Procurei mas não encontrei nada sobre o assunto aqui no forum, lanço as dúvidas.
Já sei que vão dizer que convém comprar igual ao pessoal com quem ando, mas quero aferir na prática qual o melhor sistema para grupo.
1. Já alguém andou em grupos com ambos os sistemas ?
2. Se sim, foi por bluetooth? é fácil o emparelhamento? a transmissão é boa? reconecta ?
3. Já alguém usou a app DISCORD em grupo ? Quanto de MB/h ?
Aproveito para colocar outras questões:
1. Aconselham o sistema da Schuberth SC2 no C5 ?
2. Tanto o Schuberth SC2 como o Sena 50s são bons na redução de ruído ? Ie, com a viseira aberta eles conseguem cortar o som do vento e param de transmitir ? pelo que li em forums os Cardo são bem melhores (algoritmo).
Estou indeciso entre C5 e SC2 ou C3 PRo e Cardo Bold.
Cardo Vs Sena
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Cardo Vs Sena
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Kawasaki ER-6N 2008 [2013 -
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Re: Cardo Vs Sena
Vamos então por partes.
Cardo vs Sena:
A minha experiência em comunicação em grupo começou com Cardo (até 2013) com um C3 e evoluiu para Sena desde 2020 com um C3 PRO.
Estive uns anitos sem mota e muito evoluiu nos entretantos, em termos de tecnologia. Portanto tudo o que posso dizer, que seja realmente válido ou relevante, é da minha experiência com Sena.
Assim sendo, eu tenho um Sena SC10UA que fica completamente integrado no capacete e mal se nota. E a forma de ligação é bluetooth, como é o mais corrente nestes dias.
Uso com o telefone, GPS, passageiro e em grupo. Normalmente 4 mas já tivemos até 8 motas. Todos usam Sena de vários tipos e feitios.
Apesar de 8 motas e o grupo se esticar às vezes para lá de várias curvas, nunca perdemos comunicação entre os elementos do grupo. E é sempre super fácil de ligar entre capacetes.
A app, que produz um código QR, torna tudo super fácil para identificar e adicionar capacetes ao grupo.
O único senão do sistema é que não sendo todos iguais, nem todos têm o volume igual dentro do grupo.
Suponho que o Cardo, Scala, Midland e outros, devem ser idênticos às funcionalidades actualmente.
Encontrei estes artigos que podem dar alguma luz sobre o assunto.
https://bikergirllife.com/best-motorcycle-intercoms/
https://begin-motorcycling.co.uk/best-m ... h-headset/
https://youtu.be/WXcESfoo6L8
O importante na escolha do sistema deve ter em conta até quantos capacetes pode ligar e a distância máxima entre condutores.
Esses factores são determinantes na escolha do aparelho a escolher.
Capacetes:
Pela minha experiência, os capacetes modulares são "mais silenciosos", pois tendo a capacidade de abrir para colocar na cabeça, ao fechar, estes ficam mais justos sob o queixo e com menos turbulência nessa zona.
Opinião também partilhada pelos especialistas da matéria nos "reviews" que se encontra pela internet.
No caso do C3 Pro, a redução do barulho do vento é de 85 Db a 100km/h. Os mesmo valor para o C5 Pro. e um dos maiores no mercado.
Há também o Shoei Neotech e o BMW System 7 (que também tenho e uso nas voltinhas do dia a dia, com sistema de intercom da BMW) que apresentam características similares.
E posso também dizer que com capacete aberto ou viseira aberta a comunicação funciona na perfeição.
Não ouvem o ruído do vento no meu microfone e consigo ouvir os outros mesmo apesar do maior ruído de vento com o capacete aberto. (claro que isto também depende da protecção aerodinâmica da mota).
Também já tive capacetes integrais, mas sempre me incomodou do ruído a maiores velocidades.
Mas como tudo, opiniões são apenas isso, opiniões.
Cada um tem experiências diferentes, com motas diferentes. Há de haver sempre alguém que prefere algo diferente.
E como já referiu na sua introdução, a escolha da "marca" recai também no que os companheiros regulares de passeios usam, no seu todo ou na maioria.
Como nota final:
A minha pendura tem um Schubert C3 Pro Women com sistema Sena e, como já referi, no meu dia a dia uso o BMW System 7 com COM da BMW.
A coisa nunca foi fácil de conectar e facilmente se perde a ligação.
Resolvemos a coisa de uma forma simples: fazemos uma chamada telefónica nesses curtos trajectos em que atendemos a chamada no capacete. Problema resolvido.
Cardo vs Sena:
A minha experiência em comunicação em grupo começou com Cardo (até 2013) com um C3 e evoluiu para Sena desde 2020 com um C3 PRO.
Estive uns anitos sem mota e muito evoluiu nos entretantos, em termos de tecnologia. Portanto tudo o que posso dizer, que seja realmente válido ou relevante, é da minha experiência com Sena.
Assim sendo, eu tenho um Sena SC10UA que fica completamente integrado no capacete e mal se nota. E a forma de ligação é bluetooth, como é o mais corrente nestes dias.
Uso com o telefone, GPS, passageiro e em grupo. Normalmente 4 mas já tivemos até 8 motas. Todos usam Sena de vários tipos e feitios.
Apesar de 8 motas e o grupo se esticar às vezes para lá de várias curvas, nunca perdemos comunicação entre os elementos do grupo. E é sempre super fácil de ligar entre capacetes.
A app, que produz um código QR, torna tudo super fácil para identificar e adicionar capacetes ao grupo.
O único senão do sistema é que não sendo todos iguais, nem todos têm o volume igual dentro do grupo.
Suponho que o Cardo, Scala, Midland e outros, devem ser idênticos às funcionalidades actualmente.
Encontrei estes artigos que podem dar alguma luz sobre o assunto.
https://bikergirllife.com/best-motorcycle-intercoms/
https://begin-motorcycling.co.uk/best-m ... h-headset/
https://youtu.be/WXcESfoo6L8
O importante na escolha do sistema deve ter em conta até quantos capacetes pode ligar e a distância máxima entre condutores.
Esses factores são determinantes na escolha do aparelho a escolher.
Capacetes:
Pela minha experiência, os capacetes modulares são "mais silenciosos", pois tendo a capacidade de abrir para colocar na cabeça, ao fechar, estes ficam mais justos sob o queixo e com menos turbulência nessa zona.
Opinião também partilhada pelos especialistas da matéria nos "reviews" que se encontra pela internet.
No caso do C3 Pro, a redução do barulho do vento é de 85 Db a 100km/h. Os mesmo valor para o C5 Pro. e um dos maiores no mercado.
Há também o Shoei Neotech e o BMW System 7 (que também tenho e uso nas voltinhas do dia a dia, com sistema de intercom da BMW) que apresentam características similares.
E posso também dizer que com capacete aberto ou viseira aberta a comunicação funciona na perfeição.
Não ouvem o ruído do vento no meu microfone e consigo ouvir os outros mesmo apesar do maior ruído de vento com o capacete aberto. (claro que isto também depende da protecção aerodinâmica da mota).
Também já tive capacetes integrais, mas sempre me incomodou do ruído a maiores velocidades.
Mas como tudo, opiniões são apenas isso, opiniões.
Cada um tem experiências diferentes, com motas diferentes. Há de haver sempre alguém que prefere algo diferente.
E como já referiu na sua introdução, a escolha da "marca" recai também no que os companheiros regulares de passeios usam, no seu todo ou na maioria.
Como nota final:
A minha pendura tem um Schubert C3 Pro Women com sistema Sena e, como já referi, no meu dia a dia uso o BMW System 7 com COM da BMW.
A coisa nunca foi fácil de conectar e facilmente se perde a ligação.
Resolvemos a coisa de uma forma simples: fazemos uma chamada telefónica nesses curtos trajectos em que atendemos a chamada no capacete. Problema resolvido.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
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