|
|
|
Para segurança e tranquilidade de todos nós
Antes de partir, não esqueça:
Durante a viagem:
Normas de Conduta:
Antes de uma viagem longa tudo deve estar a 100%...
No que diz respeito a viagens longas as motos BMW estão particularmente bem apetrechadas. Não só pelo seu design ergonómico o que significa que podem percorrer milhares de quilómetros de uma só tirada sem causar problemas e provocar desconforto aos seus condutores mas também porque as peças e o equipamento BMW foram desenhados e são produzidos para uso duro e constante. A BMW disponibiliza diversas soluções para a bagagem, para que cada um escolha a configuração que mais lhe convenha. No entanto é sempre recomendável que se verifique com a maior atenção se está tudo devidamente acondicionado e posicionado para que durante a viagem não haja imprevistos e para que a moto não circule desequilibrada. No início não se nota mas depois de algumas centenas de quilómetros pode começar a fazer diferença.
Em primeiro lugar e para que não haja dúvidas, uma viagem de moto deve ser gozada ao máximo. Mas se há um factor em que, pelo contrário devemos ser económicos, em vez de generosos... é na bagagem! Quanto menos levar mais fácil será preparar e acondicionar a sua bagagem, o simples gesto de retirar e transportar a bagagem para o hotel depois de um dia de viagem pode tornar-se cansativo... Leve menos, goze mais. O correcto acondicionamento de tudo o que decidiu levar é outro aspecto da maior importância. A BMW tem diversas soluções: top cases, side cases, todas resistentes e à prova de água. São estas as opções que deve considerar porque são as únicas que foram devidamente pensadas para a moto BMW. Escolha a configuração que pretender mas opte por equipamento BMW. E tenha a maior atenção à distribuição da carga. Deve estar colocada no ponto correcto da sua moto.
Por fim, não esquecer a regra de ouro: bagagem pesada sempre em baixo!...
Qualquer motorrader tem as suas prioridades no que toca à escolha de um percurso. Por vezes acontecem aqueles quilómetros adicionais que quer simplesmente ultrapassar e rapidamente para regressar quanto antes ao que a sua moto deseja, sejam estradas sinuosas em percursos montanhosos, longas tiradas com médias rápidas ou trilhos em estradas de terra batida. O que quer que procure tente planear o melhor possível com antecedência e atenção antes de partir e garanta que terá acesso fácil e expedito a informação sobre o percurso sempre que necessite. Pode ser muito perigoso desviar a atenção para consultar um mapa porque não tem a certeza de qual o caminho a seguir. Planeie o trajecto e tente reter o máximo de informação na sua memória para que necessite tanto menos de consultar o seu mapa ou até o GPS. Se optar por mapas é mandatório levar um saco de depósito. Só estes têm um bolso transparente próprio para colocar o mapa no ponto menos desfavorável para consulta em movimento. E onde quer que vá não se esqueça de verificar os níveis de óleo e gasolina da sua moto assegurando que no percurso que escolher encontrará postos para efectuar os necessários reabastecimentos.
Qualquer pessoa tem uma capacidade física específica. Quer em força, quer em resistência. Andar de moto é um prazer - não temos qualquer dúvida sobre isso - mas cansa, longas viagens são cansativas, e a condução de uma moto, mesmo de uma BMW, é mais desgastante do que conduzir um carro. Por isso é vital que efectue o maior número possível de paragens. A contrário, a atenção e os reflexos diminuem e o risco de se confrontar inesperadamente com situações perigosas aumenta. A fadiga pode levá-lo a adormecer subitamente e na moto isto pode ocorrer muito mais rapidamente do que no seu carro. Com riscos consideravelmente superiores. Por isso páre. Recompense-se com diversas paragens mesmo se o seu percurso forem tiradas longas de auto-estrada. Aqui a monotonia pode virar-se contra si... Também a sua moto lhe agradecerá a possibilidade de repor os níveis de energia. Recomendações do Site BMW Motorrad topo
Bagagem e roupa:A maioria das pessoas normalmente leva "coisas" demais nas malas da moto. Não corra o risco de carregar demasiado a sua moto. Até a maior das Tourings tem uma capacidade limitada de carga. Planeie em conformidade. Pense na quantidade mínima de roupa que pode usar por dia. Essa é a quantidade que deve levar. Estude o programa da viagem e veja se vai passar por uma região mais fresca (montanha). Se for o caso terá de levar roupa mais quente para esses dias. Verifique com atenção os hotéis por onde vai passar e onde vai ficar. Muitos têm piscinas e saunas. Sim, a ideia é só descansar. Mas pode saber bem no meio do passeio umas horas de relaxe... Coloque os artigos planos (como calças e camisas) num saco interior para que não fiquem amarrotados. Os artigos de forma mais irregular e volumosos (meias, sapatos, cintos, carregadores de telemóvel, etc.) noutro saco. Os sapatos são óptimos compartimentos para armazenamento dos objectos pequenos como carregadores, etc. Os "necessaires" são volumosos e pesados. Reduza ao mínimo os artigos de higiene que leva consigo. Coloque pequenas quantidades em garrafas plásticas - mais pequenas do que as embalagens originais. Mas não se esqueça que mais de 90% dos hotéis tem sabonetes e champô etc. nas casa de banho. O "saco de depósito" é uma peça de equipamento essencial. Não só permite guardar (e mostrar) mapas e outros documentos que são necessários para a sua viagem como é extremamente útil para colocar um sem número de pequenos objectos que sempre levamos ou reunimos durante a viagem Evite colocar volumes extra por cima das malas da sua moto. Não se esqueça que há sempre um limite de peso imposto pelos fabricantes para a sua bagagem. Como exemplo, as especificações técnicas da BMW indicam um máximo de 10kg para cada mala lateral e 5kg para a top case. Artigo original em "World of BMW" topo |




