R1150R-afinacao suspensoes/sag-pneus-etc...ajuda

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

Membro em Estágio
Registado: 04 Set 2017 17:11
MensagemEnviado: 06 Set 2017 05:50
ora boas;
sendo proprietario de uma r1150r de 2003 depois de +/- um mes, eis algumas questoes tecnicas que se levantam:
- quando a comprei estava muito dura, suspensao tipo cepo de madeira, consegui amaciar a coisa ligeiramente mas no entanto agora deparo me com o seguinte: instabilidade sobretudo na frente, quase que a consigo sentir mais alta que a traseira;
-dificuldade de insercao em curva, custa a deitar, e uma vez deitada custa a levantar, sinto a frente "pesada" e entao na rotundas mais pequenas e a mais baixa velocidade e dificil...bastante...-sei que preciso de uma afinacao de suspensao, comecando pelo sag, mas precisava dos valores std-os intervalos-alguem me aconselha??sendo que previligio mais o conforto-sem ser sofa-
- os pneus-a frente novo mas de 2013-um metzeler z06
traseiro-igual mas de 2012 usado no meio pelo anterior proprietario que so fazia cidade- sinto o quadrado, por vezes sinto que rolo sobre carris, e de repente puxa pra um lado...em curva nem por isso, sobretudo a direito...

- nao tenho corrente na tomada de isqueiro junto ao motor de arranque, o fusivel esta bom, qual o proximo passo??
-que me aconselham pra melhorar a iluminacao??xenon??led??relembro que e H4..

obrigado por tudo e desculpem o testamento....
boas curvas
Membro Veterano
Registado: 21 Abr 2008 12:05
MensagemEnviado: 06 Set 2017 07:37
Então vamos lá por pontos:
-suspensão: instabilidade na frente é um pouco estranho sobretudo como o sistema telelever. Neste ponto não sei como ajudar.
- dificuldade nas curvas: aqui a minha suspeita vai para os pneus usados e/ou pouca pressão. Com borrachinhas novas verá que o comportamento melhora consideravelmente.
Os pneus já têm alguns anos, estão ressequidos, deformados de estar parada muito tempo... numa utilização normal um jogo de pneus não dura mais do que 2 ou 3 anos. Estes já estão com 4 e 5 anos.
Claro que o ajuste que fez na suspensão também pode estar a jogar nesse campo, mas pouco provável, pois ajusta-la não iria alterar tanto o comportamento em curva.
- corrente na tomada de isqueiro: aqui iria sugerir verificar primeiro a ligação dos fios nos conectores junto ao isqueiro, depois verificar as condições do cabo até à caixa de fusíveis. Ver se há sinais de alguma oxidação.
- iluminação: não sou perito neste campo... melhor outros darem opiniões mais validas.

Testamentos são para ser lidos :mrgreen:
E este não é dos grandes :lol: :lol: :lol: aparecem por vezes bem maiores por aqui
Gostamos de ajudar a malta a ter as motinhas a rolar em condições e, sobretudo, em segurança.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Membro em Estágio
MensagemEnviado: 06 Set 2017 07:59
obrigado amandio;
de facto nao estao nas melhores condicoes os pneus....sobretudo atras...sinto o "quadrado" ao passar a mao...talvez o troque ja hoje, quanto a suspensao tb nao creio. Atras diminui a pre carga e diminui ao rebound tambem, na frente so tenho afinacao de rebound,nao tenho de pre carga(corrijam me se estou errado) pus mais soft tambem..-nao teria esta dificuldade de insercao em curva, seria mais problemas de aderencia-.logo ficou mais soft no geral ainda assim quando puder ter ajuda quero afinar o sag estatico e dinamico, julgo que considero um bom ponto de partida-no enduro resultava mt bem;
- quanto ao isqueiro-ja vi que nao tenho corrente no fusivel, portanto o problema estara antes...esta entao ligada a cx de fusiveis esta tomada certo.??
acho que vou optar por iluminacao led-mais facil de instalar que o xenon-ja que nao se passam fios para a bateria etc..parece boa opcao nao??

cumps
Membro Veterano
MensagemEnviado: 06 Set 2017 08:25
Penso que os pneus serão a causa do desconforto.
Estes são alinhados quando colocados novos mas se a mota ficar parada muito tempo na mesma posição, irão se deformar, sobretudo na zona de contacto com o pavimento, e ficar desalinhados. E se o pneu está quadrado é difícil curvar.
Quanto à suspensão, é uma questão de pequenos ajustes até encontrar a forma ideal para o seu tipo de condução. Meia volta aqui, outra meia volta ali e chegará à posição mais confortável para si.

Quanto à tomada de isqueiro, se não tem corrente na caixa de fusíveis, a coisa complica-se e eu a partir daqui já não sei muito. O melhor será arranjar o esquema electrico da mota e seguir o caminho do cabo até encontrar o problema. O mais provável será uma conexão oxidada.
Por baixo do depósito, há uma série de conectores, começaria por aí a ver a condição de cada um destes.

Por fim, a tecnologia LED tem evoluído muito nestes últimos anos, e eu infelizmente não tenho acompanhado muito. Mas em termos de qualidade de iluminação, tenho ideia que será melhor que xenon.
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]
Membro Regular
Registado: 26 Jun 2007 12:03
MensagemEnviado: 06 Set 2017 17:39
Rui, não te posso ajudar em muito tecnicamente, mas diria que a escolha de uns pneus novos te vai ajudar a resolver esses problemas que atribuis à suspensão.

Andei com esse problema e na altura tinha também um ruído associado. Atribuí isto em primeiro lugar aos rolamentos da roda (o barulho) mas tudo acabou quando coloquei um jogo de pneus novo.

As trajectórias foram resolvidas, a mota deitava e levantava sem problemas. Agora que já têm 10.000 kms começo outra vez a sentir essa dificuldade em deitar e levantar. Sinto que ela deita muito rápido a partir de um certo ângulo (deve coincidir com o achatamento do pneu).

Os pneus na altura ainda estavam a meio uso mas já tinham uns anitos.

Quanto à tomada, verifica bem os fios e ligações por baixo do depósito. Não é pouco comum haver fios oxidados. A minha mota é de 2002 e não posso dizer que a BMW usou fios de boa qualidade na instalação eléctrica.

Xénon ou Led? Eu diria Led sem dúvida, afinal é a última tecnologia e parece muito fiável e boa. Tem a grande vantagem de baixa temperatura e o preço ser bastante acessível.

Boas curvas!
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Membro Veterano
MensagemEnviado: 06 Set 2017 18:54
abbocath Escreveu:Sinto que ela deita muito rápido a partir de um certo ângulo (deve coincidir com o achatamento do pneu)
]É muita auto-estrada :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Tens de sair mais cedo de casa e ir para o trabalho pelo caminho maiiiiiiiiiiiii longo :wink:
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]
Direcção BMW McP
Registado: 23 Jan 2008 21:41
MensagemEnviado: 08 Set 2017 14:36
Pelas descrições que aqui ficaram, diria que, com uns pneus novos, tudo ficará como deve de ser....
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Membro em Estágio
MensagemEnviado: 08 Set 2017 20:14
Obrigado a todos pela ajuda...fui ver os pneus...nao havia nada em 170/60/17 ou melhor so havia o metzeler z6 igual ao k tenho...queria mudar...a falar com o fulano, expliquei lhe a sensacao que me dava, disse me concerteza seria dos pneus, sugeriu aumentar a pressao, quase como se andasse com pendura, foi o que fiz....e que diferenca para melhor, muito mais ligeira, facil de inserir em curva, facil de levantar manobrar nas manobras mais lentas..
Fiquei admirado, dado que os tinha as pressoes recomandadas pelo fabricante...
Sugeriu me de instalar uma medida acima,..um 180...mais barato por sinal....que acham...??nao havera mudancas na maniabilidade??e o cardan nao ira sofrer...??

Quanto ao isqueiro ja limpei os contactos, os fios nao estao cortados...esta bem ligado na bateria....mas corrente nada....
Cumps
Membro Veterano
MensagemEnviado: 08 Set 2017 21:36
amandio Escreveu:Então vamos lá por pontos:
-suspensão: instabilidade na frente é um pouco estranho sobretudo como o sistema telelever. Neste ponto não sei como ajudar.
- dificuldade nas curvas: aqui a minha suspeita vai para os pneus usados e/ou pouca pressão. Com borrachinhas novas verá que o comportamento melhora consideravelmente.
Os pneus já têm alguns anos, estão ressequidos, deformados de estar parada muito tempo... numa utilização normal um jogo de pneus não dura mais do que 2 ou 3 anos. Estes já estão com 4 e 5 anos...

Bem afinal não estava assim tão longe nas minhas suspeitas. :mrgreen:

O pneu deve estar meio quadrado e aumentando a pressão irá "deformar" este de forma a ganhar "redondesa".
A consequência é que fica com um pneu super duro e algo desconfortável em piso mais irregular.
Podendo mesmo afectar o comportamento da travagem sobretudo do ABS. Pois o pneu irá saltar mais com a irregularidade do pavimento. E o ABS não segura a roda quando o pneu não está em contacto com a estrada.

Quanto a aumentar a largura do pneu.... nunca me deparei com tal situação pelo que não sei o que dizer.
Num carro, como o piso de contacto é "chato", a consequência é aumentar a superfície de contacto e consequente aderencia.
Numa mota já não acontece o mesmo... Assim à primeira diria que as motas são pensadas/estruturadas para uma determinada performance, e isso incluí toda a dimensão do pneu. alterar essa característica altera certamente os parametros de comportamento da mota. Até que ponto não sei.

Quanto ao isqueiro... só estou a ver um teste possível para tirar uma conclusão. Ligar outro isqueiro a ver se funciona. Pode ser próprio isqueiro que esteja "fanado".
Ou talvez mais simples, verificar se há corrente na extremidade do cabo mesmo antes de ligar o isqueiro.
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]

Membro em Estágio
MensagemEnviado: 14 Set 2017 22:08
Boas.hoje aconselharam me o por os dois a 2.9....acho que vou trocar os pneus e pronto...
!!mas concordo plenamente contigo amandio...ja agora mais uma questao, qual o oleo e graduacao aconselhado...??neste momento tenho yacco mvx 500 15w50...que me dizem...??
Cumps
Próximo

Voltar para E aqui? Só questões técnicas.

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes