K1100RS - questões e dúvidas.

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PauloMendes1965
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K1100RS - questões e dúvidas.

Mensagem por PauloMendes1965 » 12 set 2023 19:06

Boa noite!
Tive uma R1100R e adquiri recentemente uma K1100RS a necessitar de alguns mimos:
- no quadrante, o conta quilómetros total e parcial não funcionam; no relógio, apenas consigo acertar os minutos;
- os dois manómetros laterais (gasolina e temperatura) não funcionam;
- os botões dos intermitentes e do “reset” do ABS não funcionam;
- o travão traseiro pouco ou nada trava;
- não sei se o ABS está ligado ou desligado pois não fiz nenhuma travagem onde esse recurso é necessário.
Onde me posso dirigir para resolver estes problemas e com custos comedidos. Será possível ajudarem-me?Sou do Alentejo.
Saudações

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amandio
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Re: Apresentação Paulo

Mensagem por amandio » 13 set 2023 08:16

Começo por mostrar aqui as 2 revisões de fundo que fiz à mota.
Pode ser que alguma das coisas que fiz lhe possa dar algumas indicações ou ideias.
Inverno e os mimos! - K1100RS e Manutenção de Inverno 21/22 - K1100RS

Em relação a peças, normalmente procuro em locais específicos:
Para part numbers:
https://www.realoem.com/bmw/pt/partgrp? ... 522%2C0532_
https://partsss.com/en/bmw/spareparts/m ... 21032.html
Para compra de peças, além da própria BMW que nem sempre é mais cara:
https://www.motorworks.co.uk/
https://www.euromotoelectrics.com/category-s/1603.htm
https://shop.mtw.bike/en/vehicle-specif ... 2qb0ubqjj3
https://kpartsholland.com/ (especializada nos tijolos voadores)
https://www.kleinanzeigen.de/s-motorrae ... 0rs/k0c306 (classificados na Alemanha) que uso com frequência.
e claro, o ebay.

Então vamos aqui por partes:
PauloMendes1965 Escreveu:
12 set 2023 19:06
- no quadrante, o conta quilómetros total e parcial não funcionam; no relógio, apenas consigo acertar os minutos
Aqui o problema pode ter várias situações:
- O sensor não funciona e não conta as rotações da roda;
- As rodas dentadas do mecanismo podem estar gastas ou partidas (como resolver: https://youtu.be/whnEcZ_TBHM?si=0SWfWYkFotc3f3AC)
- Ou outra situação extra que de momento não estou a ver de momento.
Uma solução seria arranjar outro quadrante e trocar peças como este
Quanto ao relógio, é mesmo trocar. o contacto deve estar estragado.
PauloMendes1965 Escreveu:
12 set 2023 19:06
- os dois manómetros laterais (gasolina e temperatura) não funcionam
Começaria por fazer uma verificação da instalação eléctrica, a ver se não há nenhum cabo partido, danificado, se as conexões estão em condições e fazer uma limpeza das fichas com um produto de limpeza adequado.
Se nada resultar, é arranjar outros manómetros como estas aqui:
https://www.kleinanzeigen.de/s-anzeige/ ... 1-306-5656
https://www.kleinanzeigen.de/s-anzeige/ ... 2-306-5656
PauloMendes1965 Escreveu:
12 set 2023 19:06
- os botões dos intermitentes e do “reset” do ABS não funcionam
Isso para mim são cabos partidos. As soldas são frágeis e de desmontar e montar o acabamento do guiador destes interruptores, as soldas acabam por ceder.
Tinha essa situação na minha mota quando a comprei. Com um pingo de solda resolveu-se fácil.
PauloMendes1965 Escreveu:
12 set 2023 19:06
- o travão traseiro pouco ou nada trava
Recomendaria sangrar todo o sistema, frente e trás. Primeiro na bomba de ABS e depois nas maxilas.
Pode ser ar no sistema, óleo que já não é mudado à já algum tempo.
PauloMendes1965 Escreveu:
12 set 2023 19:06
- não sei se o ABS está ligado ou desligado pois não fiz nenhuma travagem onde esse recurso é necessário.
O ABS liga sempre, só é desligado pelo interruptor na direcção.
Quando liga a mota ficam 2 luzes no painel a piscar mesmo colocando a mota a trabalhar não se desligam. Estes apenas se desligam quando começa a andar e o ABS fica "engrenado".
Se não está a funcional, se não dá qualquer sinal ao ligar a mota é porque não está a funcionar. Ou ainda se estes se mantêm acesos depois da mota começar a andar é porque a bateria está fraca e "não tem força" para fazer o arranque completo de todos os sistemas, incluindo o ABS.
E mesmo que não ligue as luzes (porque estas podem estar queimadas) logo o começar a andar deveria ouvir o ABS a "engrenar".
Já agora, de que ano é a mota? O sistema de ABS que tem na mota é o ABS I ou ABS II. pode identificar pelas bombas do ABS. Se tem uma de cada lado, é o ABS I e se tiver uma só debaixo do banco, ao lado da bateria, é o ABS II.
PauloMendes1965 Escreveu:
12 set 2023 19:06
Onde me posso dirigir para resolver estes problemas e com custos comedidos. Será possível ajudarem-me?Sou do Alentejo.
O Alentejo é grande! Está mais próximo do sul ou do centro?
Talvez uma viagem à BMW em Lisboa seja uma boa opção. Assim podem rever todos os pormenores de uma só vez.
A Motomil em Almada fechou portas recentemente, portanto deixou de ser opção.
Outros locais não conheço.
Mas apostaria numa revisão a sério para limpar os problemas de uma só vez. Senão corre o risco de andar de vez em quando a visitar o seu mecânico com regularidade.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só dizer!
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

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Re: K1100RS - questões e dúvidas.

Mensagem por amandio » 19 set 2023 07:04

Aqui fica o manual de oficina para esta mota:
https://www.bskspeedworks.co.uk/downloa ... Manual.pdf.
Vale a pena imprimir e ter na garagem para apoio.
Amândio de Aveiro
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