Uso de ABS Off-road

Espaço dedicado a todos os usam as suas motos BMW em caminhos mais "agrestes"

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Avatar do Utilizador
Jpmatos
Membro Veterano
Mensagens: 2005
Registado: 04 fev 2010 10:14
Localização: Linhó, Sintra
Contacto:

Uso de ABS Off-road

Mensagem por Jpmatos » 06 jul 2011 13:31

Sempre me foi dito (e essa é uma prática generalizada) que deveremos desligar o ABS em condução off-road. Este artigo publicado na newsletter da BMW Motorrad Australia tem uma perspectiva bem diferente:

When to ABS and when not to ABS
João Paulo Teixeira de Matos
Sócio nº 494
Facebook
BMW R1250 GS Rallye (2022)
BMW R Nine T (2014) "Ninette"
"The journey is the reward" Steve Jobs

mcastro
Membro em Estágio
Mensagens: 5
Registado: 28 jun 2011 22:43
Contacto:

Re: Uso de ABS Off-road

Mensagem por mcastro » 06 jul 2011 13:40

O artigo é sem dúvida alguma bastante esclarecedor!

Leitura obrigatória
Miguel Castro
F650 GS Twin (2010)
K1200 GT (2004)

Avatar do Utilizador
fpsaramago
Membro Sénior
Mensagens: 755
Registado: 08 mar 2008 01:07
Localização: Benavente
Contacto:

Re: Uso de ABS Off-road

Mensagem por fpsaramago » 06 jul 2011 14:13

Por vezes há determinadas ideias que se "mistificam" sem que realmente nos apercebamos dos conceitos que lhes deram origem.
Fernando Saramago
Sócio nº266
ARIEL NH 350 Hunter Single (1955)
BWW R1150RT (2002)

"Quem não sabe para onde vai, não leva niguém consigo"

TBertoldi
Membro Júnior
Mensagens: 257
Registado: 10 dez 2007 18:40
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Uso de ABS Off-road

Mensagem por TBertoldi » 06 jul 2011 15:13

Jpmatos Escreveu:Sempre me foi dito (e essa é uma prática generalizada) que deveremos desligar o ABS em condução off-road. Este artigo publicado na newsletter da BMW Motorrad Australia tem uma perspectiva bem diferente:

When to ABS and when not to ABS
Sempre a aprender :D
Obrigado JPMatos
Abraços
Tiago Bertoldi
R1200RT
Sócio 280

n3no
Membro Iniciante
Mensagens: 49
Registado: 14 jul 2010 11:17
Localização: Carnaxide - Oeiras
Contacto:

Re: Uso de ABS Off-road

Mensagem por n3no » 06 jul 2011 18:15

Sempre me senti mais confiante a descer off-road com o ABS desligado. Estando ligado sinto que nao tenho poder de travagem e a mota embala pela descida fora. Vejo-me a apertar os travoes e não sai nada....!Estou então a ver mal o filme? Quem faz mais off-road que se acuse!
Sócio 515
F800GS

Avatar do Utilizador
Jpmatos
Membro Veterano
Mensagens: 2005
Registado: 04 fev 2010 10:14
Localização: Linhó, Sintra
Contacto:

Re: Uso de ABS Off-road

Mensagem por Jpmatos » 06 jul 2011 21:49

n3no Escreveu:Sempre me senti mais confiante a descer off-road com o ABS desligado. Estando ligado sinto que nao tenho poder de travagem e a mota embala pela descida fora. Vejo-me a apertar os travoes e não sai nada....!Estou então a ver mal o filme? Quem faz mais off-road que se acuse!
É precisamente essa a situação em que o artigo recomenda que se desligue o ABS:

"The only situation that I feel most or all riders should turn off their ABS would be on very steep, loose surface descents. In this situation, the available traction is so low that it is inevitable that the rear wheel will start to skid if as the rider tries to control the speed. In this situation the ABS system may make a rider feel that they have less control."
João Paulo Teixeira de Matos
Sócio nº 494
Facebook
BMW R1250 GS Rallye (2022)
BMW R Nine T (2014) "Ninette"
"The journey is the reward" Steve Jobs

n3no
Membro Iniciante
Mensagens: 49
Registado: 14 jul 2010 11:17
Localização: Carnaxide - Oeiras
Contacto:

Re: Uso de ABS Off-road

Mensagem por n3no » 07 jul 2011 18:36

pois então é isso. obrigado
Sócio 515
F800GS

Avatar do Utilizador
ttalmeida
Membro Regular
Mensagens: 345
Registado: 24 set 2007 09:55
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Uso de ABS Off-road

Mensagem por ttalmeida » 16 set 2011 14:33

Olá Vivam!

O ABS em fora de estrada, ser util ou não, tem só a ver com o tipo de piso e como rolamos...

Afinal o Antilock Braking System, foi feito para não bloquear as rodas em caso de pouca aderência, o que acontece em trialeiras em terra, que passamos (geralmente) a baixa velocidade, assim como em estradões em que o piso é mais duro mas ainda assim escorregadio. No primeiro caso é melhor ser-mos nós a gerir a travagem, frente/trás e intensidade!No segundo em que rolamos mais depressa o ABS pode ajudar a evitar algumas atravessadelas se abusarmos do travão de trás, impedindo que a roda bloqueie fazendo com que a traseira tente passar a frente!?

Já não me lembro bem mas acho que era assim que o meu funcionava...Avariou em 2009...Agora é à antiga, directo!

Quando quiserem ir fazer experiencias fora de estrada...Chamem-me!
Tiago
CS'04
GS'01
GSA'04
http://www.facebook.com/TTAlmeidaMoto
Imagem

Avatar do Utilizador
luislancastre
Membro Júnior
Mensagens: 181
Registado: 20 jun 2006 08:02
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Uso de ABS Off-road

Mensagem por luislancastre » 12 out 2011 10:50

A utilização do travão em fora de estrada nao se limita a reduzir a velocidade da moto ou mesmo imobiliza-la, vai muito mais para alem disso, qualquer que seja o piso fora de estrada a aderencia é sempre mais reduzida que a do alcatrão e em grande parte dos casos a capacidade de manobra tambem e para se conseguir uma maior facilidade de manobra o travão é utilizado como apoio para apontar a moto para onde queremos e com o ABS ligado isso é impossivel, ou seja o travão de trás em muitas circunstancias serve de "leme", é natural que em Paises em que op fora de estrada é praticado exencialmente em grandes estradõesde terra compacta este problema não se ponha, porem na Europa é exencial desliga-lo, que se exprimente fazer a serra de Louzã pox com o ABS desligado e é ver onde se vai parar, ou andar junto ao mar nas arribas da Ericeira - é banho na certa.
Eu na GSA desligo sempre, nem me passa pela cabeça não o fazer, aliás com a minha 1ª GS 1200 em 2006 dei um malho na serra de Sintra justamente pq quis travar para corrigir uma trajectoria e a mota pura e simplesmente seguio em frente, nabice de iniciante em motos sofisticadas :D

Avatar do Utilizador
ttalmeida
Membro Regular
Mensagens: 345
Registado: 24 set 2007 09:55
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Uso de ABS Off-road

Mensagem por ttalmeida » 12 out 2011 11:12

luislancastre Escreveu:...ou andar junto ao mar nas arribas da Ericeira - é banho na certa.
É um bocadinho mais a Sul...Ali perto do mitico ( :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :!: :!: :!: ) Cabo da Roca!!!

P.S.-Peço desculpa aos "anti" Cabo da Roca...Mas antes de escrever o nome lembrei-me das centenas de linhas escritas acerca deste local! :shock: Mas sendo fora de estrada não faz mal pois não :?: :!: :?:
Tiago
CS'04
GS'01
GSA'04
http://www.facebook.com/TTAlmeidaMoto
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes