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MensagemEnviado: 13 Ago 2017 19:43
Bem vindo ao fórum Carlos!

Mostra a tua máquina à malta!

Boas curvas!
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
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MensagemEnviado: 14 Ago 2017 08:15
Bem vindo Carlos ao fórum do BMW McP.

E a mota que tem é uma grande máquina. Parabéns pela aquisicão.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]
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MensagemEnviado: 14 Ago 2017 08:37
luiz silva Escreveu:Amigos,

meu entendimento que os modelos G são de um cilindro e F são de dois cilindros é incorreto?

No caso do vídeo, é o mesmo do modelo que tive, uma G 650GS, de um cilindro.

Abçs
Luiz

Luiz as definicões não estão erradas. Passo a explicar.
Em 1993 a BMW apresentou a F650 com os modelos Funduro e ST. Uma monocilindrica com motor rotax.
A designacão F650 manteve-se com a mota até 2007 com o aparecimento da bicilindrica.

Com o novo motor a letra F passou para as bicilindricas F650 e F800 e mais tarde para a F650 passou a F700.

Entretanto a F650GS que comecou a ser comercializada em 2000, em 2007 passou a ser comercializada como G650GS. Mas gerou-se uma confusão nas nomenclaturas.
Assim em 2008 a BMW revitalizou a monocilindrinca com um novo design e em 2012 um último folego no modelo com a GS Sertão.

No mercado Europeu já não se encontra esta mota e oficialmente a BMW porá fim ao motor monocilindrico este ano (2017) para os mercados americanos e australiano.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

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MensagemEnviado: 14 Ago 2017 11:19
Perfeito Amândio, muito esclarecedor!!

Obrigado, abçs!!
Luiz
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MensagemEnviado: 14 Ago 2017 14:09
Quem não viveu próximo esta situção, facilmente não percebeu o que se passou.

A BMW demorou 1 ano a perceber e a resolver a situação.
E os modelos da 1a geração F650GS (2000/2007) só sairam com o nome G650GS menos de 1 ano.

Em 2008 a nova G650GS de 2008, redesenhada e actualizada em termos mecânicos.
E apesar de utilizar o mesmo motor e partes/peças originais Rotax, o motor já não é produzido pela Austríaca Rotax.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

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MensagemEnviado: 14 Ago 2017 18:14
Amândio,

pois que ficou outra dúvida, já que disseste o milagre mas não o santo!!

Quem monta (ou montou) os motores da G650GS mais atuais?? Já sei que não é Rotax!!

Abçs
Luiz
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MensagemEnviado: 16 Ago 2017 06:46
Inicialmente eram motados pela gigante chinesa Loncin, que primeiro conseguiu o negócio com a Rotax mas depois de 2008 passou a lidar directamente com a BMW, utilizando peças fornecidas pela Rotax.
Mas depois de uma batalha legal sobre a utilização indevida dos motores noutros modelos (coisa que não é novidade naqueles lados) a BMW retirou o negócio e passou para a Kymco em Taiwan (China Formosa).
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

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MensagemEnviado: 16 Ago 2017 11:17
Valeu Amândio!!

É um motor muito fiável, ainda que a BMW tenha feito a opção de não utilizá-lo mais em seus modelos, pode ser utilizado por outros montadores de motas.

Abçs
luiz

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MensagemEnviado: 16 Ago 2017 15:21
Posso mesmo dizer que estes serão os motores de moto mais fiáveis do mercado, não me lembro de qualquer recall ou de alguém se queixar de problemas mecânicos, de facto a base da Rotax faz toda a diferença e atualmente com a Kymco marca também ela bastante fiavel e devidamente enraizada no mercado a garantia de sucesso é mais do que evidente!
ora assim com todas estas mais valias resta aos felizes proprietários gozarem de muitos e bons km com as suas meninas 8)
A vida é muito curta, por isso goza-a com sabedoria!
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MensagemEnviado: 17 Ago 2017 08:30
Sim é verdade.
Desde sempre, ou seja desde 1993 :mrgreen: , quando apareceram as primeiras Funduro e ST, que este motor se revelou uma força a combater a concorrência. Pela sua fiabilidade e durabilidade.
Não é a toa que ainda se vêm tantas ST e Funduros a rolar por aí. O mesmo não se pode dizer de outras motas do mesmo período.

Já agora uma pequena peça de trivia: o mesmo motor era utilizado pela Aprilia Pegaso, aliás as F650 eram montadas pela a Aprilia em Itália.
Mas como os componentes eram fornecidos pala BMW e não eram comuns entre as duas motas. As BMW ainda circulam por aí e as aprilia são raras...
Com o lançamento da F650GS em 2000, a montagem das F passou a ser feita pela BMW e introduziu injecção directa, catalizador, ABS, sendo que os motores continuavam a ser fornecidos pela Rotax.
Amândio de Aveiro
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