F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

Membro em Estágio
Registado: 02 Nov 2014 13:33
MensagemEnviado: 14 Nov 2014 11:34
Ora então, mais uma vez obrigado pelas vosas opiniões e dicas.

F.Esperanca Escreveu: Olá e bem vindo, Delta Fox.

Muito obrigado :D

Relativamente às vossas experências e opiniões (nfjd78 e F.Esperanca), posso dizer que fiquei decidido a adquirir o vidro da windshield.

nfjd78 Escreveu: O que tens é mesmo o mais básico

Sim é esse mesmo :D

nfjd78 Escreveu:O que eu tinha antes também não era suficiente, porque apesar de ser maior, não desviava o vento, ou seja, eu levava com ele na mesma.Essa "ideia diferente" que aí tens eu nunca tinha visto... mas a altura parece-me boa. (não sei é como é que o vidro fica preso)

Também nunca vi nenhum na net até agora à venda, mas foi só uma ideia :D

nfjd78 Escreveu: Atenção: o vidro não tem que estar à frente dos teus olhos (outros com mais experiência que eu talvez digam mesmo que nem deve, talvez), basta um pouco abaixo. Ou seja, se olhares em frente não tens vidro à tua frente, mas se olhares para o piso logo à frente da roda, já tens.
Não sei se me fiz entender...)

Está aqui um pormenor importante, sobre o qual já vou escrever abaixo...

Relativamente ao que o "F.Esperanca" escreveu, digo-vos:

F.Esperanca Escreveu:
Três truques "básico" que podem ser utilizados para tentar diminuir essa vibração são:

1º truque "básicos"
F.Esperanca Escreveu:
- A aquisição de um vidro alto, que ofereça estabilidade ao motociclo e aumente o conforto ao condutor.

É aqui que ecrevo que não sei qual o vidro/viseira que hei-de optar!
Uma das seguintes opções estão em cima da mesa. A nível estético penso serem ideais, mas o mais importante é a proteção, o que, aparentemente parecem oferecer, no entanto, falta saber qual deles!

Opção 1Imagem

Opção 2 Imagem

Tendo eu 1.77m de altura, estou mais inclinado para o mais alto, penso que dará mais proteção!!!
A vossa opinião?

2º truque "básico"
F.Esperanca Escreveu: (Assumindo que não fazes off-road): A troca de pneus mistos (que estas motas geralmente equipam) por pneus de estrada, que permitem curvar melhor e a maiores velocidades oferecem menos vibrações.

Os pneus ainda são os de origem, por isso torna-se imperioso trocar, não pelo estado do piso que ainda faz uns belos km, mas porque parecem algo ressequidos.

3º truque "básico"
F.Esperanca Escreveu: A correcta manutenção do pinhão de ataque-cremalheira-corrente. Pensei que isto não fazia grande diferença, mas quando troquei o sistema de transmissão (o outro estava velho) senti uma diferença abismal nas vibrações da mota. Uma corrente afinada e devidamente ajustada faz com que a mota vibre muito menos em aceleração.

A GS fez a revisão em Junho na MOTOMIL, e até ao momento fez 100km! Presumo que esse não seja um problema, pelo menos por agora.

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda
Boas curvas se for o caso.
PS: Ultimamente não tem estado muito bom tempo para isso :( , mas vai melhorar :D
BMW F650 GS 2004
Membro Veterano
Registado: 21 Abr 2008 12:05
MensagemEnviado: 14 Nov 2014 12:39
deltafox Escreveu:A GS fez a revisão em Junho na MOTOMIL, e até ao momento fez 100km!

:shock: :shock: :shock:
Muito, muito pouco...isso até faz mal à mota! :twisted:
deltafox Escreveu: mas vai melhorar :D

Junta-se à malta para um café na marina de Cascais (Meeting Point de Lisboa) ao Domingo de manhã a partir das 11 +/- e melhora de certeza!!! :mrgreen:
Ou então para um almoço à 6ª feira mais intimista e melhor para cohecer a malta! :D
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]
Membro Regular
Registado: 07 Mai 2012 23:25
MensagemEnviado: 14 Nov 2014 13:23
deltafox Escreveu:
A GS fez a revisão em Junho na MOTOMIL, e até ao momento fez 100km!

Epah, tal como diz o Amândio, isso também não é nada bom... as motas precisam de rolar!

A minha fez a revisão dos 30.000 um pouco mais cedo, pois a corrente precisava de ser trocada.
Fiz em Julho, aos 28.000, já lá vão 6.000 kms e tá aqui tá quase pronta pra outra revisão :P

Quanto ao vidro Windshield, penso que será a opção certa para os teus 1,77m. Irás notas uma diferença considerável!

E pneus, se eventualmente quiseres optar por uns pneus mais "estradistas", eu recomento os Continental ContiGo! São relativamente bons e não são excessivamente caros, apresentam um excelente piso e até duram bastante tempo, se não abusares nas velocidades.

O meu pneu da frente está agora em fim de vida, mas fez 28.000. O de trás já é o segundo que meto, e têm feito cerca de 14.000 cada um, mais ou menos.
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)

Membro Júnior
Registado: 11 Mai 2012 15:28
MensagemEnviado: 18 Nov 2014 17:01
.
Editado pela última vez por nfjd78 em 25 Out 2015 12:25, num total de 1 vez.
Nuno Duarte
F650GS 2000 [2012 - 2017]

Imagem
Membro Regular
MensagemEnviado: 18 Nov 2014 20:27
Phone-ix! Essa é nova, e nunca tinha ouvido! :?

Quando há uns tempos se falou aqui na questão das milhas no ódometro, verifiquei a minha mota e não encontrei nada.
Até mesmo nas minhas viagens maiores, bate sempre tudo certo, a distância percorrida no parcial e no total é semelhante.

Quando tiveres notícias apita, que fiquei intrigado.
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)
Membro Veterano
Registado: 21 Abr 2008 12:05
MensagemEnviado: 19 Nov 2014 08:53
Essa também é nova... nunca tal (ou)vi! Queremos saber então o desenvolvimento disto. Fiquei curioso! :roll:
(só espero que o prejuízo não estrague a festa :( )
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]
Membro em Estágio
Registado: 02 Nov 2014 13:33
MensagemEnviado: 08 Dez 2014 19:08
Boas
Como tem estado bom tempo para a prática da modalidade, este fim de semana já consegui por a GS rolar e fazer uns bons kms.

Desde a aquisição, há um mês, já fiz 350 km :oops: .

Já me decidi pela adquisição do vidro alto http://www.wunderlich.de/shop/en/wunderlich-ergo-scheibe-4082.html, estando neste momento a aguardar uma resposta do representante da marca em Portugal.

Assim, ao final de alguns km, começam a surgir algumas dúvidas, nomeadamente sobre o nível do óleo, na ignição, etc...

As mais importantes:

Nível do óleo - Hoje, após ter cumprido as recomendações do manual, ( descanso central, trabalhar durante 1 minuto, desligar e verificar o nível…) verifiquei que está muito perto do mínimo.
A luz do óleo não acendeu, mas pelo que li e aprendi, deve estar entre o meio e o máximo! Não aparenta fugas!

Ignição - Ao dar à ignição, a frio, por vezes desliga-se logo de seguida, tendo que acelerar uns segundos para se aguentar no relanti!
Se colocar a mota a trabalhar e desligar logo de seguida ou nos primeiros minutos ou se deixar ir abaixo :oops: custa a pegar!
Problema ou feitio?

Allguém com problemas idênticos?

Obrigado
BMW F650 GS 2004
Membro Regular
MensagemEnviado: 08 Dez 2014 21:12
Boas!

Aconselho-te a verificares o nível do óleo depois de alguns kms... ligar, deixar a trabalhar uns minutos e voltar a desligar pode não ser suficiente. O óleo expande quando é aquecido, e torna-se mais viscoso. Se eventualmente estiveres a medir o nível do óleo depois de ter a mota ao ralenti uns minutos, ele pode já estar quente, mas a baixa rotação do motor não lhe permitiu ainda circular com maior intensidade, uniformizando assim a sua viscosidade.

Por exemplo, eu moro em Almada. Geralmente vejo o nível do óleo quando chego à faculdade, no Monte de Caparica. Saio daqui, entro no IC20, rolo até lá suavemente (90 - 100 km/h), e quando lá chego, a mota estará à temperatura normal de funcionamento, depois de 6 kms percorridos. Desligo, desmonto, arrumo a trouxa toda, ponho o cadeado... e passados uns minutos, para "acalmar", vejo o nível do óleo.

Tenho um mecânico que me diz que para ver o nível do óleo depois de rolar com a mota, é desliga-la, ir tomar um café e fumar um cigarrinho.

Quanto aos arranques a frio e ao relanti descontrolado, há uma maneira fácil de resolver isso: ANDAR COM ELA.

As motas precisam de andar e de rolar... Monta-te na mota e vai dar um passeio maior, fazer assim uns quilómetros de Auto-Estrada, para o motor rolar. No dia seguinte, quando a ligares, até o trabalhar parece outro... fica muito mais certinha. A minha quando fica muito tempo sem rolar, e principalmente quando a temperatura arrefece, também vem (ocasionalmente) abaixo, após a primeira ignição.

Convem também verificar que os valores padrão para o relanti estão correcto, consoante a temperatura do motor. Ou seja... no primeiro arranque do dia, com a mota a frio, quando a pões a trabalhar, ela deve estabilizar o relanti nas 1700 - 1800 rpm.

Passado uns 2 minutinhos, o motor aqueceu e ela sozinha baixa o relanti para as rotações normais de funcionamento (1500 rpm).

Se não tiveres estes valores, a Valvula de Controlo do Relanti pode estar suja ou avariada. Mas antes de mandares trocar, pelo amor de deus, poe a mota a rolar, que na maior parte das vezes o problema resolve-se dando "andamento" à mota :)
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)

Membro Júnior
Registado: 11 Mai 2012 15:28
MensagemEnviado: 08 Dez 2014 23:27
.
Editado pela última vez por nfjd78 em 25 Out 2015 13:01, num total de 1 vez.
Nuno Duarte
F650GS 2000 [2012 - 2017]

Imagem
Membro Regular
MensagemEnviado: 09 Dez 2014 00:02
Opah, vocês um dia destes têm de vir dar um pulinho comigo até Bragança... 530 pra cada lado, mais umas voltas por lá, em 3 dias as motas rolaram 1500 kms e os problemas desapareceram! :)

Mas agora fora de brincadeiras, já me disseram que é fundamental a boa utilização de um motor, principalmente um monocilíndrico, que tem sempre mais limitações que os outros. Fazer uns kms de seguida e rolar um pouco obriga o cilindro a trabalhar, faz mexer (ainda mais) os fluídos, estabiliza o relanti, e dá um gozo do caraças! No próprio dia a diferença não se nota, mas no dia seguinte até o trabalhar do motor parece mais limpo.

Oh Nuno, e tu não tens desculpa! Agora vais à Baviera, ela vem de lá num miminho, é logo aventura até Marrocos, ou coisa assim :lol:
Filipe Esperança
Sócio 579
BMW F 650 GS (2000)
AnteriorPróximo

Voltar para Enduro

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante