BMW G/S e GS Series

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

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MensagemEnviado: 23 Ago 2012 16:43
Modelo G/S
Quando o modelo foi apresentado como protótipo em 1979 surgiu com o nome G/S que queria dizer Gelände/Straße (do alemão: off-road/road).
Entre 1980 e 1987 foram produzidos os modelos R80G/S, R80G/S PD e R65GS (este modelo teve a sua produção entre 1987 e 1990).
Note-se que a R65 manteve as mesmas características da 1ª geração (monolever) apesar surgir ao mesmo tempo que a 2ª geração (Paralever)

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Modelo GS
Após o êxito do modelo no Paris Dakar que deu origem a várias versões alusivas e a uma especificação do mercado para motas off-road em 1987 a BMW passa a designação para GS (Gelände Sport: off-road desportiva) uma dual-purpose ou dual-sport.
Esta alteração coincide com a passagem do sistema Monolever para o Paralever e a introdução no mercado do modelo R100GS.
Entre 1987 e 1995 foram produzidos os modelos R80GS, R100GS, R100GS-PD.
Entre 1995 e 1997 foram produzidos apenas os modelos R80GS Basic e Kalahari.

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Factos de uma revolução que marcam a história da evolução do motociclismo

Passagem dos Airheads para os Oilheads
Em 1994 há uma nova alteração na linhagem GS com a introdução dos modelos com radiador de óleo.
Com esta nova linha de motores inaugura-se também uma nova designação: R1100GS (94 a 99) e R850GS (97 a 01).
Esta evolução marca também a introdução do Telelever (na suspensão dianteira).

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De 99 a 2004 impera o modelo R1150GS e em 2001 surge o modelo GS Adventure (ou GSA), uma versão aventureira para continuar a tradição iniciada com a Paris-Dakar (PD).

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Aqui fica uma linha temporal com os vários modelos GS e o seu período de comercialização:
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Aqui fica o link para ver a imagem maior: http://www.motorcycleinfo.co.uk/resourc ... c_2010.jpg
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
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MensagemEnviado: 23 Ago 2012 16:54
E a seguir, e a seguir :?: :?: :?: :D
João Pedro Caldeira
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MensagemEnviado: 23 Ago 2012 17:04
A história acaba com a 1150.
A 1200 é mais do mesmo apenas com mais motor e mais electrónica, nada de especial :twisted:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
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MensagemEnviado: 23 Ago 2012 22:39
E a seguir, e a seguir :?: :?: :?: :D
‘A motobike called K1200S? Isn’t that asking for trouble?’

MHQC, K1200S'06
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MensagemEnviado: 24 Ago 2012 10:09
Estão a gostar da lição? 8)
Vou continuar a minha investigação e logo ponho aqui mais info!
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

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MensagemEnviado: 24 Ago 2012 10:18
E a seguir vem...

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MensagemEnviado: 24 Ago 2012 11:40
Aprofundando mais a história...

A Origem

No início dos anos 70 o mercado motociclístico era dominado pela motas japonesas, americanas e inglesas. Com modelos baratos e com motores que inspiravam confiança.
A presença do motor boxer e da marca BMW era irrelevante sobretudo num mercado dominado pelos motores em V e 2 em linha.
Apesar de surgirem modelos como as R60, R80 e R90 com versões S não era suficiente para estimular o mercado.

Assim em finais de 1977 a BMW muda o rumo dos acontecimentos investindo na pesquisa de uma mota com capacidades de off-road.
Um conceito que a marca já vinha "namorando" a algum tempo após sugestões de utilizadores da marca.
Encarregue deste desenvolvimento ficou o eng. Laszlo Peres. E as premissas do conceito era pegar no motor R80 e transformar numa off-road racing e long-distance touring.

Em Janeiro de 1979 surge a primeira notícia, na Motorrad, do modelo G/S a BMW Enduro GS 100 um Pre-model ou, como se diz na gíria actual, concept-model.

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O modelo1 concretizado. Note-se aqui que ainda não tinha instalada a suspensão Monolever.

Em Setembro de 1980 é apresentado o modelo R80G/S, com motor 798cc com 50cv às 6500 rpm e 199kg, capaz de dar 160 km/h sobre qualquer superfície. Este modelo continuava a ter as capacidades Touring dos restantes modelos BMW mas aliava agora novas capacidades enduro com alteração da disposição das suspensões no braço oscilante.
Nunca antes um mota de enduro surgira com travões de disco e capaz de atingir os 168 km/h em testes. Outro marco foi um mota pesando mais de 150kg ultrapassar os 140 km/h.

Este conceito criou um cepticismo inicial mesmo dentro do meio jornalístico. Mas rapidamente verificou-se que a execução do conceito pela BMW resultou numa mota fantástica all-around em vez de um pobre compromisso de outras tentativas feitas por outras marcas na época.
Foi inclusive proclamado pela Germany’s Motorrad magazine como "a melhor mota de estrada alguma vez construída pela BMW".

O quadro utilizado foi o da R65 de então, que já tinha provado ser muito equilibrado.
As grandes alterações surgem no motor com bloco mais resistente e melhores capacidades de lubrificação melhorando as capacidades térmicas do motor. Sendo este também protegido por uma placa de protecção aumentando as capacidades para fora de estrada.
Peças mais leves na caixa, embraiagem e cilindros resultaram numa perda de massa e uma resposta mais rápida do motor em qualquer condição de estrada (ou ausência desta :mrgreen: ). Esta redução foi de 7kg ao peso total do motor.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]
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MensagemEnviado: 24 Ago 2012 12:01
Mais, mais! Conta, conta :!: :!: :!: :mrgreen:
João Pedro Caldeira
R1200GSA´14
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MensagemEnviado: 24 Ago 2012 14:26
Tive de fazer um pausa técnica.... para almoçar!
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

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MensagemEnviado: 24 Ago 2012 14:27
Demoraste muito.

Continuo à espera da continuação...
Cumprimentos

Rui Carneiro
Sócio nº 557 ???
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