Recentemente a BMW Motorrad introduziu a tecnologia Quick Shif que permite fazer mudanças sem a utilização da embraiagem.
Mas nas motas mais antigas já se fazia mudanças sem embraiagem.
Mas é saudável para a caixa a não utilização da embraiagem?
The Truth About Clutchless Shifting
If you’re like a lot of riders, you use the clutch every time you shift gears. But you’ve probably heard of clutchless shifting. What is it, how does it work, and is it going to hurt your bike?
Fonte: MC Garage (Motorcyclist Magazine)
https://youtu.be/viWuolNYGyI
TECH INFO - Mudanças sem embraiagem
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TECH INFO - Mudanças sem embraiagem
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
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Re: TECH INFO - Mudanças sem embraiagem
Pelo que tenho lido, a passagem de caixa sem uso de embraiagem não danifica nada se for bem feito. Fiz 40.000km na minha anterior mota e muitas vezes sem embraiagem e nunca tive problemas.
O novo sistema quick shift da bMW não é passar sem embraiagem e tem a particularidade que passamos de caixa sem aliviar o acelerador o que torna tudo extremamente rápido. Só é preciso manter a aceleração no mesmo nível e fazer força para passar de caixa, a mota tem um sensor de força na alavanca de mudanças e ao detectar determinada força aplica embraiagem e o alívio do acelerador. Além disso, faz a compensação do acelerador ao fazer as reduções para não bloquear a roda traseira.
Gosto muito do sistema da bMW e só aponto o defeito que para funcionar bem é em rotações altas e de preferência com condução desportiva. Para condução relaxada o sistema não é ao eficaz.
O novo sistema quick shift da bMW não é passar sem embraiagem e tem a particularidade que passamos de caixa sem aliviar o acelerador o que torna tudo extremamente rápido. Só é preciso manter a aceleração no mesmo nível e fazer força para passar de caixa, a mota tem um sensor de força na alavanca de mudanças e ao detectar determinada força aplica embraiagem e o alívio do acelerador. Além disso, faz a compensação do acelerador ao fazer as reduções para não bloquear a roda traseira.
Gosto muito do sistema da bMW e só aponto o defeito que para funcionar bem é em rotações altas e de preferência com condução desportiva. Para condução relaxada o sistema não é ao eficaz.
Re: TECH INFO - Mudanças sem embraiagem
Para uma condução relaxada até dá prazer fazer uma mudança de caixa "tradicional"
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- JoseMorgado
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Re: TECH INFO - Mudanças sem embraiagem
Muito simples, para quem gosta!!
José Morgado
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