Página 1 de 2

Apresentação

Enviado: 17 ago 2017 09:39
por ruifigueiredo
Um bom dia a todos
Sou o Rui e não gosto de motas. Assim. De chofre.
Mas ando todos os dias de mota. Casa-trabalho-casa.
Numa 125. Que se encontra em adiantado processo de falecimento, com 60 mil km.
Daí aqui, vai a necessidade de uma moto com uma boa longevidade.
Tenho alguma experiência em forums (clubegolfpt.com e audioanalogicodeportugal.net) e sei que, de uma forma geral, o ambiente é óptimo. Sobretudo se soubermos respeitar todas as opiniões e tivermos alguma coisa para partilhar.
Agora, se me dão licença, vou espreitar o forum, para ver se crio o bicho da mota e tentar que aqueles 25 minutos para cá e para lá se tornem um prazer...

um abraço a todos

Re: Apresentação

Enviado: 17 ago 2017 14:15
por amandio
Bem vindo Rui ao fórum do BMW McP.

Se procura uma mota para longo prazo, veio ao sítio correcto. Assim de exemplo a minha 1150GS fez em 10 anos 110,000kms estava como nova... bem ao pé dos modelos mais novos e esbeltos não era bem assim :mrgreen:

Mas há modelos mais novos e menos pesados que podem muito bem ser uma opção.
Uma F700GS ou a F800GS são motas práticas, divertidas, e económicas.
Se não nova, há umas poucas em segunda mão a bons preços.

Fica aqui a sugestão: porque não fazer um teste drive num dos concessionários BMW?
Recomendaria para si Motomil no Feijó, em Almada.
Certamente que esses 25 minutos serão mais agradáveis e divertidos :D

Re: Apresentação

Enviado: 17 ago 2017 14:20
por amandio
Ah e já agora, recomendo que experimente outras motas, BMW ou não.
Às vezes a nossa mota de sonho não nos satisfaz ao experimentar, pelo motor, pela posição de condução, etc...
Por isso é sempre melhor perder um pouco mais de tempo e experimentar outras alternativas, algumas das quais nunca foram opção antes.

Re: Apresentação

Enviado: 17 ago 2017 16:33
por JoseMorgado
Boa tarde Rui!

Bem vindo a este Fórum!

Há por aqui alguns fanáticos das BMW's.

Mas isso é só porque elas são só, as Melhores Motas do Mundo!!

Agora, para que partilhe este nosso "gosto", subscrevo o conselho do Amândio, e faça uns teste-drive a vários modelos da BMW.

Há de certeza uma que será mesmo "aquela" dos seus "olhos"!

Re: Apresentação

Enviado: 18 ago 2017 10:23
por Wolf
Bem vindo Rui!
Na BMW tens opções para todos os gostos os nossos amigos esqueceram-se de mencionar que temos as melhores Maxi Scooters do mundo! Passa num stand e vê e experimenta a que mais te agradar o mal das 125cc é a longevidade e a falta de pulmão

Boas curvas e até breve! 8)

Re: Apresentação

Enviado: 18 ago 2017 11:38
por luiz silva
Bem vindo, Rui.

Já tens boa experiência em 125...hora boa de dar um "up".

Com certeza encontrará na marca BMW uma mota que te leve ao trabalho de uma forma mais prazerosa.

Sugeriria que desses uma olhada em uma G 650GS, excelente mota e modelo que tive para uso urbano e passeios mais longos aos fins de semana.

Abçs
Luiz

Re: Apresentação

Enviado: 18 ago 2017 13:23
por amandio
luiz silva Escreveu:...Sugeriria que desses uma olhada em uma G 650GS, excelente mota e modelo que tive para uso urbano e passeios mais longos aos fins de semana...
Até 2007 este modelo era a F650GS e F650GS Dakar. A partir de 2008 o motor monocilindrico passou a ser designado pela letra G (a mensionada G650GS e também a G650GS Sertão) e o novo bicilindrico pela letra F (a exemplo a F700GS ou F800R ou ainda a F800 ST ou GT entre outros)

Re: Apresentação

Enviado: 18 ago 2017 14:00
por ruifigueiredo
Muito obrigado pelas boas vindas e pelos conselhos. Vou ter que analisar bem aquilo que tenho à disposição mas primeiro tenho que fazer o essencial, que é tirar a carta de mota.
Quanto à mota, tenho 3 critérios essenciais, por ordem de importância:
- fiabilidade e longevidade, pelo que pretendo alguma coisa que quando a minha filha tiver 20 anos diga que se lembra da mota desde sempre. Aí recai sobre a gama 1100 a 1200, porque estou à espera de fazer muitos km nela. O meu objectivo seria que ela chegasse aos 200.000km.
- segurança e motor pujante, porque de 125 já estou farto.
- carisma e história
Resta dizer que tenho um orçamento que me permite sonhar com algumas coisas que tenho visto em segunda mão mas não mais do que isso, porque as prioridades neste momento são outras.
No meu círculo próximo sempre houve bmw - ST e GS. Estive sempre muito inclinado para a r1150r mas já li vários relatos que me avisam para a falta de protecção aerodinâmica. Assim, daquilo que me tem sido dado a perceber, ficaria mais bem servido com uma GS1150 (ou uma 1100 que me agrada ainda mais por ser mais antiga) ou com uma k1200S.
Até ao momento da procura activa ainda vou ter tempo...

Re: Apresentação

Enviado: 18 ago 2017 15:14
por amandio
Ora então vamos por partes em relação ao que nos disse:
Carta é o 1o passo mas já tem experiência por isso não será problema. :mrgreen:

3 critérios:
ruifigueiredo Escreveu:fiabilidade e longevidade [...] Aí recai sobre a gama 1100 a 1200, porque estou à espera de fazer muitos km nela. O meu objectivo seria que ela chegasse aos 200.000km.
Qualquer uma delas certamente chega.
Um amigo tem um R100 de 89 com 480,000 e nem pestaneja quando é para fazer kms...
Outro amigo tem uma K1100 de 96 já com 360,000... não faz mais porque não tem tempo para isso :roll:
Tanto motor boxer (R) como os K são extremamente fiáveis.
ruifigueiredo Escreveu:segurança e motor pujante
Qualquer um tem essas características se bem que o R1150 e R1200 com 6a velocidade dá mais suavidade ao motor.
ruifigueiredo Escreveu:carisma e história
Mais que a GS é dificil. Foi o modelo que revolucionou a BMW em 1980 fazendo com que a BMW passasse a ser uma referencia no mercado. A GS definiu um novo segmento de mercado, criou os limites para outras perseguirem.
É lider de vendas no segmento, lider de vendas da BMW (quase metade do total de vendas).

Por outro lado, a RT definiu o segmento de Moto Turismo e é sempre um modelo de referência nos comparativos como motas de outras marcas.

As Escolhas:
ruifigueiredo Escreveu:Assim, daquilo que me tem sido dado a perceber, ficaria mais bem servido com uma GS1150 (ou uma 1100 que me agrada ainda mais por ser mais antiga) ou com uma k1200S.
A minha sugestão, se o pataco chega para tal, vá para uma GS 1200. 1150 como 2a opção. A 1100 faz tudo o que as restantes fazem mas a falta da 6a velocidade sempre me incomodou...
A minha definição da GS: não sendo fantástica em nada, é boa em tudo. Faz kms sem esforço, económica. Não é super rápida, mas não precisa mandar 1 ou 2 abaixo para ultrapassar, basta rodar o punho.
Aqui no fórum as GS eram apelidadas de alfaias agrícolas ou tractores... só força. :lol:

Quanto à K1200S quem tem gosta, quem já teve tem saudades. No clube há vários exemplos.
É um motor suave, possante, e a mota é mais sport que a GS. É outro estilo, outra forma de viver a mota.
Tem cavalinhos com fartura, gosta especialmente de estrada aberta e auto-estradas... Ideal para fazer kms e depressa :mrgreen:

Re: Apresentação

Enviado: 18 ago 2017 17:52
por luiz silva
amandio Escreveu:
luiz silva Escreveu:...Sugeriria que desses uma olhada em uma G 650GS, excelente mota e modelo que tive para uso urbano e passeios mais longos aos fins de semana...
Até 2007 este modelo era a F650GS e F650GS Dakar. A partir de 2008 o motor monocilindrico passou a ser designado pela letra G (a mensionada G650GS e também a G650GS Sertão) e o novo bicilindrico pela letra F (a exemplo a F700GS ou F800R ou ainda a F800 ST ou GT entre outros)
Obrigado Amândio,

ia passando esse detalhe novamente!!

E ao amigo Rui uma boa sorte na busca pela nova montada!!

Abçs
Luiz