Como andar de moto em grupo

Espaço para os sócios e simpatizantes, trocarem mensagens relacionadas com o Clube e suas actividades.

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

jorgelamileal
Membro Veterano
Registado: 05 fev 2008 16:39
Contacto:

Re: Como andar de moto em grupo

Mensagem por jorgelamileal » 03 out 2009 23:33

JMatias Escreveu:Tem muito bom ar.
Vou imprimir e ler, com atenção :)
Obg pela partilha Jorge. Já andas por aqui?
Já estive aí... pensava que ia para ali, mas afinal ainda estou aqui! E sabem onde?? Só digo que um senhor que tem andado desaparecido acaba de ter as faltas todas justificadas... rapaz trabalhador :twisted: e amanhã estou aqui ao lado, entre tostas mistas e... :wink: :wink:
Jorge Lami Leal
Sócio # 262 | BMW K1100 RS 1996 | BMW R1200 RT 2009 <<http://itinerancia-errante.blogspot.com/>>

jorgelamileal
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por jorgelamileal » 06 out 2009 21:12

Eduardo David e Silva Escreveu:Jorge, antes de acrescentar mais linhas ao óptimo trabalho feito por ti, tenho de dizer que deveria ser posto em prática tudo isso.

Mesmo assim acrescento mais um tópico:

:arrow: Antes de cada passeio deve existir sempre um briefing, tocando resumidamente nestes tópicos aqui expostos por ti e mais alguns assuntos que sejam relevantes para cada passeio em particular.
Já actualizei no primeiro post.

Vou acrescentando lá cada proposta que vá aparecendo. :wink:
Jorge Lami Leal
Sócio # 262 | BMW K1100 RS 1996 | BMW R1200 RT 2009 <<http://itinerancia-errante.blogspot.com/>>

jorgelamileal
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por jorgelamileal » 06 out 2009 21:13

... e mais estas:

:arrow: As malas devem ter um peso equilibrado entre si. Quando as fizer e antes de as colocar na moto, pesar ou, pelo menos, tentar perceber o respectivo equilíbrio (pegar nas malas, uma em cada mão, é uma boa solução para perceber o equilíbrio).

:arrow: Quando possível, deixar a topcase para os objectos que requerem acesso mais constante, como por exemplo a máquina fotográfica, medicamentos ou água.

:arrow: Numa viagem maior, levar uma pequena embalagem, que feche hermeticamente, com detergente para lavagem manual de roupa, para o caso de ser necessário lavar alguma coisa como meias, roupa interior ou outra.

:arrow: Apesar dos hotéis, em regra, disponibilizarem champô e sabonete nos quartos, levar, para uma qualquer eventualidade, uma pequena porção destes (mini-embalagens são uma boa solução).

:arrow: Alguns itens a levar numa viagem grande: kit reparação de furos, kit básico de ferramentas, manual da moto, pano de limpeza, kit lâmpadas extra (de farolim, piscas e pelo menos dos médios), fita adesiva (tape), “tubo de aquário” para dar/ receber gasolina, abraçadeiras de plástico, GPS (se possível logo com os waypoints a visitar e hotéis onde ficar), mapas em papel, sacos de plástico (para roupa suja ou molhada, lixo, etc.), telemóvel e carregador, lanterna, kit de costura (agulha e algumas linhas), gaze, desinfectante tópico, pensos rápidos, batom para cieiro, protector solar, pomada para queimaduras, anti-pirético, anti-histamínico, anti-diarreico, antiácido e solução de álcool em gel (lavagem das mãos).

:arrow: Levar sempre dinheiro (cash) para 2 dias de despesas e só usar em caso de necessidade, designadamente quando não existir a possibilidade de pagamento electrónico/ cartões. Separar o dinheiro em lotes e distribuir pela bagagem e casacos.
Jorge Lami Leal

ARSerrao
Membro Veterano
Registado: 12 abr 2006 14:59
Contacto:

Mensagem por ARSerrao » 07 out 2009 18:09

Recomendações correctas e que transcendem as "deslocações em grupo".
Acho no entanto que há pequenas coisas a ter em consideração. Dou-te um exemplo e é uma referência da tua primeira linha "que todos devem ter os contactos de todos". Não concordo nem é suficientemente simples para ser uma regra válida. Não sabes se todos os que fazem parte da caravana aceitam a distribuição dos seus contactos (são, como sabes "dados pessoais") e além disso representaria fazer tantas cópias de uma lista quantos os participantes no grupo.
Mas sendo o objectivo do tópico registar aspectos a ter em conta parece-me muito útil e traz o tema para o debate, o que é sempre útil fazendo nós os milhares de kms que fazemos tantas vezes em caravana.
Por último lembro que existe no Site uma página denominada Normas de conduta onde estes aspectos estão registados e (vais-me desculpar) com uma síntese que aqui não conseguiste o que torna a leitura das recomendações um pouco cansativa.
Claro que se quiseres sugerir a sugestão do Pedro Sampaio, aí é outra "música"...

jorgelamileal
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por jorgelamileal » 07 out 2009 23:52

ARSerrao Escreveu:Recomendações correctas e que transcendem as "deslocações em grupo".
Acho no entanto que há pequenas coisas a ter em consideração. Dou-te um exemplo e é uma referência da tua primeira linha "que todos devem ter os contactos de todos". Não concordo nem é suficientemente simples para ser uma regra válida. Não sabes se todos os que fazem parte da caravana aceitam a distribuição dos seus contactos (são, como sabes "dados pessoais") e além disso representaria fazer tantas cópias de uma lista quantos os participantes no grupo.
Mas sendo o objectivo do tópico registar aspectos a ter em conta parece-me muito útil e traz o tema para o debate, o que é sempre útil fazendo nós os milhares de kms que fazemos tantas vezes em caravana.
Por último lembro que existe no Site uma página denominada Normas de conduta onde estes aspectos estão registados e (vais-me desculpar) com uma síntese que aqui não conseguiste o que torna a leitura das recomendações um pouco cansativa.
Claro que se quiseres sugerir a sugestão do Pedro Sampaio, aí é outra "música"...
Arlindo… claro que nunca me passou pela cabeça não pedir o respectivo parecer à Comissão Nacional de Protecção de Dados :P . Em relação à síntese… de facto essa nunca foi uma premissa deste tópico, antes pelo contrário… síntese é aparecer na estatística nacional do número de mortes de um dado ano :? . Pretendo neste meu tópico “esmiuçar” (palavra da moda, eu sei!) este tema e com todos os caracteres que lhe achar devido… e acho que merece mesmo muitos. Aceitar ou não a minha proposta já é outra coisa. Isso cabe à direcção, como colégio que são. Como sócio apenas me cabe sugerir. É o que aqui faço. A página a que fazes referência também evidenciei no início, mas é preciso ter em conta que não fosse a necessidade do login nos forçar uma “visita” ao site… o número de visitas eventualmente baixa drasticamente :shock: … (e não me refiro aos hits, mas a page views!), daí esta ser mais uma forma de chamar tráfego e com isso quem sabe mais membros do fórum e até sócios. Mas isto já é uma extrapolação minha… mas não acredito que os sócios deste clube passem muito tempo no site… :|

Este tópico, este assunto, ou este tema, nem sei como lhe chamar, deverá ser chamado à colação de tempos a tempos. Esquecemo-nos rapidamente de algumas “pequenas coisas”, que quem sabe não nos salvam a vida um dia. Até porque vão aparecendo mais pessoas, algumas delas que acabam de comprar a primeira moto. De certa forma até é pedagógico.

Se tiveres tempo, mergulha neste tema e contribui com mais alguns “regras”… não tenhas receio do tamanho ou de ninguém ler… isso cabe a cada um decidir! E se for mesmo muito cansativo faz como eu, deito-me no sofá, com o portátil em cima da barriga… no meu caso até lhe dá uma inclinação ergonómica :mrgreen: … muito menos cansativo, acredita! :twisted: :mrgreen:
Jorge Lami Leal

ARSerrao
Membro Veterano
Registado: 12 abr 2006 14:59
Contacto:

Mensagem por ARSerrao » 08 out 2009 12:09

Jorge,
Este tema é importante. Não é uma decisão de direcção alguma. Porque remete para o primordial quando se anda de moto: não nos magoarmos!
A tua iniciativa é importante. Porque trouxe para "cima da mesa" a relevância e a preocupação com regras que nos salvaguardam e protegem.
A síntese é necessária - sempre - para não dissuadir, não penses o contrário... Podes transformar involuntariamente algo muito bom em algo inexistente. É certo que a responsabilidade de cada um é o que é e como é. Mas podes - podemos facilitar.
Por último e ao contrário do que possas pensar, (o nosso Site www.bmwmotoclube.com tem um número extraordinário de visitantes e pageviews que transcende e muito o número de utilizadores registados ou utilizadores deste fórum. Mais! Nota que o número de visitas originadas aqui no fórum é reduzido.

E ao contrário do que dizes não precisas de ir à homepage do Site para efectuar login para o fórum.

MOV
Membro Júnior
Registado: 13 out 2008 15:27
Contacto:

Mensagem por MOV » 08 out 2009 13:50

Estava eu para aqui a pensar: será que a elegância só se afere pela medida da cintura? :roll:
Manuel Oliveira Vieira
BMW R1200GS
Vespa 250GTS/ABS
Nº de Sócio: 401

jorgelamileal
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por jorgelamileal » 08 out 2009 13:57

ARSerrao Escreveu:Jorge,
Este tema é importante. Não é uma decisão de direcção alguma. Porque remete para o primordial quando se anda de moto: não nos magoarmos!
A tua iniciativa é importante. Porque trouxe para "cima da mesa" a relevância e a preocupação com regras que nos salvaguardam e protegem.
A síntese é necessária - sempre - para não dissuadir, não penses o contrário... Podes transformar involuntariamente algo muito bom em algo inexistente. É certo que a responsabilidade de cada um é o que é e como é. Mas podes - podemos facilitar.
Por último e ao contrário do que possas pensar, (o nosso Site http://www.bmwmotoclube.com tem um número extraordinário de visitantes e pageviews que transcende e muito o número de utilizadores registados ou utilizadores deste fórum. Mais! Nota que o número de visitas originadas aqui no fórum é reduzido.

E ao contrário do que dizes não precisas de ir à homepage do Site para efectuar login para o fórum.
Então devo andar com qualquer problema de login... pois não consigo (ao seleccionar a opção para manter-me sempre ligado) entrar directamente no fórum (já com login feito pelo sistema). Sempre que desligo e ligo o computador… tenho sempre que fazer novamente login… apesar de ser a única password em que isto acontece… :? estranho… desculpa aí qualquercoisinha “ó”! Folgo em saber que existem muitas pessoas com curiosidade sobre o nosso grande clube! :wink:

Em relação à questão da síntese, tenho a dizer que sou das pessoas mais sintéticas que existem. Sou até aquilo que costumam chamar de “Sintex”, em clara analogia com o “Simplex”, também ele é um primado da síntese 8) . Nunca me vão ouvir dissertar sobre assuntos de forma demorada. Vou logo ao cerne da questão, directo, sem rodeios, sem duplas abordagens, sem subterfúgios, sem contornos menos claros, sem nunca divergir e especialmente sem teorizações, que são, no limite, nefastas para a boa compreensão dos assuntos. E nisso concordo contigo, mas não te comeces a habituar. Vejamos por exemplo – de forma objectiva, claro – a utilização da moto como instrumento de compensação para algum do stress que vamos acumulando. É em si uma premissa desajustada, pois considerando que este prazer encerra alguns riscos, a assunção de que o stress tem algo de condicionador do nosso comportamento em prol desta utilização, que deve ser por isso isenta de riscos, para obtenção da máxima liberdade, ao usufruir dela como um escape e com escape, até porque sem escape faz muito barulho e… lá está… a questão do stress… não estaremos nós a compensar de alguma forma as nossas próprias limitações como indivíduos? Não serão as regras que nos levam a comprometer parte da liberdade para obter a nossa paz. Paz aqui num sentido de harmonia entre os condicionalismos práticos da teoria da evolução e desenvolvimento estrito do conceito lato do discernimento da componente variável do compromisso estável e cognitivo da evidente carga emocional associada ao conceito de síntese. Lá estou eu a ser demasiado sintético. Será que alguém chegou aqui? Se sim… acabam de provar que afinal há malucos suficientemente malucos, cheios mesmo de maluquice, que lêem tudo o que este fórum apresenta. Eu sei que de mim ainda faz pior… mas convenhamos, nunca disse nem que não era maluco, nem que a descompensação inerente ao meu estado não contradiga as contradições contraditórias em apreço. Assim, garanto que o que aqui escrevi pode não servir para absolutamente nada… mas pelo menos estive na vossa companhia mais uns minutos… agora vou continuar de férias mais um bocadinho… estão a acabar… mas ainda assim… de férias estou, apesar de sintéticas… :roll: :P :lol:
Jorge Lami Leal

PauloAzevedo
Membro Experiente
Registado: 05 nov 2007 14:16
Contacto:

Mensagem por PauloAzevedo » 08 out 2009 14:05

jorgelamileal Escreveu: Então devo andar com qualquer problema de login... pois não consigo (ao seleccionar a opção para manter-me sempre ligado) entrar directamente no fórum (já com login feito pelo sistema). Sempre que desligo e ligo o computador… tenho sempre que fazer novamente login… apesar de ser a única password em que isto acontece… :?
De uma forma sintética, eu também tenho esse problema com o login!

Já tentei andar de moto em grupo, cumprindo as regras que enuncias, mas não resolveu... 8)
R1200RT - Regina
R65R

"A minha moto só tem uma côr, azul e branca"

jorgelamileal
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por jorgelamileal » 08 out 2009 14:28

PauloAzevedo Escreveu:
jorgelamileal Escreveu: Então devo andar com qualquer problema de login... pois não consigo (ao seleccionar a opção para manter-me sempre ligado) entrar directamente no fórum (já com login feito pelo sistema). Sempre que desligo e ligo o computador… tenho sempre que fazer novamente login… apesar de ser a única password em que isto acontece… :?
De uma forma sintética, eu também tenho esse problema com o login!

Já tentei andar de moto em grupo, cumprindo as regras que enuncias, mas não resolveu... 8)
... isso é porque não levavas um leitor de road book com as regras lá inseridas... acho que é por isso :wink:
Jorge Lami Leal

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante