Situação da Madeira

Espaço para os sócios e simpatizantes, trocarem mensagens relacionadas com o Clube e suas actividades.

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

MHQC
Membro Veterano
Registado: 06 jan 2008 21:50
Contacto:

Re: Situação da Madeira

Mensagem por MHQC » 22 fev 2010 11:11

Amândio,

Obrigado, pela tua informação que alivia a nossa preocupação.
Vai dando notícias

1Abraço,
‘A motobike called K1200S? Isn’t that asking for trouble?’

MHQC, K1200S'06
Sócio 197

pbastos
Membro Sénior
Registado: 24 ago 2009 22:36
Contacto:

Mensagem por pbastos » 22 fev 2010 11:20

Também expresso, por esta via, toda a solidariedade para com as pessoas que vivem na Madeira.
Espero um rápido regresso à possivel normalidade.
Obrigado pelas notícias.
Pedro Bastos
R 1200 GS - 09 (cinza/preto)
Sócio nº 465

carlos.coelho
Membro Júnior
Registado: 22 mai 2009 14:22
Contacto:

Mensagem por carlos.coelho » 22 fev 2010 19:01

Sei que há muito pouco que nós aqui possamos fazer para ajudar...
Estive na Madeira há pouco tempo e choca-me que toda a beleza e encanto da ilha tenham sido catigados desta maneira.

Um abraço de solidariedade.
Carlos Coelho

joaopedro
Membro Veterano
Registado: 02 jun 2008 17:20
Contacto:

Mensagem por joaopedro » 22 fev 2010 21:38

Espero que tudo se recomponha rapidamente na medida do possível;
Os nossos pensamentos estão com os Madeirenses que perderam haveres, trabalho, e sobretudo, entes queridos.
Momentos difíceis em que a solidariedade e a entreajuda são os bens mais necessários.
João Pedro Caldeira
R1200GSA´14
Sócio nº 273

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 22 fev 2010 22:05

Amigos,

Obrigado a todos e em nome de todos por cá pelas vossas preocupações. Já tive notícias do sr. Egídio e está tudo bem com ele e família.
Aparentemente as vítimas mortais não abalaram as amizades mais próximas, mas ainda há muito por descobrir.

Como já tinha adiantado ontem, as zonas altas foram muito atingidas por enchurradas e aluimentos, carros literalmente atirados e amontoados e sítios por onde já não conseguiam passar... mas apesar das imagens da TV, hoje tive a oportunidade de me aproximar do centro do Funchal e é dantesco o cenário.

Ver na televisão, apesar de ter imagens muito familiares, é uma coisa mas estar lá e ver ao vivo a mesma coisa é verdadeiramente assustador.
A massa humana que trabalha à volta das zonas afectadas, pessoas todas cobertas de lama e roupas molhadas, grupos com ar muito exausto que regressam a casa para um merecidíssimo descanso, bombeiros, militares e polícias que mais parecem saídos de um filme de terror com olhos esbogalhados e já apáticos de cansaço.

Tive a oportunidade de ver buracos em estradas gigantes... num lugar tinha uma cratera que dava para colocar um autocarro lá dentro! Noutros a estrada levantou pela força da água por baixo cirando desníveis de 1 e até 2 metros.
Por todo o lado é pedras, pedras, pedras e lama e mais lama... há ruas junto ao mercado com lama pela altura das portas... ainda hoje há uma rua que só de bote é possível passar por lá pela grande dificuldade de escoamento de água...

E mais não consigo adiantar pois o acesso à zonas mais atingidas estão vedados pelas autoridades, e muito bem digo eu, onde só passam as equipas de limpeza, voluntários, equipas de salvamento e militares.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

ARSerrao
Membro Veterano
Registado: 12 abr 2006 14:59
Contacto:

Mensagem por ARSerrao » 23 fev 2010 09:00

São fenómenos incompreensíveis a milhares de quilómetros de distância e se falam "línguas estranhas". Sentimo-nos horrorizados mas estamos sempre escudados por distância, desconhecimento. Quando as pessoas falam a nossa língua, as áreas afectadas são "cá", as pessoas que sofrem são nossas conhecidas, nossos amigos... É outra dimensão.
As imagens transmitem bem o cenário que relatas. É dantesco...

amandio
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por amandio » 23 fev 2010 16:43

Hoje já vi imagens do centro do Funchal das artérias principais. Já está quase tudo limpo... ainda se nota restos de lama amontoados aqui e ali, mas a vida tende a a normalizar com a aberturas de zonas isoladas pela policia à circulação normal. O comércio também já reabriu nas zonas menos afectadas.
No entanto há zonas como as imediações do Dolce Vita e Anadia Shopping que ainda estão isoladas e a ser bombada água das caves inundadas. Entramos agora na fase dos pisos mais críticos onde o percurso de saída é mais longo.
Nos pisos de cima apenas encontraram carros com as portas abertas da fuga apressada das pessoas.

Ainda existem algumas preocupações nas zonas altas do Funchal e nos conselhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta. Há zonas ainda isoladas sem água e electricidade. E ainda existe o rico de derrocadas em zonas de orografia difícil.

Mas está tudo a voltar ao seu curso normal.
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]

amandio
Membro Veterano
Contacto:

MADEIRA NOVA

Mensagem por amandio » 02 mar 2010 00:51

Após uma semana de grande loucura, com quase meio milhar de máquinas e camiões a trabalhar quase 24h/dia, muito voluntariado e toneladas e toneladas de inertes removidos das estradas e leitos das ribeiras, o Funchal parece uma cidade que nada se passou.

Tirando as zonas em que as estradas ficaram danificadas e outras em que desapareceram mesmo... o resto parece tudo o era.

Por momentos até parece surreal, parece que tudo foi um filme visto na televisão, ficção...
Mas andando no centro da cidade nota-se as cicatrizes mascadas nas paredes.

Está na hora de seguir em frente apesar do fantasma das derrocadas estar sempre à espreita... é que ainda chove muito e com alguma frequência...
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]

jpgoncalves
Membro Veterano
Registado: 10 mar 2008 23:49
Contacto:

Mensagem por jpgoncalves » 02 mar 2010 13:39

Boas notícias Amadio,

è bom saber que as coisas estão a voltar ao normal. :D
João Paulo Gonçalves
Sócio nº 265
(BMW R1200GSA)

ruatara
Membro Sénior
Registado: 11 ago 2009 11:06
Contacto:

Mensagem por ruatara » 02 mar 2010 15:25

Boa Tarde Amândio,
desde já o meu obrigado pela forma espedita com que respondeste `as nossas inquietações, quando tu que aí estavas vivias em directo esse drama que a nós só chegou num formato de hollywood. Por isso te agradeço.
Triste, e apreensivo... Este é o meu estado de espírito, mas curiosamente também alegre, audaz e exultante, assim é o ser humano, cheio de contradições...
Fico triste por ver como vi, tão bela terra e tão ricas gentes arrancadas da sua vida, algumas para sempre, numa terra conhecida pela sua beleza e serenidade. fico apreensivo, como ficamos desde os primórdios do Homem, ao ter tão pouco tempo e tantos custos ao apreender da Mãe Natureza uma brutal lição de humildade. Sinto-me também audaz e exultante, tenho que o ser, pois ao ver-vos a recomeçar como se nada vos fizesse frente, reuno as résteas da minha coragem, e exulto a vosso postura, pois sois para todos um exemplo de vida.
A minha solidariedade está com todos os que estão por hora em sacrificio, e o meu pensar com aqueles que não mais voltarão ao que eram, mas na minha memória a Madeira continua linda como antes, só melhor, e mais valiosa, pois agora também eu sei o preço que as suas gentes pagaram.
A vida é feita de ciclos, e a cada volta da Roda se mudam as realidades, por vezes de forma incompreensivel para nós. resta-nos permanecer fortes e solidários.
Os meus respeitosos cumprimentos a todos os Madeirenses.
Ribeiro
Motorrader 476______________
um homem vale pelo que vale aos outros...
Sempre haverá novas fronteiras, enquanto não limitarmos os nossos sonhos...
Facebook
/ rmrribeiro@gmail.com

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante