Activação do módulo de faróis auxiliares - R nineT

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
Avatar do Utilizador
laalves
Membro Iniciante
Mensagens: 39
Registado: 25 fev 2018 14:59
Localização: Pelo mundo fora
Contacto:

Activação do módulo de faróis auxiliares - R nineT

Mensagem por laalves » 14 fev 2023 22:47

Tenho uma BMW RnineT de 2018.

Embora tenham aparecido nos catálogos de acessórios de 2017-2019, a BMW nunca lançou oficialmente os faróis de nevoeiro/auxiliares para a R nineT. Actualmente, não constam do catálogo, aliás desde 2020 que não aparecem e de facto, os suportes, apesar de terem uma referência atribuída, não existem.

Portanto, e apesar de saber que não existem, o facto é que ela veio de fábrica com a preparação feita, isto é, a cablagem e a ficha estão instaladas. Verifiquei a ficha do ponto de vista eléctrico e inclusivamente tem alimentação.

Assim, e depois de investigar, já consegui as referências do interruptor/módulo de comando bem como dos cabos necessários que são compatíveis electricamente e que se podem instalar da mesma forma que para as outras motas que têm esta mesma preparação mas falta-me saber se é possível activar por software esta opção no Body Controller desta mota específica. Infelizmente, o sistema tem que ser programado, a detecção não é automática e sem isso, as luzes não funcionam.

Já entrei em contacto por email há uns dias com a Santogal, onde comprei a mota e onde compro algumas coisas - a manutenção periódica faço-a eu - mas não obtive grande resposta, excepto o que já sabia, oficialmente não existe esta possibilidade e quem me respondeu não sabia se tal era possível e mandou-me falar com outra pessoa, a qual ainda não respondeu.

Entretanto mandei outros emails, a tudo o que é Motorrads de Lisboa e Leiria para ver se me dizem algo.

Aqui no forum, a pergunto que vos deixo é: alguém conhece alguém em algum dos concessionários ou fora deles que saiba descobrir isto e que se possa interessar pelo assunto para me descobrir a resposta e que tenha a capacidade de programação?

Já agora, aqui está ela:

Imagem

Imagem

Imagem
Luís Alves
Sócio 647
BMW R nineT Roadster 2018

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Activação do módulo de faróis auxiliares - R nineT

Mensagem por amandio » 15 fev 2023 07:49

Viva Luis,
Em termos de estrutura/cabelagem eléctrica, a NineT é igual (similar) as R1200 até 2014. E essas tinham a possibilidade de instalação de luzes auxiliares.
Portanto penso que a possibilidade deve lá estar.
Aqui na Noruega é muito comum as motas terem luzes auxiliares, sobretudo as Denali, que são mais fortes que as originais BMW.
E a propria BMW aqui em Oslo faz a instalação dessas luzes, tanto em motas novas como em motas usadas.

A minha sugestão seria ir directamente a um concessionário e por a questão "ao vivo". E neste caso, na região de Lisboa, eu diria para ir a Motomil. Lá terá certamente a resposta que procura.
Também, levaria comigo os part numbers dessas peças que encontrou em catálogo. Podem não ter sido comercializadas em Portugal, mas noutros países.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Activação do módulo de faróis auxiliares - R nineT

Mensagem por JoseMorgado » 16 fev 2023 17:39

Não sabendo responder à pergunta apresentada, digo apenas que essa R nineT é uma Bela Mota!!

Muitas e Boas Voltinhas com Ela!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante