Apresentação

Mensagem de boas vindas...é o local ideal para apresentação de novos membros

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Re: Apresentação

Mensagem por amandio » 18 ago 2017 21:19

luiz silva Escreveu:Obrigado Amândio,

ia passando esse detalhe novamente!!

E ao amigo Rui uma boa sorte na busca pela nova montada!!

Abçs
Luiz
Só faz diferença realmente para quem está à procura de usadas. E especificamente a monocilindrica...
De resto é só mera curiosidade.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 19 ago 2017 10:53

Amigo Rui, isto não está fácil!

Subscrevo tudo o que os nossos amigos aqui nos trouxeram, nomeadamente, as informações preciosas do Amândio.

Deixo aqui um pouco da minha experiência, que já é longa, com BMW's boxer de estrada, que foram sempre as minhas preferidas, sempre um pouco contra as "modas" dominantes, mas sempre com um sentido de racionalidade, em 1º lugar.

Isto para não falar de clássicas, que são uma outra paixão, um pouco irracional, e que para isso tenho uma R90S de 1974

Imagem

Em 1992 tive uma R100R Mystic

Imagem

Que foi a última BMW Boxer de carburadores, mas que já tinha a suspensão traseira monobraço Paralever, e que, com o vidro frontal desenhado pela BMW, permitia longas viagens com grande conforto.

Depois tive a R1100RS, uma grande revolução no motor Boxer, 4 válvulas por cilindro, árvore de cames à cabeça e injecção eléctronica, assim como na ciclística, Telelever, Paralever, ABS, etc, e claro, na aerodinâmica.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E com ela fiz vários Lés-a-Lés, passando por todo o lado, e indo a todos os sítios, onde iam as GS's.

Aqui no Lés-a-Lés de 2002, numa altura que ainda era feito em 24h!!

Imagem

À chegada do Lés-a-Lés de 2006, onde se pode ver que, tirando as carenagens, até nas malas, é igual à GS.

Imagem

Em 2007 veio a R1200RT.

Imagem

Imagem

Com a qual, ainda faço sempre os Lés-a-Lés.

O do ano passado foi assim.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E o deste ano foi semelhante.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Só não passou rios a "vau" porque, este ano, estavam todos secos.

Muitos dos meus amigos vão de GS(A), eu continuo a preferir a RT.

Ou então, vou com ela a locais mais distantes.

Imagem

Imagem

Com grandes tiradas de km's por dia.

Por exemplo, a este passeio:

Iberian Coast Tour

Com se pode ver, numa utilização "normal", e tirando as modas, as estradistas Boxer da BMW vão a todo o lado onde vão as GS(A)'s.

Têm a vantagem de terem uma aerodinâmica muito melhor, e por isso serem mais económicas as velocidades mais elevadas e, principalmente, muito mais confortáveis para o condutor e passageio, pois protegem-nos do vento e turbulências, do frio e da chuva, e ainda do ruído provocado pela passagem do vento no capacete.

Se estas qualidades podem não ser tão importantes quando se fazem viagens curtas, são extremamente valiosas quando se fazem viagens, e passeios, de 1.000 km num dia.

São a diferença entre chegar ao final do dia todo "partido", ou ainda estar com disposição para ir dar umas voltas pela "noite" do local onde estamos.

Para GS's míticas, aconselho a, R80G/S, que foi a primeira GS, que até está no Museu da BMW

Imagem

Ou a mesma, na versão Paris/Dakar

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ou então a R1150GSA

Imagem

Um marco na história da fiabilidade e desempenho.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

ruifigueiredo
Membro em Estágio
Registado: 16 ago 2017 11:14
Contacto:

Mensagem por ruifigueiredo » 21 ago 2017 10:22

Muito obrigado pelos esclarecimentos e pelas sugestões.
Como disse, o meu objectivo em me registar aqui no forum tão cedo era precisamente ir conhecendo as potencialidades e principalmente as limitações de cada modelo para poder escolher a minha primeira mota a sério de forma racional e sem arrependimentos. A vossa ajuda tem sido preciosa e do que tenho percorrido no forum o conhecimento sobre cada modelo é imenso.
Daí que já conhecesse a militância activa do José Morgado pelas RT na sua superioridade face às GS, o que acho engraçado e muito saudável. Apesar de não ser bem o tipo de mota que procuro, não vou fechar essa porta. Obrigado pela sugestão e parabéns pelo espírito.

Amândio,
A minha definição da GS: não sendo fantástica em nada, é boa em tudo.
Uma mota boa em tudo, é uma mota fantástica. Eu sou geralmente disruptivo nas minhas escolhas e gosto pouco de modas. Mas neste caso, devo confessar que sigo a manada e adoro o espírito da GS. Desculpe José Morgado.
O meu cunhado, o meu sogro e vários amigos conduzem GS e eu sempre lhes disse que, sendo muito bonitas, é como ter um Defender para fazer auto estrada. Então com pneus de estrada, aquilo deixa mesmo de fazer sentido. Contudo, começo a perceber que a mota se adapta a todas as situações. E se por um lado eu quero a mota para continuar a deslocar-me diariamente para Lisboa, tenho a certeza que vou passar a gostar de dar uma voltinha de vez em quando. E se conseguir que ela saia de estrada e vá para o meio das oliveiras e dos montados, às tantas até vou em viagens de trabalho com ela...

luiz silva
Membro Experiente
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Mensagem por luiz silva » 21 ago 2017 11:38

Como se viu acima no post do Jose Morgado,

a biografia dele e da BMW se confundem!!

Abçs
Luiz

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 21 ago 2017 11:56

Rui as questões que levantas são interessantes.
Tens mota por necessidade e não por gosto de ter mota.
No entanto procuras algo que te possa fazer crescer esse gosto. Curioso e admirável. :D

Realmente a escolha da mota correcta aqui será deveras a pedra chave para que esse gosto e entusiasmo cresça.
Não por ser a melhor do mundo (a palavra do presidente conta muito :mrgreen: ) mas por ser a melhor para si.
E tendo na família 2 exemplos bem próximos com a GS acho que está encaminhado para a sua escolha, mais com o coração.

Quanto à GS, posso contar-lhe aqui um pouco da minha experiência e como a GS me conquistou e não ao contrário.
Desde tenra idade que comecei nas motas, sempre a olhar para a grandes desportivas. As R's e RR's (como as costumo descrever) e quanto mais r's melhor. Cresci a apreciar e a conduzir TZR, YZR, CBR, TDR... eu sei lá....
Até que um dia, num período em que não tinha mota, um amigo me convidou a dar um passeio e emprestou-me uma das motas do pai, uma K1200RS. O passeio foi fantástico e a meio caminho trocamos de mota para a GS1150 dele. Fiquei apanhado.
Ambas BMW, a posição mais descontraída da GS foi o ponto chave. E apesar do seu peso, movia-se com uma agilidade que não tinha experimentado antes....
Passados uns tempos ele quis vender a mota e eu fiquei com ela. 10 anos e quase 110,000kms depois tive de a vender, para grande pena minha.

A GS não tem a mais completa protecção aerodinâmica, mas curva muito bem, devora kms sem dificuldade, consumos na ordem dos 5/6 aos 100, revisões não eram disproporcionais ao contrário do que comenta por aí...
Tem imensa força, e velocidade também, sei que as 1200 chegam aos 200 e a 1150 chega aos 190 (só testado uma vez na Alemanha).
Para mim a mota ideal capaz de enfrentar qualquer estrada ou qualquer adversidade atmosférica que lhe pusesse à frente. A única limitação para as suas capacidades era mesmo eu :roll:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

j luis
Membro Veterano
Registado: 29 dez 2009 20:28
Contacto:

Mensagem por j luis » 07 set 2017 20:48

Bem Vindo ao Fórum do BMW MC PT.
João Luis
Sócio do BMW McP nº 541

BMW R 1200 GS
Honda 1100 XX