BMW K100 RS 84 | Projecto Scrambler

As clássicas também são parte da história e herança BMW Motorrad.
Os modelos que fizeram a sua marca nos tempos e outros que nem por isso!
E artigos sobre modelos e evolução das motos ao longo dos tempos.

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

Membro em Estágio
Registado: 09 Fev 2017 10:49
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 09:31
Tal como referi na minha apresentação, recentemente adquiri uma BMW K100 RS de 84.

Esta aquisição veio na sequência de um objectivo, criar a minha própria Scrambler, um estilo de mota que muito me atrai e junta um misto de clássico com aventura, duas componentes com as quais me identifico no mundo motorizado (não só nas duas rodas)!!

Posto isto e reunidas as condições pessoais, lá me lancei ao mercado em busca da mota/modelo certos e acabou por ser a K100 a eleita, não só pelas suas caracteristicas e conhecida fiabilidade, como pelo potencial que tem para o objectivo deste projecto! Sobre o inicio desta aventura, podem ler mais aqui.

Porque as imagens valem mais que as palavras e porque nestes posts, o que mais dá gosto ver são mesmo as imagens, aqui ficam algumas deste meu projecto:

Ei-la quando chegou de terras germanicas!!

Imagem

Aqui, ao lado da irmã, outra BMW K100 que já anda aqui pelo forum e pertence ao BFELIX (estamos a levar a cabo estes dois projectos em conjunto):

Imagem

Imagem

Como sou um gajo com alguma carolice, este projecto será realizado em grande parte por mim mesmo, relegando apenas a mecânica e mais um ou outro trabalho que exige elevado nivel de profissionalismo para os respectivos profissionais. Assim sendo, chegada a casa, comecei a fase mais fácil...desmontar!!

Imagem

Ao fim de alguns dias em part-time, este era o cenário:

Imagem

Mota desmontada, é tempo de revitalizar algumas peças, começando pela limpeza de parafusos, borrachas e afins, para de seguida zincar a frio:

Imagem

Imagem

O projecto entretanto sofreu uma paragem forçada pois algumas alterações requerem a colocação dos guarda lamas e estes foram dificeis de encontrar...tivemos um dissabor com um "vendedor" online nacional com a encomenda de guarda lamas que lhe fizémos mas finalmente e depois de muita procura, lá encontramos o que pretendiamos numa verdadeira loja online...entretanto já chegaram e preparamo-nos para continuar com os trabalhos:

Imagem

Sobre os progressos, para já é tudo!!

Aproveito para colocar já uma dúvida:

Não estou a conseguir desmontar a parte do eixo de transmissão...de um lado já consegui retirar o que a segura ao bloco mas do outro existe uma peça redonda que nãoo consigo remover e não sei ao certo se está apenas presa pelo tempo ou se existe algo mais além dos 3 parafusos, que a possa estar a prender...a peça em questão está assinalada com a circulo vermelho (foto retirada na net, não é da minha mota):

Imagem

Desde já agradeço a atenção e ajuda!! :wink:

Em breve terei mais novidades!!
Editado pela última vez por benjamim em 24 Ago 2017 13:05, num total de 1 vez.
Benjamim
BMW K100 RS 84
Blog: www.thebblog.com
Membro Veterano
Registado: 21 Abr 2008 12:05
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 09:37
Estou a ver que estás nesta aventura com o Bruno Felix.... então estás bem acompanhado :mrgreen:

podes dar uma espreitadela aqui para as informações que já foram dadas ao Bruno sobre a K100
viewtopic.php?f=56&t=6345
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]
Membro em Estágio
Registado: 09 Fev 2017 10:49
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 09:44
Amandio, obrigado pelas dicas!!

Efectivamnte confirma-se, estou nesta aventura juntamente com o Bruno! :mrgreen:
Benjamim
BMW K100 RS 84
Blog: www.thebblog.com
Membro Iniciante
Registado: 21 Dez 2016 10:36
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 09:52
Motos "mai lindas" :D :mrgreen:
Projecto BMW K100 Rs 84
Pseudo-fotografo.
Blogger at www.theBblog.com

Membro Iniciante
Registado: 05 Jun 2017 21:26
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 11:36
Excelente projeto, muita coragem e como tu disseste alguma carolice pelo meio. Mas sem estes ingredientes é impossível realizarmos os nossos sonhos!
Parabéns e continuação de bom trabalho 8)
A vida é muito curta, por isso goza-a com sabedoria!
Membro Veterano
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 12:04
benjamim Escreveu:Aproveito para colocar já uma dúvida:

Não estou a conseguir desmontar a parte do eixo de transmissão...de um lado já consegui retirar o que a segura ao bloco mas do outro existe uma peça redonda que nãoo consigo remover e não sei ao certo se está apenas presa pelo tempo ou se existe algo mais além dos 3 parafusos, que a possa estar a prender...a peça em questão está assinalada com a circulo vermelho (foto retirada na net, não é da minha mota):

Imagem

Desde já agradeço a atenção e ajuda!! :wink:

Um amigo meu tem uma K1100RS, vou lhe perguntar a ver se me sabe responder.
Sendo ele mecânico, ele é que faz toda a manutenção da sua mota.
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]

Membro Experiente
Registado: 22 Abr 2014 19:10
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 13:17
Benjamin,

grande projeto tens em mão, assim como o Bruno!!

Gostei das jantes... não havia visto iguais.

Abcs
Luiz
Direcção BMW McP
Registado: 23 Jan 2008 21:41
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 13:19
Benjamim. Excelente projecto!

É grande o gozo que nos dão estas coisas, desmanchar, investigar, aprender, procurar, encomendar, fazer, mandar fazer, montar, alterar, etc, etc.

Principalmente, quando se tem um "irmão", não de sangue, mas de "tara", para ajudar à "festa".

Espero que tudo corra, apesar dos obrigatórios contratempos, sobre Rodas bem oleadas!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem
Membro Veterano
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 15:34
luiz silva Escreveu:Gostei das jantes... não havia visto iguais.

São as jantes originais com que a K100 foi lançada.
benjamim Escreveu:Imagem

Visto desta maneira assim descoberta a jante parece uma coisa, mas coberta pelos discos de tavão têm um aspecto completamente diferente.

Imagem
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]

Membro Experiente
Registado: 22 Abr 2014 19:10
MensagemEnviado: 24 Ago 2017 17:09
Não escapa nada aos historiadores do Fórum!!

Valeu Amândio!!

Abçs
Luiz
Próximo

Voltar para E aqui, as Clássicas!

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante