Deco diz que gasóleo “premium” ou “low-cost” é todo igual

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: sgrosa, amandio, MHQC, pedropcoelho

Membro Veterano
Registado: 23 Jan 2008 21:41
MensagemEnviado: 24 Nov 2012 15:23
Então e as outra marcas que não a Galp?
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74

Membro em Estágio
Registado: 04 Nov 2011 16:30
MensagemEnviado: 24 Nov 2012 17:48
Então e as outra marcas que não a Galp?

José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
Honda CB360 74
R1200RT 07

Viva amigo Morgado,

As outras respeitam ...linha branca é linha branca "Low Cost".....não há aditivos para ninguém (detergentes e lubrificantes).....no que respeita ao Diesel.....com bombas injetoras eletrónicas....os aditivos são a vida/alma da duração de uma bomba injetora e respetivos injetores......eu pessoalmente de vez em quando meto 0,5l de óleo a 2T num tanque de diesel cheio no meu BMW 320 D e num corsa TD.....acredite e faça a experiência, até o trabalhar muda....mais suave. A título elucidativo todo gasóleo tem percentagem de água, havendo filtros de gasóleo com purga, caso da linha Volkswagen, bem todos os tratores agricolas etc,....essa purga se não mudar regularmente de filtro, convem fazer.

Quanto á Roménia quando aderiu á comunidade.... a coisa mudou de politica.....reporto-me ao tempo da moeda em Leis......em que 1€ = 36.400 Leis.

A titulo de curiosidade de uma vez comi no restaurante que penso ser o mais caro de BUCARESTE o "Karu Ku Kuber" entrada de caviar; bom tinto etc, paguei mas um colega quase 1,5 milhão de Leis.....nunca me senti tão rico a contar notas.....já o "La Mama" era bem mais em conta....bons tempos acredite.

cumprimentos,

U. Salvador
Membro Veterano
MensagemEnviado: 24 Nov 2012 22:09
ugs Escreveu:Então e as outra marcas que não a Galp?

José Morgado
As outras respeitam ...linha branca é linha branca "Low Cost".....não há aditivos para ninguém (detergentes e lubrificantes).....
U. Salvador

Amigo Salvador,
Continuo a pensar que os gasóleos em Portugal são basicamente iguais. Vêm todos da mesma "torneira", as refinarias da Galp e depois levam com uns aditivos que às vezes lhes mudam a cor, caso dos gasóleos agrícolas e marítimos.
Quando, em condições idênticas, têm o mesmo rendimento, produzem o mesmo impacto ambiental e causam o mesmo desgaste aos componentes do motor, conforme mostram os testes da DECO, porquê pagar mais para queimar uns aditivos inúteis.
Claro que num país livre como o nosso, todos nós, quando devidamente informados, somos livres de gastar o nosso dinheiro como nos apetecer.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Membro Veterano
MensagemEnviado: 24 Nov 2012 22:58
ugs Escreveu:no que respeita ao Diesel.....com bombas injetoras eletrónicas....os aditivos são a vida/alma da duração de uma bomba injetora e respetivos injetores......eu pessoalmente de vez em quando meto 0,5l de óleo a 2T num tanque de diesel cheio no meu BMW 320 D e num corsa TD.....acredite e faça a experiência, até o trabalhar muda....mais suave. A título elucidativo todo gasóleo tem percentagem de água, havendo filtros de gasóleo com purga, caso da linha Volkswagen, bem todos os tratores agricolas etc,....essa purga se não mudar regularmente de filtro, convem fazer.

Tudo o que tenho lido e ouvido sobre este assunto, levam-me a pensar que os benefícios desta prática não são mais que um mito antigo.
Assim, desde que existe o motor Diesel, foi patenteado em 1893 pelo Eng. Rudolf Diesel, que se produz o combustível, “Óleo Diesel”, em Portugal, Gasóleo. No início era um óleo vegetal passando depois a ser produzido pela destilação do petróleo a 250º-350º. Desde sempre que este combustível/óleo serve para lubrificar as bombas injectoras. As características do óleo diesel, gasóleo, estão há muito tempo regulamentadas e padronizadas, para que os fabricantes dos motores possam apresentar produtos fiáveis e eficientes. Alterar a composição do combustível, amentando a sua densidade, para além de não beneficiar o funcionamento dos motores, pois os mesmos não foram pensados para essa nova realidade, vai, com certeza, aumentar a formação de carvão no interior das câmaras de combustão e nas válvulas, obrigando a intervenções de limpeza mais cedo do que o espectável. Esta alteração pode também interferir, negativamente, com o bom funcionamento dos injectores e dos filtros de partículas do sistema de escape. Enquanto esse excesso de óleo não for queimado, será normal que saía, pelo tubo de escape, um fumo negro, poluidor e cancerígeno, idêntico à nuvem escura que os táxis e autocarros antigos, no passado recente, deixavam nas subidas mais exigentes.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Membro Veterano
MensagemEnviado: 24 Nov 2012 23:19
ugs Escreveu:Quanto á Roménia quando aderiu á comunidade.... a coisa mudou de politica.....reporto-me ao tempo da moeda em Leis......em que 1€ = 36.400 Leis.

A titulo de curiosidade de uma vez comi no restaurante que penso ser o mais caro de BUCARESTE o "Karu Ku Kuber" entrada de caviar; bom tinto etc, paguei mas um colega quase 1,5 milhão de Leis.....nunca me senti tão rico a contar notas.....já o "La Mama" era bem mais em conta....bons tempos acredite.

cumprimentos,

U. Salvador

Neste momento o Leu, Lei no plural, tem a taxa de câmbio, 1 €=4,5 Ron.
Mesmo assim, a Roménia e mais concretamente Bucareste, a cidade mais cara, continua a ser dos poucos sítios da Europa onde o comum dos portugueses, com o seu nível de vida, pode fazer uma vida desafogada, frequentando, de uma forma muito acessível, os melhores sítios existentes.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74

Membro em Estágio
Registado: 04 Nov 2011 16:30
MensagemEnviado: 26 Nov 2012 00:48
Boa noite amigo Morgado,

Concordo parcialmente com algumas das suas opiniões, mas permita-me reiterar mais uma vez, que um bom gasóleo é de facto a duração de uma bomba injetora e respetivos injetores(e até na fuligem/duração dos turbos tem influência)..... e isto independentemente da sua opinião é um facto constatado....não sou mecanico...mas domino muito bem a mecanica e eletrónica, teórica/prática....pese ainda o facto de ser amigo pessoal de técnicos desta área na "Mondeldiesel" "Leiridiesel" com quem já tenho discutido o assunto......contra factos não há argumentos!

Dou-lhe um exemplo concreto, comprei novo no ano de 2001, um BMW 320D E46/136CV.....por regra as bombas injetoras Bosch, aplicadas pela BMW neste modelo, dão o "berro" entre os 170.000Km e os 200.000Km.....mais quilómetro menos quilómetro.....tenho 185.000Km, confesso ando apreensivo....pois a festa fora da marca fica em 1.000€ total (bomba reconstruida, montada no sítio/contra entrega da avariada) se for na BMW, bomba reconstruida/contra entrega da avariada, com selo Bosch 1.300€+IVA e mão de obra....festa final em cerca de 2.000€.

Curiosamente a avaria é na parte eletrica no "cabeçote".....e pelas informações que disponho, o tipo de diesel usado é sem quaisquer dúvidas determinante......pois há alguns casos que fizeram o tratamento ao diesel que eu estou fazer de quando em quando e estão com 280.000/320.000Km....ainda sem problema algum.

Quando fala de cores de diesel....esqueceu-se do de aquecimento que tem corante avermelhado.....embora sendo para queima nas caldeiras, a fraca qualidade entope os bicos de queima.....há quem utilize o agricola e maquinaria já não dá problemas.....portanto não é só a cor .....mas sim a qualidade.

Quanto á Romenia de facto continua-se a fazer uma vida muito acessivel para um tuga.....é passar na Plaza de la Romania e, trazer um braçado delas!!!!....cuidado com a idade.

U. Salvador
Membro Veterano
Registado: 29 Dez 2009 20:28
MensagemEnviado: 26 Nov 2012 02:54
Para ser mesmo sincero nem a mim me percebo, em Portugal so vou ao supermercado meter gasolina em ultimo caso, porem, quando saio de cá deixo de ligar a isso.... :? :? :?

Imagem

Imagem
João Luis
Sócio do BMW McP nº 541

BMW R 1200 GS
Honda 1100 XX
Membro Veterano
MensagemEnviado: 26 Nov 2012 10:48
Mas gasóleo nunca experimentaste, ou já?
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Membro Veterano
MensagemEnviado: 26 Nov 2012 14:39
JoseMorgado Escreveu:Mas gasóleo nunca experimentaste, ou já?

Ja experimentei tanta coisa....mas gasoleo seguramente que não :mrgreen:

Mas vou contar-lhe uma, um ano destes vinhamos de "Jerez" e paramos ali no porto alto para atestar então um primo meu mete gasolina e fica naquela, Yá a minha mota bebe pouco, foi a que levou menos....fez uns quilometros e na reta do cabo a mota começa a soluçar e a deitar fumo, pimba, morreu ali mesmo....estamos nos ali logo à volta dela feitos mecanicos ate que alguem descobriu que a mota cheirava a Gasoleo...e disse o meu primo, "ah porra por isso é que paguei menos que vocês...." :mrgreen: :mrgreen:
João Luis
Sócio do BMW McP nº 541

BMW R 1200 GS
Honda 1100 XX
Membro Veterano
MensagemEnviado: 26 Nov 2012 14:43
JoseMorgado Escreveu:
Bucareste, a cidade mais cara, continua a ser dos poucos sítios da Europa onde o comum dos portugueses, com o seu nível de vida, pode fazer uma vida desafogada

Imagino o Uisque a partir da meia noite, deve ser a preço de chuva, ou depois da meia noite ja é "Europa" ????... :mrgreen:
João Luis
Sócio do BMW McP nº 541

BMW R 1200 GS
Honda 1100 XX
AnteriorPróximo

Voltar para E aqui? Só questões técnicas.

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes