Normas de conduta

Para segurança e tranquilidade de todos nós

  1. Antes de partir não esqueça, aqui...
  2. Durante a viagem, aqui...
  3. Normas de conduta, aqui...
  4. Antes de uma viagem longa tudo deve estar a 100%, aqui...
  5. Bagagem e roupa, aqui...

 

Antes de partir, não esqueça:

  • O número de emergência médica em Portugal é o 112. Se vai para fora do país confirme o(s) número(s) de emergência do local de destino e do(s) local(is) de passagem.
  • Não viaje sozinho, vá com a caravana que será formada no local de partida!
  • Traga o duplicado da chave da moto e entregue-o a um companheiro de viagem.
  • Verifique o kit de furos
  • Leve a moto ao Concessionário BMW e faça um check-up geral antes de partir (travões, óleo motor, pneus….)
  • Vá bem equipado, se não tem tudo o que necessita aproveite o desconto que o seu Concessionário faz aos Sócios do BMW McP e compre o que falta. Não se esqueça do fato de chuva...
  • Ateste o depósito de véspera! topo

 

Durante a viagem:

  • Respeite os limites de velocidade.
  • Siga as recomendações do Road leader.
  • Não faça ultrapassagens desnecessárias.
  • Mantenha a sua posição relativa na caravana mesmo depois das paragens.
  • Se não está habituado a "tiradas" longas ou a rodar em caravana peça ao Road leader para ir logo atrás dele.
  • Beba líquidos (sem álcool!).
  • Seja pontual.
  • Informe o líder do grupo da autonomia da sua moto.
  • Verifique o combustível com regularidade.
  • Siga a rota recomendada.
  • Combine antecipadamente os pontos de paragem topo

 

Normas de Conduta:

  • Cumprir sempre as indicações e alertas da Organização;
  • Os horários das concentrações são para se cumprir, não estando previstas tolerâncias;
  • Na estrada, quando em formação de passeio, manter uma estrutura em espinha alternada e não ultrapassar;
  • Quando em formação de passeio, só as motos da Organização e jornalistas podem fazer ultrapassagens;
  • Use sempre o equipamento mínimo de segurança (capacete, luvas e vestuário adequado);
  • Se vai conduzir ...NÃO BEBA BEBIDAS ALCOÓLICAS topo 

 

Antes de uma viagem longa tudo deve estar a 100%...

  • Questões gerais

No que diz respeito a viagens longas as motos BMW estão particularmente bem apetrechadas. Não só pelo seu design ergonómico o que significa que podem percorrer milhares de quilómetros de uma só tirada sem causar problemas e provocar desconforto aos seus condutores mas também porque as peças e o equipamento BMW foram desenhados e são produzidos para uso duro e constante.

A BMW disponibiliza diversas soluções para a bagagem, para que cada um escolha a configuração que mais lhe convenha. No entanto é sempre recomendável que se verifique com a maior atenção se está tudo devidamente acondicionado e posicionado para que durante a viagem não haja imprevistos e para que a moto não circule desequilibrada. No início não se nota mas depois de algumas centenas de quilómetros pode começar a fazer diferença.

  • Bagagem

Em primeiro lugar e para que não haja dúvidas, uma viagem de moto deve ser gozada ao máximo. Mas se há um factor em que, pelo contrário devemos ser económicos, em vez de generosos... é na bagagem!

Quanto menos levar mais fácil será preparar e acondicionar a sua bagagem, o simples gesto de retirar e transportar a bagagem para o hotel depois de um dia de viagem pode tornar-se cansativo... Leve menos, goze mais.

O correcto acondicionamento de tudo o que decidiu levar é outro aspecto da maior importância. A BMW tem diversas soluções: top cases, side cases, todas resistentes e à prova de água. São estas as opções que deve considerar porque são as únicas que foram devidamente pensadas para a moto BMW. Escolha a configuração que pretender mas opte por equipamento BMW. E tenha a maior atenção à distribuição da carga. Deve estar colocada no ponto correcto da sua moto.

Por fim, não esquecer a regra de ouro: bagagem pesada sempre em baixo!...
A colocação do peso condiciona sempre o comportamento dinâmica da sua BMW. Mais se a opção não for a correcta. Se não veja, mesmo com a maior preocupação, tudo devidamente salvaguardado não se esqueça que uma carga adicional de, por exemplo, 50 kg pode representar 40% do peso da moto... Esta é uma diferença considerável face aos percursos do dia-a-dia. E não há volta a dar... afecta mesmo a performance da sua moto. Tenha esta preocupaçáo em mente sempre que inciar mais uma etapa.

  • Planear o percurso

Qualquer motorrader tem as suas prioridades no que toca à escolha de um percurso. Por vezes acontecem aqueles quilómetros adicionais que quer simplesmente ultrapassar e rapidamente para regressar quanto antes ao que a sua moto deseja, sejam estradas sinuosas em percursos montanhosos, longas tiradas com médias rápidas ou trilhos em estradas de terra batida. O que quer que procure tente planear o melhor possível com antecedência e atenção antes de partir e garanta que terá acesso fácil e expedito a informação sobre o percurso sempre que necessite. Pode ser muito perigoso desviar a atenção para consultar um mapa porque não tem a certeza de qual o caminho a seguir. Planeie o trajecto e tente reter o máximo de informação na sua memória para que necessite tanto menos de consultar o seu mapa ou até o GPS.

Se optar por mapas é mandatório levar um saco de depósito. Só estes têm um bolso transparente próprio para colocar o mapa no ponto menos desfavorável para consulta em movimento.

E onde quer que vá não se esqueça de verificar os níveis de óleo e gasolina da sua moto assegurando que no percurso que escolher encontrará postos para efectuar os necessários reabastecimentos.

  • Páre, faça intervalos na condução, páre e páre

Qualquer pessoa tem uma capacidade física específica. Quer em força, quer em resistência. Andar de moto é um prazer - não temos qualquer dúvida sobre isso - mas cansa, longas viagens são cansativas, e a condução de uma moto, mesmo de uma BMW, é mais desgastante do que conduzir um carro.

Por isso é vital que efectue o maior número possível de paragens. A contrário, a atenção e os reflexos diminuem e o risco de se confrontar inesperadamente com situações perigosas aumenta. A fadiga pode levá-lo a adormecer subitamente e na moto isto pode ocorrer muito mais rapidamente do que no seu carro. Com riscos consideravelmente superiores.

Por isso páre. Recompense-se com diversas paragens mesmo se o seu percurso forem tiradas longas de auto-estrada. Aqui a monotonia pode virar-se contra si... Também a sua moto lhe agradecerá a possibilidade de repor os níveis de energia.

Recomendações do Site BMW Motorrad topo

 

Bagagem e roupa:

A maioria das pessoas normalmente leva "coisas" demais nas malas da moto. Não corra o risco de carregar demasiado a sua moto. Até a maior das Tourings tem uma capacidade limitada de carga. Planeie em conformidade.

Pense na quantidade mínima de roupa que pode usar por dia. Essa é a quantidade que deve levar. Estude o programa da viagem e veja se vai passar por uma região mais fresca (montanha). Se for o caso terá de levar roupa mais quente para esses dias.

Verifique com atenção os hotéis por onde vai passar e onde vai ficar. Muitos têm piscinas e saunas. Sim, a ideia é só descansar. Mas pode saber bem no meio do passeio umas horas de relaxe...

Coloque os artigos planos (como calças e camisas) num saco interior para que não fiquem amarrotados. Os artigos de forma mais irregular e volumosos (meias, sapatos, cintos, carregadores de telemóvel, etc.) noutro saco. Os sapatos são óptimos compartimentos para armazenamento dos objectos pequenos como carregadores, etc.

Os "necessaires" são volumosos e pesados. Reduza ao mínimo os artigos de higiene que leva consigo. Coloque pequenas quantidades em garrafas plásticas - mais pequenas do que as embalagens originais. Mas não se esqueça que mais de 90% dos hotéis tem sabonetes e champô etc. nas casa de banho.

O "saco de depósito" é uma peça de equipamento essencial. Não só permite guardar (e mostrar) mapas e outros documentos que são necessários para a sua viagem como é extremamente útil para colocar um sem número de pequenos objectos que sempre levamos ou reunimos durante a viagem

Evite colocar volumes extra por cima das malas da sua moto. Não se esqueça que há sempre um limite de peso imposto pelos fabricantes para a sua bagagem. Como exemplo, as especificações técnicas da BMW indicam um máximo de 10kg para cada mala lateral e 5kg para a top case.

Artigo original em "World of BMW" topo