Como andar de moto em grupo

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jorgelamileal
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Como andar de moto em grupo

Mensagem por jorgelamileal » 01 out 2009 22:46

Depois de muito discutir sobre como andar de moto em grupo… aqui existem algumas "normas"… é necessário, com a prática e experiência, não só interiorizar este conjunto de directrizes básicas, como criar um modelo que possa ir evoluindo e sirva para quem entra no grupo conhecer as regras pelas quais nos orientamos. Claro que a ideia não é ter uma “constituição”, nem estanque, nem de tal forma “normativa” que tire o prazer de andar de moto ou obrigue a horas de estudo, retiradas do fórum ou do planeamento de passeios e viagens. 8)

Esta ideia de relançar este tema prende-se com o EBMWR2009, já que quando partimos em grupo, enviamos um conjunto de regras básicas para o e-mail dos 10 condutores que fizeram o percurso de ida, indicando também as paragens, a “grelha” de partida e o percurso (usando o Google Earth e um formato para Garmin). Senti que o grupo correspondeu e teve sempre presente estas regras. Facilitou a gestão de um grupo de 10 motos por algumas centenas de quilómetros, entre auto-estrada e estradas nacionais espanholas.

Aqui fica a “carta” inicial, com mais alguns acrescentos. Muitas são nossas “velhas” conhecidas, mas não deixam de merecer a nossa reflexão e sobretudo – isto é o que vos proponho – melhorá-las para podermos construir, porque não, uma espécie de manual on-line de “Como andar de moto em grupo – uma perspectiva do BMW McP”.

As regras:

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Andar de moto em grupo
- algumas regras -

:arrow: Os contactos telefónicos devem ser partilhados entre todos os condutores e penduras, para qualquer eventualidade (devem ser gravados antecedidos do “+351”, caso a viagem seja num outro País ou mesmo junto à fronteira, onde por vezes o sinal principal é de um operador espanhol).

:arrow: Cada um preocupa-se apenas com quem vem imediatamente atrás de si. Se deixar de o ver, abranda e, no limite, pára (se tiver condições para isso); em auto-estrada abranda abaixo dos 100 km/ hora para reduzir a velocidade do grupo (ou mais, se achar conveniente, mas nunca abaixo dos 60 km/ horas, por questões de segurança). Se uns quilómetros depois o grupo não estiver ainda completo, sinaliza e ultrapassa, tomando o lugar do road leader, encostando na estação de serviço seguinte. O road leader decidirá o que fazer quando o grupo estiver parado. A moto ou grupo de motos que ficou para trás, segue até à estação de serviço seguinte, caso não esteja lá o restante grupo, segue até à próxima e assim sucessivamente – pode acontecer que o grupo só se aperceba, ou tenha condições de encostar, duas ou mais estações depois. Em caso de acidente ou outro tipo de paragem forçada mais prolongada, quando possível, deve(m) contactar imediatamente o road leader, que responderá à chamada quando lhe for possível (em segurança).

:arrow: As posições na caravana são estudadas em função do tipo de moto e das características de condução de cada um. Os condutores que forem iniciados no grupo devem seguir imediatamente depois do road leader. Ao ser atribuída uma posição, a mesma é mantida sempre, quer na ida, quer no regresso. Se à saída de uma paragem não for possível entrar na posição certa, vai ultrapassando o grupo (em segurança), até chegar ao lugar atribuído.

:arrow: Os grupos acima de 6/8 motos são partidos em dois, quando em número impar, o grupo da frente será o maior. Existirá sempre um road leader e um back leader por cada sub-grupo.

:arrow: Tanto quanto possível, o road leader mantém sempre uma velocidade estável (quando existir cruise control e for seguro utilizá-lo, nomeadamente em auto-estradas, deve ser utilizado, por forma a que se mantenha uma velocidade constante).

:arrow: O abastecimento é tido em conta na organização dos percursos/ paragens e sempre pela moto com menor autonomia. Se por qualquer motivo alguém necessitar de efectuar um abastecimento extra, deve sair da fila, assinalando antecipadamente a ultrapassagem, colocando-se na frente do road leader (sempre em segurança), liderando o grupo até à próxima estação de serviço. Quando regressar à estrada, retoma o seu lugar.

:arrow: Se por qualquer motivo o grupo se partir numa saída para abastecimento, o grupo de trás toma a dianteira até à próxima estação de serviço e o restante grupo regressa logo à estrada e segue até à estação seguinte, onde todos farão o abastecimento. Nunca se faz o abastecimento sem que todo o grupo esteja reunido.

:arrow: Nas paragens para abastecimento, que são previamente fornecidas ao grupo (tanto quanto possível com as coordenadas GPS e/ ou marcadas num mapa), todas as motos devem atestar o depósito, no sentido de manter uma autonomia homogénea até ao próximo abastecimento. As paragens são estudadas em função da moto com menor autonomia, com uma margem mínima de 50/70 km. Para viagens acima de 400 km, a regra será efectuar paragens a cada 250/300 km ou 2 horas de viagem, o que acontecer primeiro.

:arrow: Se deixar de ver a moto anterior por qualquer motivo, nunca voltar para trás. Isso caberá, no limite, ao road leader. O back leader garante que ninguém se perde, impedindo que o grupo se desagregue. Na saída de cada paragem, retomar a posição definida na grelha definida inicialmente. Nunca ultrapassar alguém do grupo. Nunca sair da sua posição sem motivo válido. As coordenadas das paragens permitem que se uma parte do grupo ficar para trás, possa reagrupar, na pior das hipóteses, nesses pontos.

:arrow: No sentido de captar imagens/ filmes da caravana, caso seja necessário sair do lugar designado, deve ser previamente combinado com o road leader, antes da viagem começar ou numa paragem, para que todos percebam o motivo e para que se consiga gerir a caravana.

:arrow: Assinalar sempre a mudança de faixa ou ultrapassagem com pisca.

:arrow: Em zonas com semáforos, tentar manter a coesão do grupo, evitando passar nos “laranjas” e prever possíveis vermelhos, especialmente o road leader. Não será necessário passar com o sinal vermelho, já que o grupo reduz a marcha até que a coesão esteja reposta. Se não ocorrer uma mudança de direcção depois do semáforo, a caravana não pára, apenas reduz até que o último aviste o resto da caravana, dando sinal para que o road leader aumente para a velocidade de cruzeiro. Se for necessário mudar de direcção, o último pára antes do cruzamento/ entroncamento até perceber que quem vem atrás está a fazer pisca para virar. Entretanto a caravana reduziu a velocidade, até ao reagrupamento (esta regra aplica-se sempre que ocorrer uma mudança de direcção, independentemente de existirem semáforos).

:arrow: Manter sempre uma distância de segurança, mas evitar um distanciamento demasiado grande. Uma distância de 5 metros numa caravana com 10 motos implica 50 metros de motos. Em estrada ou auto-estrada, devemos sempre circular alternadamente. O road leader estabelece a sua posição, mantendo-a ao longo da viagem. Se este circular mais junto à berma, quem vem depois segue mais próximo ao eixo da via e o seguinte mais próximo da guia ou limite esquerdo da estrada e assim sucessivamente até ao back leader. Esta regra permite manter a caravana compacta, com uma distância de segurança. Facilita também as travagens, já que contamos com o dobro do espaço. Em caso de travagem, usar o espaço em frente e nunca cruzar para qualquer dos lados, pois esse espaço é de quem vem atrás.

:arrow: Em auto-estrada com mais movimento ou caso existam carros em posição de ultrapassar, para evitar cortar a caravana, o road leader efectua o pisca e o back leader abre o pisca e, em segurança, corta a traseira da caravana, impedindo que carros se metam no meio da caravana. O back leader pode também antecipar as ultrapassagens, fechando logo a faixa mais à esquerda, para que o road leader consiga gerir a ultrapassagem do grupo em segurança.

:arrow: O ritmo deverá ser dentro dos limites de velocidade, devendo no entanto não ser muito lento. Em auto-estrada manter uma velocidade constante, que todos possam seguir, previamente negociada com o grupo.

:arrow: O road leader e o back leader devem usar GPS, com as coordenadas quer das paragens, quer do percurso (previamente carregados). Estes ficheiros serão distribuídos por e-mail, antecipadamente, a todos. O road leader e back leader devem acompanhar-se de um mapa em papel, para o caso de ser necessário.

:arrow: Em caso de previsão de chuva (especialmente forte ou continuada), para evitar paragens desnecessárias, o equipamento deve ser impermeável. As paragens para vestir fato de chuva e, logo à frente, despir o fato de chuva são desaconselhadas. Um bom equipamento impermeável é essencial a quem gosta de viajar de moto.

:arrow: Em caso de alteração do fuso horário, as horas combinadas (assim como as horas de reunião ao pequeno-almoço ou para refeições, fora dos trajectos) são sempre GMT (Greenwich Mean Time; corresponde às horas de Portugal). Isto evita confusões e mal entendidos, até porque ninguém adianta o relógio da moto.

:arrow: Nas horas de saída não existe tolerância. As horas combinadas são de saída, equipados, atestados, se for caso disso, e prontos a sair.

:arrow: Antes de cada passeio deve existir sempre um briefing, tocando resumidamente nestes tópicos aqui expostos, mais os assuntos que sejam relevantes para cada passeio em particular.

Mais algumas sugestões:

:arrow: Levar sempre uma chave extra. Podem trocar com outros membros do grupo ou com a pendura. Evita todos os inconvenientes associados à perda ou roubo da chave.

:arrow: Levar num dos bolsos do casaco, um rectângulo de papel plastificado com o tipo de sangue, alergias e medicação tomada (em caso disso), contactos de familiares ou amigos (extra grupo), assim como o contacto do Helpdesk BMW McP e do road leader (este até pode ser colocado com caneta de acetato, permitindo apagar e colocar outro, caso mude de um passeio para o outro).

:arrow: Digitalizar os documentos da moto (título registo propriedade/ livrete ou documento único e a carta verde do seguro) e pessoais (carta de condução, bilhete de identidade/ cartão do cidadão e cartão de saúde/ seguro de saúde) e arquivar no e-mail. Em caso de necessidade basta usar um computador em qualquer hotel/ cyber café e aceder aos mesmos. É boa ideia digitalizar os cartões bancários (crédito e débito) para o caso de furto ou roubo dos cartões (levar sempre o número de telefone para cancelamento/ colocação de cartões em lista negra, para o caso de ser necessário).

:arrow: A temperatura do corpo pode baixar drasticamente no decurso de um determinado percurso. É importante estudar as condições meteorológicas, usando um equipamento adaptado às condições climáticas esperadas, assim como roupa interior e protecções.

:arrow: Aconselha-se a verificação do nível de óleo e a pressão dos pneus antes de uma viagem ou passeio. Se a viagem for longa, deve-se ainda verificar se os quilómetros a fazer ficam dentro da próxima revisão (caso contrário fazer uma revisão antecipada ou preventiva), assim como uma previsão de desgaste de pneus. As especificações de óleo das nossas motos não são fáceis de encontrar nas estações de serviço. Sugere-se levar uma embalagem com ¼ ou ½ litro de óleo ou pelo menos que algumas pessoas do grupo levem óleo para o caso de emergência.

:arrow: Aconselha-se que algumas pessoas do grupo levem medicamentos (antipiréticos, antidiarreicos, pensos rápidos, soluções desinfectantes, etc.) que possam partilhar em caso de necessidade. Todos devem, no entanto, prever as necessidades de medicação em função da sua saúde habitual, levando um stock suficiente para os dias da viagem, evitando paragens em farmácias.

:arrow: Se existirem doentes crónicos informar o grupo ou pelo menos o road leader das principais limitações ou necessidades, caso existam. As pessoas medicadas devem levar uma receita extra ou pelo menos a embalagem ou princípio activo, para o caso de ser necessário comprar mais medicação.

:arrow: O road leader deve levar os contactos de assistência BMW das zonas de passagem e os números de apoio dos concessionários das auto-estradas que estiverem programadas (para o caso de alguma eventualidade).

:arrow: As malas devem ter um peso equilibrado entre si. Quando as fizer e antes de as colocar na moto, pesar ou, pelo menos, tentar perceber o respectivo equilíbrio (pegar nas malas, uma em cada mão, é uma boa solução para perceber o equilíbrio).

:arrow: Quando possível, deixar a topcase para os objectos que requerem acesso mais constante, como por exemplo a máquina fotográfica, medicamentos ou água.

:arrow: Numa viagem maior, levar uma pequena embalagem, que feche hermeticamente, com detergente para lavagem manual de roupa, para o caso de ser necessário lavar alguma coisa como meias, roupa interior ou outra.

:arrow: Apesar dos hotéis, em regra, disponibilizarem champô e sabonete nos quartos, levar, para uma qualquer eventualidade, uma pequena porção destes (mini-embalagens são uma boa solução).

:arrow: Alguns itens a levar numa viagem grande: kit reparação de furos, kit básico de ferramentas, manual da moto, pano de limpeza, kit lâmpadas extra (de farolim, piscas e pelo menos dos médios), fita adesiva (tape), “tubo de aquário” para dar/ receber gasolina, abraçadeiras de plástico, GPS (se possível logo com os waypoints a visitar e hotéis onde ficar), mapas em papel, sacos de plástico (para roupa suja ou molhada, lixo, etc.), telemóvel e carregador, lanterna, kit de costura (agulha e algumas linhas), gaze, desinfectante tópico, pensos rápidos, batom para cieiro, protector solar, pomada para queimaduras, anti-pirético, anti-histamínico, anti-diarreico, antiácido e solução de álcool em gel (lavagem das mãos).

:arrow: Levar sempre dinheiro (cash) para 2 dias de despesas e só usar em caso de necessidade, designadamente quando não existir a possibilidade de pagamento electrónico/ cartões. Separar o dinheiro em lotes e distribuir pela bagagem e casacos.


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O desafio está lançado… vamos melhorar este documento?? :wink:
Última edição por jorgelamileal em 06 out 2009 21:37, editado 1 vez no total.
Jorge Lami Leal
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rpacheco
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Re: Como andar de moto em grupo

Mensagem por rpacheco » 02 out 2009 09:05

..... Boa! Agora é "montar" o "documento" em folhas A5, e "coloca-lo" no "Road-Book" :idea: :mrgreen:
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Um abraço e boas curvas
Rui Pacheco
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Eduardo
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Re: Como andar de moto em grupo

Mensagem por Eduardo » 02 out 2009 10:54

Jorge, antes de acrescentar mais linhas ao óptimo trabalho feito por ti, tenho de dizer que deveria ser posto em prática tudo isso.

Mesmo assim acrescento mais um tópico:

:arrow: Antes de cada passeio deve existir sempre um briefing, tocando resumidamente nestes tópicos aqui expostos por ti e mais alguns assuntos que sejam relevantes para cada passeio em particular.

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rpacheco
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Re: Como andar de moto em grupo

Mensagem por rpacheco » 02 out 2009 11:02

Eduardo David e Silva Escreveu:Jorge, antes de acrescentar mais linhas ao óptimo trabalho feito por ti, tenho de dizer que deveria ser posto em prática tudo isso.

Mesmo assim acrescento mais um tópico:

:arrow: Antes de cada passeio deve existir sempre um briefing, tocando resumidamente nestes tópicos aqui expostos por ti e mais alguns assuntos que sejam relevantes para cada passeio em particular.
Eduardo, o "briefing" que tu referes já ocorre em muitos dos passeios (na maioria, como tu bem sabes), mas talvez por não ser tão exaustivo ou por alguns "não o levarem tão a sério", por vezes acontecem "coisas menos correctas" ou "dispensáveis" à cordialidade e respeito mutuo que tem que existir em todos nós.

Mas uma coisa é certa, e transcrevo aqui o que me disse um amigo meu: "... ainda assim, e no meio de tanta mota que circula nas estradas, os condutores de motas BMW são um exemplo de cavalheirismo e boa educação!...".... claro que fiquei todo satisfeito ao ouvir tal coisa :D
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Um abraço e boas curvas
Rui Pacheco
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Re: Como andar de moto em grupo

Mensagem por pbastos » 02 out 2009 17:02

Jorge,

Excelente documento!
Eu que não tenho experiência em viagens de mota em grupo (tenho o tal "recorde" de Lisboa-Algarve) gostei bastante do detalhe (coisas simples mas que fazem todo o sentido).

Obrigado,

Pedro
Pedro Bastos
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joaopedro
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Re: Como andar de moto em grupo

Mensagem por joaopedro » 02 out 2009 18:28

Vale a pena "perder" um pouco de tempo a ler estas recomendações antes de partir para uma viagem em grupo :wink:
Quanto a acrescentar algo, nada me ocorre, parece-me que está ali tudo, ou quase. :wink:
João Pedro Caldeira
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Sócio nº 273

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Miguel Rodrigues
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Re: Como andar de moto em grupo

Mensagem por Miguel Rodrigues » 02 out 2009 21:32

Excelente!
Agora basta-nos continuar a criar oportunidades para todas as semanas podermos demonstrar que queremos e sabemos por todos estes princípios em práctica!
Sócio nº 337
R1200GSA - R1200C
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jpgoncalves
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Re: Como andar de moto em grupo

Mensagem por jpgoncalves » 02 out 2009 23:03

Excelente documento, quer nos topicos quer no detalhe!
João Paulo Gonçalves
Sócio nº 265
(BMW R1200GSA)

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JMatias
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Re: Como andar de moto em grupo

Mensagem por JMatias » 03 out 2009 19:32

Tem muito bom ar.
Vou imprimir e ler, com atenção :)
Obg pela partilha Jorge. Já andas por aqui?
ZÉ MATIAS
SÓCIO Nº 460
BMW R1200GSA Smoke Grey
YAMAHA WR 450 F
BMW R1200 GS... BRANCA

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PJosevsa
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Re: Como andar de moto em grupo

Mensagem por PJosevsa » 03 out 2009 20:09

Xi...

Vou ser sincero.
Não li, nem vou ler.
Vou esperar que saia a versão 1.0 em MP3.

É que assim dá para ouvir no midland, ou no cardo.
Para voltar a ser Sincero, é mesmo para ouvir no iphone enquanto eu passo a roupa a ferro.
Bom trabalho de casa Jorge.
Um Abraço
Boas CurvIas
Pedro Sampaio - Atouguia da Baleia - R1200GS Amarela 2005
Sócio nº147

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