R1150R-afinacao suspensoes/sag-pneus-etc...ajuda

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

Membro Regular
Registado: 26 Jun 2007 12:03
MensagemEnviado: 15 Set 2017 09:19
amandio Escreveu:
abbocath Escreveu:Sinto que ela deita muito rápido a partir de um certo ângulo (deve coincidir com o achatamento do pneu)
]É muita auto-estrada :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Tens de sair mais cedo de casa e ir para o trabalho pelo caminho maiiiiiiiiiiiii longo :wink:

Amândio, vou sempre pelo caminho mais longo! E até no regresso a casa! Muitas vezes vou por ali só porque tem mais curvas ainda! Sou avesso às AE´s e às portagens! :mrgreen:

Agora Rui, tocaste no ponto em que quase todas as pessoas têm discordância: óleo de motor a usar! E podíamos estar aqui todo o tempo e as opiniões seriam sempre diferentes! Nem eu e o meu mecânico estamos de acordo quanto à viscosidade vejam lá! :oops: :P

Eu uso o 10w40, foi sempre o mesmo usado desde a compra da mota e até agora satisfeito. Apenas cumpro a norma.

Tenho colegas com motores iguais a estes que preferem o 15w50 por isto, aquilo e acoloutro! Tento usar "bons óleos" e fazer os 10.000 kms! De resto nada mais! Muito sinceramente acho uma opção mais pessoal que mecânica. Tendo em atenção os gráficos de viscosidade, temperaturas de funcionamento e isso, todos os óleos são bons se constarem no manual e com as normas recomendadas!
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Membro Veterano
Registado: 21 Abr 2008 12:05
MensagemEnviado: 15 Set 2017 09:36
Quanto à viscosidade tem mais a haver com a temperatura de uso. Mais fino ou mais viscoso conforme a utilização dada ao motor.

Aqui está um artigo que explica muito detalhadamente as características do óleo de motor.
https://en.wikipedia.org/wiki/Motor_oil

de uma forma mais simples
Imagem

e recomendo ainda ver este tópico
viewtopic.php?f=55&t=6118
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]
Direcção BMW McP
Registado: 23 Jan 2008 21:41
MensagemEnviado: 18 Set 2017 11:38
Felizmente, a minha RT quase nunca precisa de óleo entre revisões.

Como na oficina utilizam, 15W50, tenho sempre uma embalagem com essa viscosidade para alguma necessidade pontual.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem
Anterior

Voltar para E aqui? Só questões técnicas.

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes