Teste à G310R

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

Avatar do Utilizador
Direcção BMW McP
Mensagens: 4650
Registado: 23 Jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
MensagemEnviado: 28 Ago 2017 15:14
Aproveitando a ocasião da minha RT estar a fazer mais uma revisão, a Motomil disponibilizou-me uma G310R, quase a estrear, para dar umas voltas rápidas durante um dia.

Imagem

Esta G310R apresentava-se com uma das três cores possíveis, o Preto "Cosmic".

Imagem

Com uma "imponente" suspensão dianteira invertida.

Imagem

Com "bainhas" de cor dourada.

Imagem

Um belo travão, com pinça dourada fixa, de montagem radial, de 4 êmbolos.

Imagem

As jantes são em alumínio fundido de 17'' à frente.

Imagem

E a trás.

Imagem

Uma traseira "Clean".

Imagem

E claro, o novíssimo motor monocilíndrico de 313 c.c., com 4 válvulas, refrigeração líquida e duas árvores de cames à cabeça.

Imagem

Imagem

Imagem

Disponibiliza a potência máxima de 34 cv, às 9.500 rpm, o que possibilita a sua condução por encartados com a licença A2.

Imagem

Mas, a grande novidade, é a inovadora forma de o instalar, com a admissão a ser feita pela dianteira e o escape a ser feito pela traseira, com a cabeça do motor a estar inclinada para trás.

Este posicionamento possibilita que o motor, e principalmente, a sua parte inferior, seja deslocada para a frente, permitindo a utilização de um braço oscilante mais comprido, com substanciais ganhos nas qualidades de condução e maneabilidade, e na utilização de suspensões mais simples e eficazes.

Possibilita também, estas imagens pouco vulgares numa mota monocilíndrica.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A "panela" de escape emite uma sonoridade muito viciante, que ajuda no sentimento de satisfação que esta G310R proporciona, induzindo o condutor a "puxar" bem pelo motor.

Imagem

A ancoragem da suspensão traseira é assim simples, ainda que tão eficaz, como outras muito mais elaboradas e sofisticadas, em braços oscilantes curtos.

Imagem

Só a pré-carga da mola é ajustável.

Imagem

A pinça do travão traseiro é flutuante, só com um êmbolo, mas também dourada.

Imagem

A transmissão secundária é feita por corrente.

Imagem

A embraiagem é multidisco em banho de óleo, com comando mecânico, bastante suave.

Imagem

Imagem

O quadro é tubular em treliça, com o motor, autoportante, integrado na estrutura.

Imagem

O banco, numa só peça de dois andares, é confortável para o condutor e pendura.

Imagem

Existindo umas pegas, muito ergonómicas e bem posicionadas, para o passageiro se agarrar.

Imagem

A sua "ligação" ao depósito de 11 litros.

Imagem

Garante um bom encaixe das pernas.

Imagem

Imagem

O banco pode ser facilmente destrancado, e retirado, com a chave de ignição.

Imagem

Imagem

Dando acesso à bateria, sistema eléctrico e ABS.

Imagem

E a um útil espaço para os documentos e para um completo jogo de ferramentas.

Imagem

Apesar de ser uma BMW "pequena", os materiais e acabamentos são de boa qualidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Com pormenores que fazem lembrar a S1000RR.

Imagem

Imagem

Imagem

No entanto, a simplicidade é uma palavra de ordem muito aplicada na G310R.

Nada de acelerador "ride by wire".

Aqui o controlo é por cabo.

Imagem

Ou sistema "key less". A ignição é ligada com chave.

Imagem

O tampão do deposito de combustível também usa a mesma simplicidade.

Imagem

O farol, ainda que grande e potente, utiliza a tradicional iluminação de halogénio.

Imagem

Imagem

As advertências.

Imagem

E as indicações úteis.

Imagem

Estão bem posicionadas numa zona "escondida" da parte superior das "bainhas" da suspensão dianteira.

O nível do óleo do motor é facilmente controlado, observando o visor que está posicionado, lateralmente, por cima do carter.

Imagem

Os punhos são igualmente simples e tradicionais.

Imagem

Imagem

Em que as manetes não têm afinação de afastamento

Imagem

Imagem

E os comandos são simples.

Imagem

Imagem

Com o controlo das luzes a precisar de 2 interruptores, ao contrário do que é habitual nos dias de hoje.

Imagem

Imagem

Estão montados num volante de ferro, pintado de preto.

Imagem

A informação que é apresentada no painel é digital, e muito legível.

Imagem

Sendo comutada pelo acionamento de um botão, posicionado no canto inferior esquerdo do mesmo, e não nos punhos, como noutras BMW's "maiores".

Imagem

Pode apresentar estas opções.

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

A posição de condução é bastante descontraída, com um guiador largo.

Imagem

E com uns poisa pés confortáveis e bem posicionados.

Imagem

Imagem

Os espelhos retrovisores estão bem posicionados e proporcionam uma boa visibilidade para o que se passa na traseira.

Imagem

Imagem

Em andamento, a G310R cumpre bem a função para que foi criada.

Muito leve e maneável move-se, no meio urbano, como peixe na água.

Engarrafamentos, filas de transito e outras "confusões" urbanas, são para ela muito fáceis de ultrapassar.

Para isso, muito contribui a desenvoltura e vivacidade do motor, que até parece um motor a 2 tempos, na facilidade com que sobe de rotações.

Imagem

Assim como o bom desempenho da curta, mas bem escalonada, caixa de velocidades.

Imagem

Até aos 120 km/h, tudo se passa muito rapidamente, com boas acelerações, chegando num ápice, à altura de engrenar a sexta velocidade.

As suspensões são um pouco secas, mas garantem um conforto aceitável, mesmo nos pisos citadinos em pior estado.

Quando saímos da cidade, e passamos para as vias rápidas circundantes, a G310R comporta-se com grande segurança e agilidade, fazendo lembrar uma desportiva.

Quando se tenta aumentar o ritmo, a ciclística, as suspensões e os travões, continuam a responder com grande à vontade, transmitindo a sensação de grande estabilidade, fazendo-nos acreditar que estamos sempre, ainda, muito longe dos limites.

As limitações do desempenho só aparecem, pela falta de folego do motor que, depois de rapidamente esgotar a sexta velocidade, nada mais tem para nos oferecer.

Um pouco mais de potência, ainda que dentro dos limites legais da licença A2, seria muito bem vinda, e ficaria perfeitamente enquadrada nas capacidades ciclísticas da mota.

Naturalmente, ficamos assim limitados a pouco poder infringir os limites de velocidade legais.

O que não deixa de poder ser atractivo, e útil, para a manutenção da nossa "carta", imaculada de transgressões.

Penso assim, que os objectivos traçados com o aparecimento desta "pequena" BMW, foram cumpridos.

Comporta-se excepcionalmente bem em meio urbano, conseguindo uma grande desenvoltura, segurança, e até conforto, nos percursos e voltas rápidas pela cidade.

Para distâncias maiores, e em estradas abertas, principalmente se não forem sinuosas, ou mesmo em AE's, torna-se algo "fastidiosa", pela falta de capacidade em atingir velocidades um pouco mais elevadas.

Nas condições em que a utilizei, sempre em cidade, e em vias rápidas circundantes, foi muito agradável, e até viciante, a forma como a G310R nos "empurra" rapidamente para a frente.

Brevemente, irá aparecer as versão GS, em tudo igual, mecanicamente e estruturalmente, a esta R, só diferindo nas carenagens, guarda lamas e decorações.

Imagem

Imagem
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem
Avatar do Utilizador
Membro Veterano
Mensagens: 5986
Registado: 21 Abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
MensagemEnviado: 28 Ago 2017 15:26
Pequena e divertida então. :D
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]
Avatar do Utilizador
Direcção BMW McP
Mensagens: 4650
Registado: 23 Jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
MensagemEnviado: 28 Ago 2017 15:29
É mesmo, Muito Divertida!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Membro Iniciante
Mensagens: 68
Registado: 05 Jun 2017 21:26
MensagemEnviado: 28 Ago 2017 16:13
Para uma moto de escalão dito "inferior" tem pormenores bastante interessantes, um modelo a ter em conta para os recém encartados.
Mais uma vez o José fez um belíssimo trabalho na apresentação deste mais recente modelo da BMW, os meus parabéns! 8)
A vida é muito curta, por isso goza-a com sabedoria!
Avatar do Utilizador
Direcção BMW McP
Mensagens: 4650
Registado: 23 Jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
MensagemEnviado: 28 Ago 2017 16:21
É um prazer experimentar, falar, e escrever, sobre aquilo que gosto!

Acabei de acrescentar alguns pormenores que tinham ficado esquecidos nos meus apontamentos.

Agora sim, a apresentação do teste está completa!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem
Avatar do Utilizador
Membro Veterano
Mensagens: 5986
Registado: 21 Abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
MensagemEnviado: 28 Ago 2017 20:29
E em breve um report sobre a G310GS :mrgreen:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Membro Experiente
Mensagens: 1281
Registado: 22 Abr 2014 19:10
MensagemEnviado: 29 Ago 2017 11:26
Tivemos o lançamento da G310R também no Brasil e em nenhuma revista uma reportagem tão vem feita como a do Jose Morgado...obrigado uma vez mais!!

Particularmente não senti confiança nas pinças de freio, parecem de moto chinesa (ou indiana), mas se a BMW endossa...

O preço de lançamento praticado no Brasil é de 21.000 Reais, pouco mais de 6.000 Euros.

Os amigos sabem o preço da motinha em Portugal?

Abçs
Luiz
Avatar do Utilizador
Direcção BMW McP
Mensagens: 4650
Registado: 23 Jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
MensagemEnviado: 30 Ago 2017 15:06
luiz silva Escreveu:O preço de lançamento praticado no Brasil é de 21.000 Reais, pouco mais de 6.000 Euros.

Os amigos sabem o preço da motinha em Portugal?

Abçs
Luiz


Em Portugal, anda nos 5.450€!

Depois há descontos e campanhas!

No entanto, grande vantagem aqui, são as óptimas condições de financiamento que a BMW Motorrad proporciona!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Membro Experiente
Mensagens: 1281
Registado: 22 Abr 2014 19:10
MensagemEnviado: 30 Ago 2017 15:38
Obrigado José,

bom preço...na Europa em geral produtos manufaturados tem preços melhores que os nossos.

Abçs
Luiz

Voltar para Roadster

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron