BMW F 650

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC


Membro em Estágio
Mensagens: 4
Registado: 27 Set 2013 13:10
MensagemEnviado: 17 Ago 2016 11:22
Olá a todos.
Estou a pensar em comprar uma F650, conhecida com Funduro, de 1996
Em alternativa, tenho tambem a opçao de, por mais uns euros, comprar uma F 650 GS de 2001.

A minha duvida prende-se com a manutençao da mesma.
Será que ainda se arranjam peças para a de 1996 com a mesma facilidade da de 2001, ou torna-se complicado?

Sei que uma é de carburador e outra de injecçao!

De resto, penso que seja apenas uma irma mais nova e outra mais velha!

Abraço a todos
Avatar do Utilizador
Membro Veterano
Mensagens: 5985
Registado: 21 Abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
MensagemEnviado: 17 Ago 2016 12:23
Caro João,

A grande diferença entre as duas é que uma é bem mais recente e manteve-se inalterada praticamente durante 15 anos: A F650GS/G650GS.
Houve alguns upgrades ao longo dos anos mas é uma mota que na sua generalidade manteve-se igual até finalizar a sua produção em 2015.
Portanto a possibilidade de arranjar peças é 100% garantida.

No entanto a Funduro é a base desta mota e partilha muito da sua génese. Não sei exactamente como está o mercado de peças.
Mas pela quantidade de motas que ainda circulam penso que essa dificuldade não se coloca também.
O motor é o mesmo Rotax actualizado. Como disse, a irmã mais velha e a mais nova.

Aqui está um artigo que descreve um pouco a história deste modelo (muito sumariamente).
viewtopic.php?f=4&t=6152
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Membro em Estágio
Mensagens: 4
Registado: 27 Set 2013 13:10
MensagemEnviado: 17 Ago 2016 15:58
Olá Amandio

Obrigado pelas dicas.
Apenas duas questões , para já:

Apesar de dizeres que o motor é o mesmo, pelo que li, antes de 2000 o motor é italiano (Aprilia) e após 2000 já é alemão (BMW). É mesmo assim?

E a Funduro tem 1 ou 2 velas? É que pela tabela que aparece nesta pagina (http://faq.f650.com/FAQs/F650HistoryDif ... tm#History and Development), fica-me a ideia de ter duas velas!

Abraço
Avatar do Utilizador
Membro Veterano
Mensagens: 5985
Registado: 21 Abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
MensagemEnviado: 17 Ago 2016 16:11
O motor original era austríaco pela Rotax. O mesmo utilizado e desenvolvido pela Aprilia.
Em 2000, com a F650GS, o motor passou a ser preparado pela BMW mas ainda com o bloco Rotax como base.
Com este desenvolvimento a BMW integrou a injecção, DOHC e aumento de 48 para 50 cv.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Membro em Estágio
Mensagens: 4
Registado: 27 Set 2013 13:10
MensagemEnviado: 17 Ago 2016 18:21
amandio Escreveu:O motor original era austríaco pela Rotax. O mesmo utilizado e desenvolvido pela Aprilia.
Em 2000, com a F650GS, o motor passou a ser preparado pela BMW mas ainda com o bloco Rotax como base.
Com este desenvolvimento a BMW integrou a injecção, DOHC e aumento de 48 para 50 cv.


Olá novamente!
Entao, pelo que dizes, provavelmente peças para o motor devem-se arranjar pelo motor ser sensivelmente semelhante!
Depois, peças de carenagens e assim, é que se pode tornar mais dificil.
Obrigado pelas dicas!
Uma duvida que tenho pois nem vi... a Funduro nao me parece ter luz de reserva. Logo, tem torneira de combustivel?

Abraço
Avatar do Utilizador
Membro Veterano
Mensagens: 5985
Registado: 21 Abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
MensagemEnviado: 18 Ago 2016 07:41
A essa questão já não sei responder. Não conheço tão bem a mota para poder responder correctamente. :roll:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Voltar para Enduro

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante