R 1100 RT e R 1150 RT/RS

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luiz silva
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R 1100 RT e R 1150 RT/RS

Mensagem por luiz silva » 15 fev 2017 10:44

Boas!!

Estas motas parecem ser muito semelhantes visualmente.

Há diferenças mecânicas significativa entre os modelos?

Não tivemos muitas destas motas por aqui e as acho muito bonitas.

Sei que o amigo José Morgado teve uma ou duas, assim como o amigo António tem, se ainda não a vendeu.

Poderiam por favor, passar a experiência que tiveram com os modelos?

Abraços!!
Luiz

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amandio
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Re: R 1100 RT e R 1150 RT/RS

Mensagem por amandio » 15 fev 2017 11:44

A diferença entre a 1100 e a 1150 está descrita neste tópico:
viewtopic.php?f=36&t=4942&start=20
Isto em termos de motor e tecnologia.

As diferenças em termos de ciclística e protecção aerodinâmica são diferentes naturalmente.

Exteriormente as RT 1100 e 1150 são muito semelhantes sendo a maior diferença no farol dianteiro
BMW R1100RT
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BMW R1150RT
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Nas RS 1100 e 1150 praticamente não há diferença fisica entre os modelos
BMW R1100RS
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Modelo original não tinha carenagem completa

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Modelo final com opção de carenagem completa

BMW R1150RS
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Amândio de Aveiro
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Re: R 1100 RT e R 1150 RT/RS

Mensagem por Antopereira » 15 fev 2017 18:34

luiz silva Escreveu:Boas!!

Estas motas parecem ser muito semelhantes visualmente.

Há diferenças mecânicas significativa entre os modelos?

Não tivemos muitas destas motas por aqui e as acho muito bonitas.

Sei que o amigo José Morgado teve uma ou duas, assim como o amigo António tem, se ainda não a vendeu.

Poderiam por favor, passar a experiência que tiveram com os modelos?

Abraços!!
Luiz
Boa tarde Luiz
Tenho a R1100RT, mas já conduzi a 1150. Em estética são semelhantes. Tirando o farol...
A 1150 tem 95cvs. Mais cinco que a 1100. o Pneu traseiro é o 170 em vez do 160 da sua irmã velha.
De resto não achei nenhuma diferença abismal entre os modelos.
Quando comprei a 1100, informei-me sobre a 1150. Todas as opiniões foram unânimes. A 1100, era melhor!
E realmente não estou arrependido. Uma excelente mota. Um conforto incrível, e um consumo agradável.
Não a trocaria pela 1150. :mrgreen: :mrgreen:
Mas atenção, eu não compro as motos por moda. Compro por paixão, pelo modelo, e pelas sensações de condução. Desde que seja BMW e boxer... :roll:
Última edição por Antopereira em 16 fev 2017 08:29, editado 1 vez no total.
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luiz silva
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Re: R 1100 RT e R 1150 RT/RS

Mensagem por luiz silva » 15 fev 2017 19:30

Amandio e António,

agradeço as informações!!

Não lembro de ter visto destes modelos no Brasil e são muito bonitos nas fotos. Quem tem, tem deixado guardado. A R 1150 GS ainda vejo alguma por aqui.

A R 1200 RT vemos com alguma frequência, haja visto que já temos Concessionárias da marca desde que o modelo foi lançado.

Deixo um grande abraço,
Luiz

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Re: R 1100 RT e R 1150 RT/RS

Mensagem por JoseMorgado » 15 fev 2017 21:10

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Eu tive, entre 1994 e 2007, uma R1100RS.

Com ela fiz muitas viagens e, p. ex., alguns Lés-a-Lés.

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Era uma mota que, para além de muito "Bonita", tinha qualidades excepcionais de desempenho.

Tinha o 1º Boxer com injecção e 4 válvulas por cilindro.

Também foi o 1º Boxer, onde a árvore de cames passou, da cambota, para as cabeças do motor, abandonando assim as varetas que comandavam os martelos das vávulas.

Com tudo isto, o Boxer passou dos 60 hp, para os 90 hp, um verdadeiro "canhão".

Também na ciclística, foi a 1ª BMW a utilizar o sistema de suspensão/direcção dianteira, Telelever, que separava aquelas duas funções e que também impedia, mesmo em travagens muito fortes, o afundamento da dianteira da mota.

Na travagem, muito potente, estava disponível, como extra, o sistema anti-bloqueio ABS, que eu experimentei, pela primeira vez, nessa minha RS.

Relativamente à RT era, na mecânica e na ciclística, exactamente igual, mas era mais leve, pois tinha uma carenagem menor e menos "mordomias".

A posição de condução era mais "racing" que na RT, mas os "apoios" dos punhos tinham várias posições possíveis, em função do "gosto" de cada utilizador.

A regulação do vidro frontal, em vez de eléctrica, era manual, semelhante à da GS actual.

Na altura, a RS foi alvo da minha preferência, pois era mais "desportiva", mais leve e mais "pequena".

Hoje, possivelmente, a escolha seria outra....

Privilegiaria, a melhor protecção aerodinâmica e a posição de condução mais "direita", da RT.
José Morgado
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Re: R 1100 RT e R 1150 RT/RS

Mensagem por amandio » 16 fev 2017 10:11

Uma boa explicação na primeira pessoa! :)
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luiz silva
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Re: R 1100 RT e R 1150 RT/RS

Mensagem por luiz silva » 16 fev 2017 10:56

José Morgado,

agradeço imensamente tua opinião e me poupou de perguntar a diferença entre a RT e RS!!

Aos amigos, umas questõezinhas mais então, SFF!!

Temos peças para manutenção básica com facilidade no mercado?

Entendem que sejam fiáveis para viagens de mais de 5.000 kms?

Abração!!
Luiz

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Re: R 1100 RT e R 1150 RT/RS

Mensagem por amandio » 16 fev 2017 12:24

Luiz, vamos lá por as coisas desta maneira!
Se a mota foi bem mantida pelo(s) dono(s) anterior(es) certamente dura viagem longas sem qualquer crise.

Lá está, nenhum motor é à prova de bala e, a qualquer momento, pode falhar algum componente, mesmo na mota mais bem cuidada.

Por outro lado, uma boa manutenção antes de qualquer viagem também irá favorecer as hipóteses de evitar um qualquer infortúnio durante a viagem.

Quanto a peças, tanto quanto sei, não é problema para peças sobretudo para motas dos anos 80 para cá. Tanto a BMW como outros parceiro continuam a fazê-las e a comercializá-las.

Seja lá qual for o modelo, RT ou RS os componentes são essencialmente os mesmos. Se bem que a RS é um modelo menos comum (pelos menos na actualidade).

Em relação à escolha do modelo RS ou RT, acho que a questão é mesmo o conforto e posição de condução, como referiu o Zé Morgado.
No que toca ao motor, 1100 ou 1150, a diferença é minima, mas há uma diferença substancial na caixa de velocidades: a 1150 tem 6ª velocidade em overdrive, ou seja, uma engrenagem mais longa.
Nas 1150, todas as velocidades são um pouco mais curtas e a 6ª então mais esticadinha para dar uma velocidade de "cruzeiro" com o motor a mais baixa rotação e consequente consumo mais baixo!
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Re: R 1100 RT e R 1150 RT/RS

Mensagem por JoseMorgado » 16 fev 2017 13:16

Na altura, como actualmente, andei muitos anos até trocar a minha RS.

A evolução, das R1100RS para as R1150RS, era real, mas não ao ponto de tornar "urgente" uma troca.

Estas motas tinham "nascido" tão bem, que se mantiveram "evoluídas" por muitos anos.

Para estas motas, existe tudo, quer na BMW, quer no mercado paralelo, para algumas peças de "desgaste".

Como a nível mecânico, as R1100/1150, RT e RS, são iguais às R1100/1150, GS e GSA, e mesmo ao nível dos comandos eléctricos, mostradores, espelhos, etc, também é tudo igual, existe muita rotação e fabricação de peças.

Nestes motores, caixas de velocidades, transmissões, etc, não existem relatos de problemas "endémicos", como os que aconteceram em alguns dos modelos posteriores.

Tenho um amigo que teve uma R1150RT, com mais de 300.000 km, sem problemas de maior.

O importante é que tenha sido "bem" mantida e assistida.

Podendo escolher, as R1150, RT ou RS, são ligeiramente melhores que as respectivas 1100.

O motor é mais "redondo" e potente, tendo os comandos do acelerador mais fáceis de afinar.

Na minha RS, tinha feito um "up grade", substituindo os originais, pelos da 1150, mais simples, mas mais eficientes.

Também, como refere o Amândio, as relações de caixa são ligeiramente diferentes, o que torna a utilização do motor um pouco mais "agradável".

As 1150 tinham também outras diferenças de pormenor.

O ABS era mais evoluído, e as jantes eram mais leves, diminuindo o peso não suspenso.

No entanto, a maior diferença, e talvez a mais evidente, é a evolução da iluminação dianteira das RT's.

Enquanto que nas R1100RT, existe um farol único, muito pequeno, igual ao da RS, que assegura uma iluminação pouco mais que suficiente, nas R1150RT, a iluminação é assegurada por 3 faróis, 2 médios e 1 máximo, solução que se manteve em todas as RT's até agora, qua asseguram uma iluminação muito potente e bem distribuída.

Foi uma grande evolução nesse domínio.

A RS manteve-se inalterada até ao fim.
José Morgado
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Re: R 1100 RT e R 1150 RT/RS

Mensagem por luiz silva » 16 fev 2017 16:13

As diferenças são poucas no geral e robustez mecânica das motas BMW são incomparáveis mesmo, tenho certeza que foram desenhadas para fazerem centenas de milhares de quilômetros.

Mas as panes que poderiam atrapalhar uma viagem em geral são eléctricas, o que pedem uma revisão periódica.

Daí também privilegiar uma mota bem cuidada em detrimento de "apenas' buscar uma com baixa quilometragem.

Alguns amigos sabem que pretendo passar um pouco mais de tempo (de 45 a 60 dias em dezembro e janeiro) em Portugal, e a partir dai fazer umas viagens para conhecer melhor outros países da Europa.

Uma mota cairia bem, mas não poderia investir muito, infelizmente.

Procurando no Stand Virtual modelos na faixa de 5.000 Euros, os dois modelos acima descritos concorrem com motos mais novas, mas de outro conceito, como as G 650 GS e F 700 GS.

Bom, tenho alguns meses para pensar. Já tenho as informações sobre documentação.

Se os amigos tiveram alguma outra opinião ou sugestão, agradeço a manifestação.

Obrigado mais uma vez,
Luiz

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