Bateria motas clássicas

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Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

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MensagemEnviado: 22 Out 2017 07:49
Pois meus caros,

É assim, preciso de uma nova bateria para a BMW R75/5.

Até agora coloquei a bateria indicada para o modelo, de ácido e tal. Mas cada vez tem sido mais difícil encontrar a dita, apesar de na BMW arranjar sempre com mais ou menos tempo de espera.

Mas é grande, pesada e nada jeitosa!

No entanto há aí novas novidades, em gel e afins.

Já alguém trocou a bateria da sua clássica por uma destas novas modernices?

Conselhos são bem vindos!

Boas curvas
Rui Peixoto
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MensagemEnviado: 23 Out 2017 09:01
Infelizmente os meus conhecimentos não dão para um aconselhamento adequado.
Mas o Morgado com a sua R90S deve ter a informação certa.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
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MensagemEnviado: 23 Out 2017 11:37
amandio Escreveu:Infelizmente os meus conhecimentos não dão para um aconselhamento adequado.
Mas o Morgado com a sua R90S deve ter a informação certa.


Amândio obrigado à mesma! :wink:

Abraço
Rui Peixoto
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MensagemEnviado: 23 Out 2017 12:22
Rui,

tenho opinião que respeitando-se os quesitos voltagem/amperagem e o tamanho quanto ao local de instalação,
as modernas atendem de forma melhor, até por não necessitarem de manutenção.

Imagino que saibas que atualmente temos baterias de Lítio também para motas, muito mais leves e também livres de manutenção...mas estas esperarei um pouco mais para ter um feedback da malta que já aderiu.

Agora, não há duvidas que por ser uma "clássica", nossos amigos José Morgado e Antônio são especialistas no assunto...fique com a opinião deles!!

Abçs
Luiz
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MensagemEnviado: 23 Out 2017 13:31
Olá Rui, só agora vi estes post's.

Trocar as baterias das clássicas nem sempre é fácil.

Ou utilizamos as ref.'s antigas, e temos de comprar as baterias de ácido e chumbo, com manutenção que, com os problemas de "respiração", muitas vezes provocam o vazamento de pequenas quantidades de ácido e a consequente oxidação das partes metálicas próximas, ou utilizamos baterias sem manutenção, de gel, mas que, como não têm as referências antigas, para caberem nos espaços disponíveis, normalmente deixam algum espaço vazio, que é preciso preencher e, como são de menor volume, normalmente têm uma capacidade de fornecimento de corrente menor do que a indicada pela marca.

Este facto, quando as baterias são novas, e estão com a sua capacidade total disponível, não é importante.

No entanto, quando elas já têm alguns anos, e já não se apresentam com 100% da capacidade anunciada, pode existir alguma dificuldade no arranque a frio.

Eu tive esse problema com a minha R90S, pois tentei encontrar uma bateria de Gel que coubesse na caixa original mas, o melhor compromisso que encontrei, foi uma bateria de 17Ah, um pouco abaixo da capacidade recomendada, 23Ah, mas que, quando era nova, e estava bem carregada, servia.

Quando começou a ter um ou dois anos e quando não estava totalmente carregada, se o arranque do motor não acontecia nas primeiras voltas do motor de arranque, ficava sem energia para fazer mais tentativas.

Acabei assim por comprar uma bateria com a referência original, com manutenção, na Baterias-Online.pt, que tem os melhores preços em Lisboa e nunca mais tive problemas de arranque.

Depois disso, em conversas com o Pedro Pereira, da Boxer Gourmet, descobri que existe uma marca de baterias, BLITZ, que é a marca que originalmente as BMW traziam, e que tem todas as referências BMW, mesmo para as baterias de 6v, em baterias sem manutenção, de electrólito de gel.

Os preços são semelhantes ou até mais baratos, que os das baterias tradicionais da Baterias-Online.

O único problema é não se encontrarem disponíveis em Portugal.

O Pedro Pereira tem um "circuito" já testado, que utiliza para as fazer chegar cá.

O contacto de telem. dele é 912545820

Depois, se as Motas não andarem com muita frequência, um carregador da Lidl dá-nos o descanso de ter a bateria sempre ponta para o arranque.
José Morgado
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MensagemEnviado: 23 Out 2017 13:38
Como eu disse o Morgado é o especialista.
Amândio de Aveiro
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MensagemEnviado: 23 Out 2017 15:01
amandio Escreveu:Como eu disse o Morgado é o especialista.


Enciclopédia sem dúvida! :D :D :D
Rui Peixoto
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MensagemEnviado: 23 Out 2017 15:04
luiz silva Escreveu:Rui,

tenho opinião que respeitando-se os quesitos voltagem/amperagem e o tamanho quanto ao local de instalação,
as modernas atendem de forma melhor, até por não necessitarem de manutenção.

Imagino que saibas que atualmente temos baterias de Lítio também para motas, muito mais leves e também livres de manutenção...mas estas esperarei um pouco mais para ter um feedback da malta que já aderiu.

Agora, não há duvidas que por ser uma "clássica", nossos amigos José Morgado e Antônio são especialistas no assunto...fique com a opinião deles!!

Abçs
Luiz


Obrigado Luiz,

Até agora usei sempre as tradicionais nesta mota mas estou um pouco "cansado" de comprar baterias porque como é uma mota que não circula muito vão sempre à vida!

Mas o José já se pronunciou! :D :D :D
Rui Peixoto
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MensagemEnviado: 23 Out 2017 15:14
Os Meus Amigos exageram Muito!

Qualquer dia fico envergonhado.....
José Morgado
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MensagemEnviado: 23 Out 2017 15:19
JoseMorgado Escreveu:Olá Rui, só agora vi estes post's.

Trocar as baterias das clássicas nem sempre é fácil.

Ou utilizamos as ref.'s antigas, e temos de comprar as baterias de ácido e chumbo, com manutenção que, com os problemas de "respiração", muitas vezes provocam o vazamento de pequenas quantidades de ácido e a consequente oxidação das partes metálicas próximas, ou utilizamos baterias sem manutenção, de gel, mas que, como não têm as referências antigas, para caberem nos espaços disponíveis, normalmente deixam algum espaço vazio, que é preciso preencher e, como são de menor volume, normalmente têm uma capacidade de fornecimento de corrente menor do que a indicada pela marca.

Este facto, quando as baterias são novas, e estão com a sua capacidade total disponível, não é importante.


Pois é José, esse sempre foi o meu problema. As referências antigas ainda se arranjam mas depois há que ter sempre os cuidados dos níveis e do carregamento. E como não ando muito nesta mota acabo por ter bateria durante 1 ou 2 anos.

A minha questão com as de gel prendia-se exactamente com a sua capacidade de arranque/tamanho.

Na GS tenho de gel mas na clássica não! (até nem tenho nada agora! :roll: )


No entanto, quando elas já têm alguns anos, e já não se apresentam com 100% da capacidade anunciada, pode existir alguma dificuldade no arranque a frio.

Eu tive esse problema com a minha R90S, pois tentei encontrar uma bateria de Gel que coubesse na caixa original mas, o melhor compromisso que encontrei, foi uma bateria de 17Ah, um pouco abaixo da capacidade recomendada, 23Ah, mas que, quando era nova, e estava bem carregada, servia.

Quando começou a ter um ou dois anos e quando não estava totalmente carregada, se o arranque do motor não acontecia nas primeiras voltas do motor de arranque, ficava sem energia para fazer mais tentativas.

Acabei assim por comprar uma bateria com a referência original, com manutenção, na Baterias-Online.pt, que tem os melhores preços em Lisboa e nunca mais tive problemas de arranque.


Nunca comprei baterias online mas por aqui na zona não há oferta a não ser na BMW em Leiria.

Depois disso, em conversas com o Pedro Pereira, da Boxer Gourmet, descobri que existe uma marca de baterias, BLITZ, que é a marca que originalmente as BMW traziam, e que tem todas as referências BMW, mesmo para as baterias de 6v, em baterias sem manutenção, de electrólito de gel.

Os preços são semelhantes ou até mais baratos, que os das baterias tradicionais da Baterias-Online.

O único problema é não se encontrarem disponíveis em Portugal.

O Pedro Pereira tem um "circuito" já testado, que utiliza para as fazer chegar cá.

O contacto de telem. dele é 912545820


Desconhecia por completo marca. Habitualmente tinha BMW, Yuasa e a última uma Tudor.

Depois é engraçado porque conseguir uma bateria de mota com 30Ah de arranque não é nada fácil. Mas há muitas fichas técnicas para a /5 que recomendam/indicam as de 19Ah! E isto já quer dizer muita coisa! (ai vais durar menos vais! :oops: )

Depois engraçado, ainda hoje vi na www.Louis.de duas baterias de 19Ah, uma por €69.90 e outra por €39.90! São tradicionais, ácido-chumbo! Mas a diferença de valores tem que significar algo! Digo eu que não percebo nada disto!

Vou dar um toque ao Pedro e falar com o especialista!

Depois, se as Motas não andarem com muita frequência, um carregador da Lidl dá-nos o descanso de ter a bateria sempre ponta para o arranque.


Oh pá é verdade, e tenho o carregador da BMW na GS que veio com a mota e tenho o do Lidl. E gosto bastante até.

Mas hoje e aproveitando uma promoção acabo de comprar outro para ficar dedicado à R75/5!

https://www.motocard.com/cargadores-bateria/oxford-oximiser_600_euro_version.aspx

Boas Curvas
Rui Peixoto
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