabrico também.
Veja-se o caso das HD que tiveram recentemente um recall de milhares de motos por casa de um simples tubo que estava quase 1cm mais curto. E são motos mais caras que as BMW.^

Portanto insista, sobretudo se a mota está na garantia. Se a coisa não se resolve na oficina, outra mota sob a garantia. Não seria a primeira vez.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Teixeira
Membro em Estágio
Mensagens: 16
Registado: 12 abr 2021 11:38
Contacto:

Re: TFT S1000RR desliga-se em andamento e vai-se abaixo

Mensagem por Teixeira » 27 abr 2023 15:07

Boa tarde Amândio

O desligar do TFT acontece em qualquer situação, em frente, curvar para esquerda ou direita; como deve imaginar, andei a pesquisar também em outros fóruns e em um fórum brasileiro, que no Brasil é uma moto que adoram bastante, o que disseram foi isto:

"Esse é o defeito, faz como já escrevi, faz um check-up na bateria e regulador de tensão....
Acontece do regulador, com defeito, deixar passar uma tensão maior que 13,8v ou próximo disso. Então a central de comando, corta a entrada de tensão se protegendo de queimar, provocando o desligamento de partes ou de toda a moto...." - Verdade ou mentira não sei
Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: TFT S1000RR desliga-se em andamento e vai-se abaixo

Mensagem por amandio » 28 abr 2023 05:14

Sendo assim, é uma questão de substituição do regulador de tensão?
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Teixeira
Membro em Estágio
Mensagens: 16
Registado: 12 abr 2021 11:38
Contacto:

Re: TFT S1000RR desliga-se em andamento e vai-se abaixo

Mensagem por Teixeira » 28 abr 2023 08:01

Bom dia Amândio
Sinceramente não sei, essa reposta foi-me dada por um rapaz brasileiro que menciona que no Brasil aconteceu a várias S1000RR, verdade? Não sei
3ª feira vou deixar a moto na Baviera e talvez falar nessa situação.
Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: TFT S1000RR desliga-se em andamento e vai-se abaixo

Mensagem por amandio » 28 abr 2023 12:04

Sim, será melhor referir o que encontrou e ver que solução têm para isso.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante