BMW Motoclube - Maioridade assumida

Espaço para os sócios e simpatizantes, trocarem mensagens relacionadas com o Clube e suas actividades.

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

rcunha
Membro Regular
Registado: 26 fev 2008 10:24
Contacto:

BMW Motoclube - Maioridade assumida

Mensagem por rcunha » 10 mar 2011 18:02

As organizações devem ser repensadas permanentemente de forma a terem uma evolução consistente e constante. Deve ter a Visão, a Missão e os Objectivos definidos de forma clara e que traduzam o empenho e a vontade dos envolvidos no processo.
O BMW Motoclube foi criado com sendo diferente dos demais. Não basta ter uma BMW e fazer uns quantos quilómetros por ano. O elitismo dos seus associados, que deve ser interpretado como excelência, baseia-se na postura e na aptência para adquirir e transmitir o saber científico e cultural. O pretexto de um encontro ou passeio deve agregar, sempre que possivel, actividades de enriquecimento pessoal e colectivo.
O desafio que lanço neste post é o de que, com base nas premissas da fundação do Motoclube, se possam criar/repensar a Visão, a Missão e os Objectivos traçando assim as linhas orientadoras da nossa organização. Só desta forma seremos efectivamente diferentes dos demais, mas pela excelência.

Rodrigo
Motociclista
Sócio 193
F800GS

ruatara
Membro Sénior
Registado: 11 ago 2009 11:06
Contacto:

Re: BMW Motoclube - Maioridade assumida

Mensagem por ruatara » 10 mar 2011 20:28

Boa tarde Rodrigo,

Gostei do tema.
Sinto que a nossa diferença enquanto Organização deve ser marcada e marcante pela positiva.
Não sou defensor da palavra "Elite"e suas derivações, pois tenho observado o seu conceito flutuar ao longo dos anos, adquirindo por vezes contornos com os quais não gosto de me identificar.
A evolução é a chave da sobrevivência, Darwin ensinou-nos isso. E um Clube mesmo que exclusivo não será excepção.
A definição global dos conceitos da Visão, da Missão e os Objectivos do Clube contribuirão certamente para criar laços mais vincados entre os seus associados, unindo-os ainda mais em torno do que sentem ser uma postura e fim comuns.
Ressalvo no entanto que uma vez que se trata de um Clube com reconhecimento oficial da Marca existem determinados imperativos nessas definições que não poderão ser ignorados. Ao abrigo dessa filiação existem algumas definições que são incontornáveis, e que a fazer algo à semelhança do que propões deverão ser tidas em conta.
A BMW AG, através da sua representada International BMW Club Association, e do International Council of BMW Clubs definiram uma estrutura organizacional que define os princípios que vinculam e delimitam o âmbito das actividades dos Clubes. Através desta colaboração visa acentuar os valores emocionais e ideais da Marca, que não podem ser usados directamente como peso para comparação directa com quaisquer outras marcas. Em linha com o seu próprio desejo de criar compromisso com a Marca e lealdade à mesma, servindo de intermediários entre a BMW e o público, os Clubes assumem o compromisso de guiar todas as suas acções e actividades pelos valores da BMW: Dinamismo, enquanto atitude mental, competitividade e desportivismo.
Inovação, tal como reflectida na história da Marca, criatividade e visão.
Estética, no design, funcionalidade e estilo individual.
Existem muitos outros requisitos de acção, mas penso que estes são os que melhor definirão o que seria de ter em conta na definição dos conceitos que referes.
Espero ter ajudado,
Abr,
Ribeiro
Motorrader 476______________
um homem vale pelo que vale aos outros...
Sempre haverá novas fronteiras, enquanto não limitarmos os nossos sonhos...
Facebook
/ rmrribeiro@gmail.com

j luis
Membro Veterano
Registado: 29 dez 2009 20:28
Contacto:

Mensagem por j luis » 10 mar 2011 21:35

rcunha Escreveu: Não basta ter uma BMW e fazer uns quantos quilómetros por ano.

Pronto, já fui..... :shock:
João Luis
Sócio do BMW McP nº 541

BMW R 1200 GS
Honda 1100 XX

j luis
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por j luis » 10 mar 2011 21:38

ruatara Escreveu:
A definição global dos conceitos da Visão, da Missão e os Objectivos do Clube contribuirão certamente para criar laços mais vincados entre os seus associados
Será por causa disso que sem conhecer rigorosamente ninguem aqui do clube pouco mais de um ano depois de me registar já sou sócio e já fiz uns bons quilometros convosco, malta porreira...apesar de elitista :mrgreen: ???
João Luis
Sócio do BMW McP nº 541

BMW R 1200 GS
Honda 1100 XX

ruatara
Membro Sénior
Registado: 11 ago 2009 11:06
Contacto:

Mensagem por ruatara » 10 mar 2011 21:51

È o espirito que conta J luis, o espírito.... :mrgreen: :mrgreen:
Ribeiro
Motorrader 476______________
um homem vale pelo que vale aos outros...
Sempre haverá novas fronteiras, enquanto não limitarmos os nossos sonhos...
Facebook
/ rmrribeiro@gmail.com

j luis
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por j luis » 10 mar 2011 22:14

ruatara Escreveu:È o espirito que conta J luis, o espírito.... :mrgreen: :mrgreen:
Espiritos é no dia 19 de Março, Certo? :mrgreen:
João Luis
Sócio do BMW McP nº 541

BMW R 1200 GS
Honda 1100 XX

Miguel Rodrigues
Membro Experiente
Registado: 09 ago 2008 22:36
Contacto:

Mensagem por Miguel Rodrigues » 10 mar 2011 22:24

rcunha Escreveu:As organizações devem ser repensadas permanentemente de forma a terem uma evolução consistente e constante. Deve ter a Visão, a Missão e os Objectivos definidos de forma clara e que traduzam o empenho e a vontade dos envolvidos no processo.
O BMW Motoclube foi criado com sendo diferente dos demais. Não basta ter uma BMW e fazer uns quantos quilómetros por ano. O elitismo dos seus associados, que deve ser interpretado como excelência, baseia-se na postura e na aptência para adquirir e transmitir o saber científico e cultural. O pretexto de um encontro ou passeio deve agregar, sempre que possivel, actividades de enriquecimento pessoal e colectivo.
O desafio que lanço neste post é o de que, com base nas premissas da fundação do Motoclube, se possam criar/repensar a Visão, a Missão e os Objectivos traçando assim as linhas orientadoras da nossa organização. Só desta forma seremos efectivamente diferentes dos demais, mas pela excelência.

Rodrigo
Rodrigo,
Gostei de ler o teu post. Achei a iniciativa salutar, necessária, e de uma forma geral até me identifico com o que escreves, no entanto:
Fiquei sem perceber em concreto o alcance e contornos das medidas que propões.
Sócio nº 337
R1200GSA - R1200C
Albuns de fotos

PauloAzevedo
Membro Experiente
Registado: 05 nov 2007 14:16
Contacto:

Mensagem por PauloAzevedo » 10 mar 2011 22:39

rcunha Escreveu:O desafio que lanço neste post é o de que, com base nas premissas da fundação do Motoclube, se possam criar/repensar a Visão, a Missão e os Objectivos traçando assim as linhas orientadoras da nossa organização. Só desta forma seremos efectivamente diferentes dos demais, mas pela excelência.

Rodrigo
Rodrigo,

Permite-me destacar: Diferentes dos demais!

Não me vou alongar em divagações, já o fiz anteriormente sobre aquilo que me trouxe até ao BMW McP. Diferente!

Missão, Visão e Objectivos que criem valor para o clube e para a sua envolvente. Que identifiquem claramente o BMW McP em todas as dimensões ao longo do tempo.

Um abraço,

Paulo
Última edição por PauloAzevedo em 10 mar 2011 22:46, editado 1 vez no total.
R1200RT - Regina
R65R

"A minha moto só tem uma côr, azul e branca"

Miguel Rodrigues
Membro Experiente
Registado: 09 ago 2008 22:36
Contacto:

Mensagem por Miguel Rodrigues » 10 mar 2011 22:44

Ainda sem ter a certeza absoluta de estar a perceber o alcance, cada vez me parece estar mais de acordo com a ideia base subjacente à criação deste post!

Desenvolvam lá o que concretamente têm em mente :wink:
Sócio nº 337
R1200GSA - R1200C
Albuns de fotos

joaquim
Membro Júnior
Registado: 10 out 2010 23:42
Contacto:

Mensagem por joaquim » 11 mar 2011 00:11

Boa noite:

Sou sócio do BMW McP há pouco tempo e o que me levou a sê-lo foi a identificação entre a minha excelente mota e o Clube homónimo. Muitos clubes existem e muitos fisicamente bem mais perto de minha residência, em alguns dos quais estão amigos meus. Mas optei pelo BMW McP e ainda não me arrependi porque tenho conhecido muitas pessoas muito boas, bons amigos, também tenho conhecido coisas que se estivesse noutro clube talvez também as conhecesse ou não. Mas é sobretudo pelas pessoas e pelos vínculos que se vão consolidando que cá vou permanecendo e com muito gosto. Mas partilho da ideia do amigo Rodrigo: não basta encher depósito, rolar, parar para comer e regressar mais uma vez rolando. Gosto muito de rolar e a mota que tenho/temos (GS) dá-nos muita satisfação e só dá vontade de rolar. Mas há que pôr freios nos cavalos!! Há que desfrutar do caminho, mas também do destino que se quer culturalmente enriquecedor para os participantes. Fazer das viagens um meio para algo maior: melhorar o nosso conhecimento, a nossa cultura, o nosso entendimento do mundo em geral e, enfim, tornarmo-nos melhores do que aquilo que já somos. A marca BMW tem-no conseguido!
Abraço.
Sócio nº 526 Joaquim Teixeira
R1200GS branca (papa-léguas)

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante