Apresentação
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- abbocath
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Re: Apresentação
Bem vindo ao fórum Carlos!
Mostra a tua máquina à malta!
Boas curvas!
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Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
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- amandio
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Re: Apresentação
Bem vindo Carlos ao fórum do BMW McP.
E a mota que tem é uma grande máquina. Parabéns pela aquisicão.
E a mota que tem é uma grande máquina. Parabéns pela aquisicão.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]
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- amandio
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Re: Apresentação
Luiz as definicões não estão erradas. Passo a explicar.luiz silva Escreveu:Amigos,
meu entendimento que os modelos G são de um cilindro e F são de dois cilindros é incorreto?
No caso do vídeo, é o mesmo do modelo que tive, uma G 650GS, de um cilindro.
Abçs
Luiz
Em 1993 a BMW apresentou a F650 com os modelos Funduro e ST. Uma monocilindrica com motor rotax.
A designacão F650 manteve-se com a mota até 2007 com o aparecimento da bicilindrica.
Com o novo motor a letra F passou para as bicilindricas F650 e F800 e mais tarde para a F650 passou a F700.
Entretanto a F650GS que comecou a ser comercializada em 2000, em 2007 passou a ser comercializada como G650GS. Mas gerou-se uma confusão nas nomenclaturas.
Assim em 2008 a BMW revitalizou a monocilindrinca com um novo design e em 2012 um último folego no modelo com a GS Sertão.
No mercado Europeu já não se encontra esta mota e oficialmente a BMW porá fim ao motor monocilindrico este ano (2017) para os mercados americanos e australiano.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
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Re: Apresentação
Perfeito Amândio, muito esclarecedor!!
Obrigado, abçs!!
Luiz
Obrigado, abçs!!
Luiz
- amandio
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Re: Apresentação
Quem não viveu próximo esta situção, facilmente não percebeu o que se passou.
A BMW demorou 1 ano a perceber e a resolver a situação.
E os modelos da 1a geração F650GS (2000/2007) só sairam com o nome G650GS menos de 1 ano.
Em 2008 a nova G650GS de 2008, redesenhada e actualizada em termos mecânicos.
E apesar de utilizar o mesmo motor e partes/peças originais Rotax, o motor já não é produzido pela Austríaca Rotax.
A BMW demorou 1 ano a perceber e a resolver a situação.
E os modelos da 1a geração F650GS (2000/2007) só sairam com o nome G650GS menos de 1 ano.
Em 2008 a nova G650GS de 2008, redesenhada e actualizada em termos mecânicos.
E apesar de utilizar o mesmo motor e partes/peças originais Rotax, o motor já não é produzido pela Austríaca Rotax.
Amândio de Aveiro
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Re: Apresentação
Amândio,
pois que ficou outra dúvida, já que disseste o milagre mas não o santo!!
Quem monta (ou montou) os motores da G650GS mais atuais?? Já sei que não é Rotax!!
Abçs
Luiz
pois que ficou outra dúvida, já que disseste o milagre mas não o santo!!
Quem monta (ou montou) os motores da G650GS mais atuais?? Já sei que não é Rotax!!
Abçs
Luiz
- amandio
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Re: Apresentação
Inicialmente eram motados pela gigante chinesa Loncin, que primeiro conseguiu o negócio com a Rotax mas depois de 2008 passou a lidar directamente com a BMW, utilizando peças fornecidas pela Rotax.
Mas depois de uma batalha legal sobre a utilização indevida dos motores noutros modelos (coisa que não é novidade naqueles lados) a BMW retirou o negócio e passou para a Kymco em Taiwan (China Formosa).
Mas depois de uma batalha legal sobre a utilização indevida dos motores noutros modelos (coisa que não é novidade naqueles lados) a BMW retirou o negócio e passou para a Kymco em Taiwan (China Formosa).
Amândio de Aveiro
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Re: Apresentação
Valeu Amândio!!
É um motor muito fiável, ainda que a BMW tenha feito a opção de não utilizá-lo mais em seus modelos, pode ser utilizado por outros montadores de motas.
Abçs
luiz
É um motor muito fiável, ainda que a BMW tenha feito a opção de não utilizá-lo mais em seus modelos, pode ser utilizado por outros montadores de motas.
Abçs
luiz
Re: Apresentação
Posso mesmo dizer que estes serão os motores de moto mais fiáveis do mercado, não me lembro de qualquer recall ou de alguém se queixar de problemas mecânicos, de facto a base da Rotax faz toda a diferença e atualmente com a Kymco marca também ela bastante fiavel e devidamente enraizada no mercado a garantia de sucesso é mais do que evidente!
ora assim com todas estas mais valias resta aos felizes proprietários gozarem de muitos e bons km com as suas meninas
ora assim com todas estas mais valias resta aos felizes proprietários gozarem de muitos e bons km com as suas meninas

A vida é muito curta, por isso goza-a com sabedoria!
- amandio
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Re: Apresentação
Sim é verdade.
Desde sempre, ou seja desde 1993
, quando apareceram as primeiras Funduro e ST, que este motor se revelou uma força a combater a concorrência. Pela sua fiabilidade e durabilidade.
Não é a toa que ainda se vêm tantas ST e Funduros a rolar por aí. O mesmo não se pode dizer de outras motas do mesmo período.
Já agora uma pequena peça de trivia: o mesmo motor era utilizado pela Aprilia Pegaso, aliás as F650 eram montadas pela a Aprilia em Itália.
Mas como os componentes eram fornecidos pala BMW e não eram comuns entre as duas motas. As BMW ainda circulam por aí e as aprilia são raras...
Com o lançamento da F650GS em 2000, a montagem das F passou a ser feita pela BMW e introduziu injecção directa, catalizador, ABS, sendo que os motores continuavam a ser fornecidos pela Rotax.
Desde sempre, ou seja desde 1993

Não é a toa que ainda se vêm tantas ST e Funduros a rolar por aí. O mesmo não se pode dizer de outras motas do mesmo período.
Já agora uma pequena peça de trivia: o mesmo motor era utilizado pela Aprilia Pegaso, aliás as F650 eram montadas pela a Aprilia em Itália.
Mas como os componentes eram fornecidos pala BMW e não eram comuns entre as duas motas. As BMW ainda circulam por aí e as aprilia são raras...
Com o lançamento da F650GS em 2000, a montagem das F passou a ser feita pela BMW e introduziu injecção directa, catalizador, ABS, sendo que os motores continuavam a ser fornecidos pela Rotax.
Amândio de Aveiro
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