O rio como nunca o viu...

O Rio Tejo é muito mais que água. Está cheio de lugares mágicos, de Vida, de Cultura, História e Natureza.
Este é o Tejo do Escaroupim em Salvaterra de Magos, aquele que passa pelo Ribatejo, o que tem já água doce, margens verdejantes. O das "férteis planícies de aluvião do Borda d'Água". Um rio cheio de vida, com uma grande riqueza natural, paisagística e ecológica e de uma biodiversidade ímpar.

Barco2.jpg
Paisagem4.jpg

Aqui o Tejo ainda tem o efeito das marés, maré cheia e maré baixa. Aqui existem lugares únicos e secretos que só quem nele nasceu e o vive conhece. Foram esses lugares que escolhemos para si, num dos troços mais bonitos do Rio Tejo, povoado por cavalos, aves e peixes, onde o céu é mais azul e o rio é mais verde. Onde a natureza é generosa.

As ilhas que existem no troço Escaroupim - Salvaterra de Magos são uma das novidades e surpresas que o Rio Tejo nos reserva, Ilha dos Cavalos, Ilha das Garças, Ilhas dos Amores, Ilha da Palhota, Ilha das Cabras, Mouchão dos Caracóis, Mouchão da Casa Branca, entre tantas outras. São quase sempre inacessíveis, misteriosas e desabitadas. Lugares fantásticos para a natureza e para as aves, são algo que muitos de nós não imaginávamos que existisse em Portugal. As ilhas no Tejo são chamadas de Mouchões, formadas pelo aglomerar de areias e outros sedimentos trazidos pela água. Com o passar do tempo começam a nascer ervas e a crescer as primeiras árvores. E isto é só o começo.

Paisagem1.jpg
Barco1.jpg

Vamos ver ilhas em diferentes fases ou ciclos de vida por todo o Tejo. Umas a nascer e outras a desaparecer aos poucos. Esta é também umas das belezas do Rio Tejo: poder ver a natureza em pleno processo criativo. Um Tejo que todos os dias se transforma, se adapta e rejuvenesce.

Rest_Escaroupim1.JPG
Rest_Escaroupim2.JPG

Um passeio de mota pela manhã com almoço no Restaurante Escaroupim e depois um passeio de barco pelo Rio Tejo, era o que tinhamos preparado para o domingo 15 de Junho.

No dia foi assim...

"O rio como nunca o viu", era o tema do passeio de 15 de junho, um domingo diferente, um passeio à beira Tejo, almoço no Restaurante Escaroupim e depois um passeio de barco pelo rio, com a Rio a Dentro.
E tudo correu bem, o percurso levou-nos por estradas rurais muito interessantes, o almoço foi óptimo, o passeio pelo rio muito bom, mas sobretudo a companhia foi fantástica.

IMG_1319a.jpg
IMG_1321a.jpg
IMG_1329a.jpg
IMG_1330a.jpg
IMG_1336a.jpg
IMG_1337a.jpg
IMG_1339a.jpg
IMG_1343a.jpg
IMG_1367a.jpg
IMG_1374a.jpg
IMG_1378a.jpg
IMG_1389a.jpg
IMG_1392a.jpg
IMG_1393a.jpg
IMG_1396a.jpg
IMG_1409a.jpg
IMG_1417a.jpg
IMG_1425a.jpg
IMG_1432a.jpg
IMG_1437a.jpg
fotografia01.JPG
fotografia05.JPG
fotografia12.JPG
fotografia14.JPG
fotografia21.JPG
fotografia25.JPG
fotografia04.JPG