2016 - o fim de uma era...

Este é o espaço para quem quiser trocar impressões sobre modelos da BMW

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

Responder
Avatar do Utilizador
amandio
Membro Veterano
Mensagens: 6134
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

2016 - o fim de uma era...

Mensagem por amandio » 29 jul 2016 17:09

BMW F series single-cylinder

Em 1993, a BMW apresentou ao mundo a F650! A primeira monocilíndrica desde a R27 (1960-1966).
E seria também a primeira moto na história da BMW com corrente me vez de veio de transmissão.

1993-2000: F650 Funduro e Strada

Imagem

Esta mota aparece no mercado europeu com o motor Rotax (Áustria), o mesmo utilizado pela Aprilia Pegaso.
Um motor de 652cc e 42.5 cv.
A Funduro mais off-road e a ST mais estradista. Com esta mota a BMW entrava num segmento médio do mercado.
Este modelo só chegou ao mercado americano em 1997.

2000–2007: F650GS, F650GS Dakar e G650X series

Imagem Imagem

Imagem

Em 2000 a BMW estava a operar uma reformulação, redesign e upgrade de todos os modelos.
Iniciado em 1997 nas K com a K1100 para a K1200. Passou depois para as R, da R1100 para R1150. E finalmente na F, mantendo o mesmo comprovado motor, mas com substanciais e constantes upgrades em vários componentes.

A F650ST deu lugar à F650CS Scarver (2001-2005), que não teve muito sucesso de vendas apesar da positiva reação inicial.

Imagem

Mas a Funduro deu lugar à GS, entrando para uma linhagem familiar comprovada na família BMW. Uma adoção tardia mas que resultou num sucesso de vendas.
A reboque do sucesso inicial de vendas e da série de bons resultados na prova, aparece em 2001 a F650 Dakar (2001-2008). Mais hardcore para os mais radicais.

Antecipando a revolução da alteração de nome, em 2007 aparece a G650X series com a off-road X-Challenge, a scrambler-style X-Country e a road-oriented X-Moto.

Em 2008 dá-se a revolução Parallel-Twin e a renomeação total. A F passa agora a G relançada no mercado em 2009.

2010-2015: G650GS e GS Sertão

Imagem

Em 2010 a BMW apresenta uma reformulada G650GS e em 2012 introduz também a Sertão para colmatar a falta da saudosa Dakar.

Em 2016 deixou de fazer parte da lista oficial de modelos apresentados pela marca para o mercado corrente.
Embora ainda continue a fazer parte da lista de motas a ser montada no Brasil (até quando???).



BMW K series flat-four

1983-1992: K100

Imagem

Em 1983 a BMW apresenta a K100, exatamente 60 anos depois da primeira BMW (R 32 em 1923)
A primeira 4 cilindros da BMW, a primeira não refrigerada a ar! E a primeira a ser desenvolvida num túnel de vento.
Apelidada de "tijolo voador" devido ao seu alinhamento horizontal dos cilindros.
Da K100 vieram a K100C, K100RS, K100RT e K100LT.
Com o sucesso da K100 aparece a K75 com apenas 3 cilindros e com os mesmos modelos (1985-1995)

Em 1988 aparece a radical K1 (1988-1993). Esta coloca a BMW na boca do mundo pela radical imagem e pelo marketing envolvido.

1992-1996: K1100

Imagem

Em 1992 as K's recebem um upgrade para K1100 aumentado o motor de 987cc com 90cv para 1092cc e 101cv.
As 1100 tinham apenas 2 modelos no mercado a RS e a LT. A designação RT passou a ser exclusiva das R.

1997-2004: K1200 1ª geração

Imagem

Em 1996 a BMW inicia um processo de remodelação de toda a sua gama e apresenta um novo motor 1200 com a nova K1200RS, em 1998 a renova K1200LT e em 2002 apresenta a GT.
O motor sobe para os generosos 130cv arrancados de um novo motor de 1171cc. E com uma nova caixa de 6 velocidades.

2004-2008: K1200 2ª geração

Imagem

Em 2005 após a renovação da série R1200, a BMW começa por apresentar K1200GT (152cv) mais angulosa e compacta que o anterior modelo, a novíssima K1200S (163cv) e logo de seguida a K1200R, uma todo poderosa naked de 163cv. Todas com um motor de 1157cc.
A diferença é que este motor já não é montado transversalmente, como até aqui com todas as K. Passa a ser inclinado a 55º,
Também faz um upgrade da LT para o novo motor e uma pequena renovação estética.

2009-2015: K1300

Imagem

2009 trás o upgrade para a K1300. O motor sobe para 1293cc e 175cv.
Mantêm-se os modelos S, R e GT mas a LT desaparece.


2011: K1600

Imagem

2011 surge a 1600GT e GTL.


Em 2015 cessa a produção de todas a K1300, com exceção da K1300S que ainda tem uma última edição em 2016!
Até hoje a K1300R é a mais poderosa naked de produção no mercado
Chega ao fim 32 anos de história do motor K de 4 cilindros!
32 anos que marcam a introdução de muitas novidades tecnológicas no mundo das motas pela cotação premium dos modelos K.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

luiz silva
Membro Experiente
Mensagens: 1356
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: 2016 - o fim de uma era...

Mensagem por luiz silva » 30 jul 2016 12:26

Sinto muita falta da minha G650GS...um amigo estava sem mota, insistiu e acabei por vende-la.

Leve, bom torque, excelente em estradas de chão...vou ter que procurar outra.

Abçs
Luiz

nfjd78
Membro Júnior
Mensagens: 186
Registado: 11 mai 2012 15:28
Localização: Lisboa/Telheiras
Contacto:

Re: 2016 - o fim de uma era...

Mensagem por nfjd78 » 08 ago 2016 09:50

Que pena... tinha ideia de trocar a minha F650GS (single, com 80 mil km) por uma G650GS assim que o orçamento o permitisse.
Já vi que, a fazê-lo, terá de ser por uma usada.
Nuno Duarte
F650GS 2000 [2012 - 2017]

Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Membro Veterano
Mensagens: 6134
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: 2016 - o fim de uma era...

Mensagem por amandio » 08 ago 2016 09:54

Vais ter de acrescentar mais um cilindro para ter uma nova :wink:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

nfjd78
Membro Júnior
Mensagens: 186
Registado: 11 mai 2012 15:28
Localização: Lisboa/Telheiras
Contacto:

Re: 2016 - o fim de uma era...

Mensagem por nfjd78 » 08 ago 2016 10:02

amandio Escreveu:Vais ter de acrescentar mais um cilindro para ter uma nova :wink:
Eheheh!
Nuno Duarte
F650GS 2000 [2012 - 2017]

Imagem

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Direcção BMW McP
Mensagens: 4785
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: 2016 - o fim de uma era...

Mensagem por JoseMorgado » 08 ago 2016 15:31

Mais uma "Bela" história da BMW.

Obrigado Amândio!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante