Amigo Rui, isto não está fácil!
Subscrevo tudo o que os nossos amigos aqui nos trouxeram, nomeadamente, as informações preciosas do Amândio.
Deixo aqui um pouco da minha experiência, que já é longa, com BMW's boxer de estrada, que foram sempre as minhas preferidas, sempre um pouco contra as "modas" dominantes, mas sempre com um sentido de racionalidade, em 1º lugar.
Isto para não falar de clássicas, que são uma outra paixão, um pouco irracional, e que para isso tenho uma R90S de 1974
Em 1992 tive uma R100R Mystic
Que foi a última BMW Boxer de carburadores, mas que já tinha a suspensão traseira monobraço Paralever, e que, com o vidro frontal desenhado pela BMW, permitia longas viagens com grande conforto.
Depois tive a R1100RS, uma grande revolução no motor Boxer, 4 válvulas por cilindro, árvore de cames à cabeça e injecção eléctronica, assim como na ciclística, Telelever, Paralever, ABS, etc, e claro, na aerodinâmica.
E com ela fiz vários Lés-a-Lés, passando por todo o lado, e indo a todos os sítios, onde iam as GS's.
Aqui no Lés-a-Lés de 2002, numa altura que ainda era feito em 24h!!
À chegada do Lés-a-Lés de 2006, onde se pode ver que, tirando as carenagens, até nas malas, é igual à GS.
Em 2007 veio a R1200RT.
Com a qual, ainda faço sempre os Lés-a-Lés.
O do ano passado foi assim.
E o deste ano foi semelhante.
Só não passou rios a "vau" porque, este ano, estavam todos secos.
Muitos dos meus amigos vão de GS(A), eu continuo a preferir a RT.
Ou então, vou com ela a locais mais distantes.
Com grandes tiradas de km's por dia.
Por exemplo, a este passeio:
Iberian Coast Tour
Com se pode ver, numa utilização "normal", e tirando as modas, as estradistas Boxer da BMW vão a todo o lado onde vão as GS(A)'s.
Têm a vantagem de terem uma aerodinâmica muito melhor, e por isso serem mais económicas as velocidades mais elevadas e, principalmente, muito mais confortáveis para o condutor e passageio, pois protegem-nos do vento e turbulências, do frio e da chuva, e ainda do ruído provocado pela passagem do vento no capacete.
Se estas qualidades podem não ser tão importantes quando se fazem viagens curtas, são extremamente valiosas quando se fazem viagens, e passeios, de 1.000 km num dia.
São a diferença entre chegar ao final do dia todo "partido", ou ainda estar com disposição para ir dar umas voltas pela "noite" do local onde estamos.
Para GS's míticas, aconselho a, R80G/S, que foi a primeira GS, que até está no Museu da BMW
Ou a mesma, na versão Paris/Dakar
Ou então a R1150GSA
Um marco na história da fiabilidade e desempenho.