Portugal de Lés-a-Lés 2018
Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC
- JoseMorgado
- Moderador
- Mensagens: 6443
- Registado: 23 jan 2008 21:41
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: Portugal de Lés-a-Lés 2018
Para quem vai pela 1ª vez, alguns conselhos!
-Nunca andar em "grupos" com mais de 4 ou 5 motas, não é eficiente;
-Os 2 membros de cada equipa devem estar, em permanência, a seguir o Road Book com sentido critico, assim, um possível erro do que vai à frente, será prontamente corrigido;
-Para além deste controlo de possíveis erros, a "riqueza" dos percursos que atravessamos só é possível de apreciar, com a leitura atenta do Road Book;
-Para uma melhor comunicação entre a equipa, os sistemas de intercomunicação bloetooth são muito úteis;
-Quando um elemento do grupo precisar de abastecer, deverá dar atenção às indicações sobre postos de abastecimento que constam no Road Book, e tomar a iniciativa de parar;
-Nessas paragens, todos os restantes também devem abastecer, mesmo que não precisem, pois dessa forma já não terão de "forçar" uma nova paragem mais à frente;
-No interior do Alentejo, é normal percorrer muitas dezenas de km's, sem encontrar bombas;
-Ao longo do dia, haverá muitos locais, "Oasis", onde será disponibilizada comida, água e café, para além de outros petiscos, para alimentar o "corpo";
-Não é assim necessário fazer paragens para este efeito noutros locais;
-Nesses "Oasis", normalmente também estão localizados o Controlos, de paragem obrigatória;
-Durante o percurso, é normal encontrar grupos de motas em caminhos "alternativos", por vezes muito numerosos, e em sentido contrario;
-Nunca devemos "acreditar" muito neles, pois normalmente, eles andam perdidos;
-Quase sempre, somos nós que estamos certos;
-Nas indicações do Road Book, dar sempre atenção à distancia para a próxima "instrução", pois às vezes são só umas dezenas de metros e, quando lemos a seguinte, ela já terá passado;
-O Lés-a-Lés é uma Maratona de 3 dias, pelo que é aconselhável que cada um encontre o seu ritmo de condução confortável, nem muito rápido, desatento e perigoso, nem muito lento, aborrecido e desmotivador;
-Terá de haver uma Boa Gestão das energias de cada um, para que não se esgotem antes do final da etapa;
-A posição de condução é também muito importante, e deverá ser confortável e descontraída, no sentido de poupar esforços inúteis;
-O vestuário deverá o adequado, nem muito quente, nem muito frio, pois iremos andar, entre 10 a 12 horas em cima da mota;
-Para não ficar com o "traseiro" quadrado, costumo vestir, por baixo das calças, uns bons calções de ciclismo almofadados, melhoram bastante o conforto;
-Como odómetro, costumo utilizar um auxiliar de bicicleta, ou um telemóvel com uma aplicação que permita incrementar ou decrementar a contagem. Dessa forma, sempre que existir um engano nosso, ou as nossas medições não coincidirem com as do Road Book, facilmente as acertamos com as indicações apresentadas;
-A hora da mota, ou a destes auxiliares de contagem, deverá ser a hora ideal do Road Book, ou seja, a hora do 1º;
-Esta hora calcula-se, retirando à hora certa, os nossos minutos de diferença para o 1º;
-Dessa forma, sempre que o Road Book indicar uma hora ideal, facilmente saberemos se estamos atrasados ou adiantados, e assim adequar o nosso andamento futuro.
-Levar uma 2ª chave da Mota e, entrega-la ao parceiro de viagem. Assim, caso percamos a nossa chave, haverá sempre uma suplente por perto!
De repente, não me lembro de mais nada...
José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
- abbocath
- Membro Experiente
- Mensagens: 1499
- Registado: 26 jun 2007 12:03
- Localização: Entroncamento
- Contacto:
Re: Portugal de Lés-a-Lés 2018
E já te lembraste disto tudo! Informações que não são só importantes para quem vai ao LAL! São úteis para todos os que fazem motociclismo!
Obrigado José!
Obrigado José!
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 2147
- Registado: 22 abr 2014 19:10
- Contacto:
Re: Portugal de Lés-a-Lés 2018
Ótimas dicas, não só para os calouros.
Calções de ciclismo...nunca havia pensado nisto!!
Valeu José...abçs!!
Luiz
Calções de ciclismo...nunca havia pensado nisto!!
Valeu José...abçs!!
Luiz
- JoseMorgado
- Moderador
- Mensagens: 6443
- Registado: 23 jan 2008 21:41
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: Portugal de Lés-a-Lés 2018
http://fmp-live.pt/milhares-de-motocicl ... o-de-faro/
Muitos de Nós vão amanhã rumar para Sul, em direcção a Faro!!
Mais uma sugestão de que me lembrei:
-Levar uma 2ª chave da Mota e, entrega-la ao parceiro de viagem. Assim, caso percamos a nossa chave, haverá sempre uma suplente por perto!
José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Re: Portugal de Lés-a-Lés 2018
Excelentes dicas!
São de facto muitos km e muitas horas em cima da nossa mota, senão formos bem preparados é fácil perdermos o rumo da prova, começarmos a sentir-nos desconfortáveis e deixamos de tirar usufruto deste grande passeio.
Tenho só uma questão relativamente às verificações técnicas: quão rigorosos costumam ser com a verificação do ruído do escape?
Há dois anos tive um pequeno acidente com um automobilista que entrou numa rotunda sem me ver e troquei o meu silenciador por um Akrapovic. Entretanto estava a pensar voltar a colocar novamente o de origem mas falta-me uma peça...
São de facto muitos km e muitas horas em cima da nossa mota, senão formos bem preparados é fácil perdermos o rumo da prova, começarmos a sentir-nos desconfortáveis e deixamos de tirar usufruto deste grande passeio.
Tenho só uma questão relativamente às verificações técnicas: quão rigorosos costumam ser com a verificação do ruído do escape?
Há dois anos tive um pequeno acidente com um automobilista que entrou numa rotunda sem me ver e troquei o meu silenciador por um Akrapovic. Entretanto estava a pensar voltar a colocar novamente o de origem mas falta-me uma peça...
Viana
R100 S 79
R1200 GSA 10
R100 S 79
R1200 GSA 10
- JoseMorgado
- Moderador
- Mensagens: 6443
- Registado: 23 jan 2008 21:41
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: Portugal de Lés-a-Lés 2018
Tive o dia todo ocupado com alguns updates na minha RT, e com a viagem para o Algarve, por isso só agora via a mensagem anterior.
Nas verificações técnicas, se o "ruído" não for muito "escandaloso", não haverá ploblema...
Nas verificações técnicas, se o "ruído" não for muito "escandaloso", não haverá ploblema...
José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Re: Portugal de Lés-a-Lés 2018
Hoje é o dia!
Partida, largada....
Partida, largada....
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
- JoseMorgado
- Moderador
- Mensagens: 6443
- Registado: 23 jan 2008 21:41
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: Portugal de Lés-a-Lés 2018
Já partimos.
José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 2147
- Registado: 22 abr 2014 19:10
- Contacto:
Re: Portugal de Lés-a-Lés 2018
São Pedro parece que esta a fazer a parte dele!!
Abçs
Luiz
Abçs
Luiz
Re: Portugal de Lés-a-Lés 2018
Espero que esteja tudo a decorrer da melhor maneira! Ficamos à espera de fotos e reportagem do costume
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes