Logotipo BMW - a verdadeira história

As clássicas também são parte da história e herança BMW Motorrad.
Os modelos que fizeram a sua marca nos tempos e outros que nem por isso!
E artigos sobre modelos e evolução das motos ao longo dos tempos.

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

Avatar do Utilizador
Membro Veterano
Mensagens: 6065
Registado: 21 Abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
MensagemEnviado: 26 Set 2013 13:54
Como sabem, para aqueles que acompanham o fórum à já algum tempo, ando a fazer uma pequena resenha histórica sobre o modelo GS da BMW. (muito embora esteja em banho maria à algum tempo... :roll: )
Nas minhas pesquisas encontrei muita informação sobre a BMW, como companhia e suas origens, sobre a passagem da construção de motores de aviões para as motas em 1923 e posteriormente para a construção de automóveis em 1928.
Assim gostaria de partilhar convosco mais um pedaço de história da BMW:

Como todos sabem BMW quer dizer Bayerische Motoren Werke que em Português significa Fábrica de Motores da Baviera.

Foi fundada em 1916 pela fusão de 3 empresas:
- de Karl Rapp a Rapp Motorenwerke AG fundada em 1913 que produzia motores de avião
- de Gustav Otto a Gustav Otto Flugmaschinenfabrik fundada em 1910 e renomeada para Otto Werke em 1915 e dedicava-se à construção de aviões e a
- Bayerische Flugzeugwerke (BFw) construtor de componentes e motores industriais.

Mas foi a partir da RAPP que a história começa. E a origem do Logotipo da BMW tem como base o logo da RAPP cujo logo era
Imagem

Com a constituição da BMW a estrutura do logo original foi mantida bem como o lettring à volta posicionado na orla negra.
Mas no centro o cavalo foi substituído pelas cores da bandeira da Baviera.

Imagem

Só em 1929 é que aparece pela primeira vez o logo da BMW associado ao movimento das hélices dos aviões numa campanha publicitária.
Mas foi esta a imagem que perdurou até aos nossos dias.

Imagem

Só recentemente é que foi descoberto, ou melhor, revelado ao público em geral a origem de um logotipo que aparece pela primeira vez impresso num documento em 1917, tal como é conhecido nos nossos dias, num manual de um motor de avião.

Aqui está um breve registo desta invertigação:
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... nBnNJ1Fv08
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]
Avatar do Utilizador
Direcção BMW McP
Mensagens: 4721
Registado: 23 Jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
MensagemEnviado: 10 Out 2013 14:29
Amândio, muito interessante.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem
Avatar do Utilizador
Membro Veterano
Mensagens: 2149
Registado: 06 Jan 2008 21:50
Localização: Parede, Cascais
MensagemEnviado: 01 Fev 2014 18:40
Excelente. Obrigado.
‘A motobike called K1200S? Isn’t that asking for trouble?’

MHQC, K1200S'06
Sócio 197
Avatar do Utilizador
Membro Iniciante
Mensagens: 31
Registado: 10 Jun 2014 10:53
MensagemEnviado: 14 Jul 2014 19:09
Muito interessante. E é curioso ver como o logótipo pouco mudou ao longo dos anos.
Ricardo Anastácio

BMW F 800 GT, laranjinha
Nikon D90
Avatar do Utilizador
Membro Veterano
Mensagens: 6065
Registado: 21 Abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
MensagemEnviado: 15 Jul 2014 08:13
Os logotipos das marcas, quando são bem construídos/elaborados, perduram por muitos anos sofrendo apenas actualizações/re-estilizações.
Representam uma marca e uma imagem de "Branding".
Mudar uma marca implica muita coisa e o sector automóvel é muito conservador neste aspecto.

Mas também quer dizer que o logo está bem construído e é facilmente identificável com a marca.
Criou tradição e fundou a imagem da marca.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]
Avatar do Utilizador
Membro Iniciante
Mensagens: 44
Registado: 21 Dez 2016 10:36
MensagemEnviado: 12 Jan 2017 08:47
Muito bom! :)
Projecto BMW K100 Rs 84
Pseudo-fotografo.
Blogger at www.theBblog.com
Avatar do Utilizador
Membro Júnior
Mensagens: 201
Registado: 21 Dez 2016 15:00
MensagemEnviado: 12 Jan 2017 09:15
Mais uma da história da marca.
Obrigado Amandio
António Costa Pereira
Sócio 636

BMW R1100RT
BMW R60/7
BMW K1100RS
BMW R1200ST
ROYAL ENFIELD 500
YAMAHA GTS 1000
Avatar do Utilizador
Membro Veterano
Mensagens: 6065
Registado: 21 Abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
MensagemEnviado: 12 Jan 2017 09:27
Já agora fica aqui a evolução do logotipo da BMW ao longo dos anos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
em 2011.

Já agora uma pequena nota:
As motas BMW até aos anos 50 tinham a pintura única em preto com linhas a dourado. Como pintura de fábrica naturalmente.
Tal como no logotipo até 1953.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Membro Experiente
Mensagens: 1327
Registado: 22 Abr 2014 19:10
MensagemEnviado: 16 Jan 2018 15:27
Valeu Amândio!!

Abçs
Luiz

Voltar para E aqui, as Clássicas!

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante