Até à Serra da Estrela

Espaço para marcar passeios, falar de passeios, marcar mais passeios e marcar ainda mais passeios. Espaço para passear. Espaço para colocar tudo o que nos afaste deste fórum e nos leve por mais e mais km's de satisfação ao comando das nossas motos BMW.

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

Membro Regular
Registado: 26 Jun 2007 12:03
MensagemEnviado: 20 Out 2017 19:24
Pois bem, na passada sexta feira, precisamente há 1 semana, rolei até à Serra da Estrela, assim numa coisa de querer andar! Precisava daquilo!

Os meus colegas já lá tinham ido no dia 5, feriado, por isso havia uma mágoa que tinha de sarar. E assim foi! Miúdos na escola, maria avisada e aí vou eu. Arranquei já tarde, eram 10h26´.

Imagem

Imagem

A temperatura estava perfeita, polo e casaco de verão. Sem calor nenhum! O que prefiro para andar. O trajecto já se sabe é sempre que possível fora de auto estradas/scuts e IC´s.

Então já se sabe, a ida: Entroncamento - Tomar - Arega - Figueiró dos Vinhos - Castanheira de Pêra - Lousã - Arganil - Coja - Oliveira do Hospital - Seia - Torre

Imagem

A primeira marca dos incêndios na paisagem aparece pela zona da Arega e o cheiro a queimado ainda se faz sentir no ar em algumas das zonas. Uma paisagem desoladora. M517

Imagem

De seguida Figueiró dos Vinhos, N350.

Imagem

A caminho de Castanheira de Pêra, pela N236-1.

Imagem

A subida da serra da Lousã, pela N236, onde temos o parque eólico da Lousã. Tem um belo estradão até às gigantescas ventoinhas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E descendo até à Lousã, temos várias das aldeias que já pertencem às Aldeias de Xisto. A aldeia do Candal é atravessada pela N236 e mais abaixo temos vista para o castelo da Lousã.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Até Góis pela N342 e N2.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Segui a N342 até Aldeia das Dez, M514 até Penalva de Alva e depois voltei para Oliveira do Hospital e segui pela N17 até Seia.

Imagem

Imagem

Imagem

E assim começa a subida para a Torre. Aqui já estava bem atrasado, eram 15h. :roll: :oops:
Então começa-se a ver o tracejado amarelo e os mastros ao longo das bermas e sabemos que estamos na rota certa. :lol:

Imagem

Imagem

A Lagoa Comprida

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A Torre à vista!

Imagem

Imagem

Claro que o almoço foi o típico: uma loira e uma bela sandes de presunto e queijo da serra! E claro cá fora, sentado no muro a sentir o silêncio, a brisa e o fantástico dia de sol que agora havia!

Imagem

E depois já sabem, respirar ar puro, relaxar um bocado e claro comprar um queijito para alegrar a maria e ter autorização para o próximo passeio! E só neste momento ela soube, ou melhor, percebeu que eu tinha ido sozinho até à serra! Não ficou nada contente! :oops: :P
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Membro Regular
MensagemEnviado: 20 Out 2017 19:59
E então depois da ida há sempre a vinda!

Imagem

Se subimos teremos que descer! :lol:

Então o regresso foi: Torre - Unhais da Serra - Paul - Ourondo - Silvares - Barroca - Orvalho - Estreito - Oleiros - Sertã - Vila de Rei - Carvalhal - Martinchel - Constância - Entroncamento

Muitas estradas municipais e surpreendentemente em bom estado e bem sinalizadas.

Imagem

E então começa a descida.

Imagem

Imagem

Imagem

A partir daqui a câmara não quis colaborar e deixou de fotografar não sei porquê! mas tive belas surpresas! A começar pelo trajecto escolhido. Descendo pela N339 em direcção à Covilhã, após a "Senhora da Boa Estrela" esculpida na pedra, há uma estrada à direita para Unhais da Serra. Eu tinha visto no mapa e o GPS também a mostrava...só não dizia é que tinha +- 2.5 kms em estradão! :oops: :cry:

Eu que não tenho experiência nenhuma nessas andanças lá tive que ir porque o tempo urgia! Correu tudo bem, e até achei piada à coisa! Tinha até mais receio porque estava só e não havia qualquer tipo de rail de protecção.

Sem querer muito bem, vim ter à N238 a qual já tinha feito este ano e isso possibilitou ganhar tempo. A estrada é fabulosa. Parei no Miradouro para beber a água que tinha no topcase porque o queijo e o presunto deram sede.

Imagem

Imagem

Imagem

Já em Vila de Rei.

Imagem

A destruição que os incêndios haviam causado junto à N2.

Imagem

Aqui junto ao Rio Zêzere, na estrada de Martinchel para Constância. Uma estrada de que tanto gosto.

Imagem

Imagem

E pronto, a chegar a casa, 499 kms depois e depois de muitas curvas e diversão.

Imagem

Não posso deixar de partilhar convosco a mágoa que sinto hoje ao escrever estas linhas e mostrar estas imagens por saber que nenhuma das paisagens pelas quais passei há precisamente uma semana estão iguais, fruto dos horríveis e destruidores incêndios do passado fim de semana.

A todas as pessoas atingidas o meu sincero pesar.

Boas curvas
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002

Membro Experiente
Registado: 22 Abr 2014 19:10
MensagemEnviado: 21 Out 2017 13:11
Rui,

que grande dia que tiveste!!

Muito legal o roteiro...obrigado por partilhar fotos tão legais!!

Aquela da sandes com queijo da serra e presunto com a superbock...ai ai!!

Abçs
Luiz
Direcção BMW McP
Registado: 23 Jan 2008 21:41
MensagemEnviado: 21 Out 2017 14:29
Rui, que Belo Passeio!

A estrada que fizeste, entre a Nave de Stº António e Unhais da Serra, é realmente espectacular.

Eu já lá passei várias vezes com a minha RT.

No entanto, só é aconselhável para fazer no Verão, fora das épocas das chuvas, pois a parte não pavimentada apresenta por vezes "regos" muito profundos.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem
Membro Veterano
Registado: 31 Mai 2006 13:24
MensagemEnviado: 21 Out 2017 18:24
Também andei por aí no fim-de-semana anterior ao teu, difícil é encontrar terreno sem ter sido atingido pelos incêndios, desolação total. :|
JCunha
Sócio n.º 55
Membro Regular
MensagemEnviado: 22 Out 2017 07:26
luiz silva Escreveu:Rui,

que grande dia que tiveste!!

Muito legal o roteiro...obrigado por partilhar fotos tão legais!!

Aquela da sandes com queijo da serra e presunto com a superbock...ai ai!!

Abçs
Luiz

Luiz, este percurso tens que o fazer um dia que cá venhas! Merece bem a pena!

E a sandes é maravilhosa! Um verdadeiro almoço motard! :D

Abraço
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Membro Regular
MensagemEnviado: 22 Out 2017 07:29
JoseMorgado Escreveu:Rui, que Belo Passeio!

A estrada que fizeste, entre a Nave de Stº António e Unhais da Serra, é realmente espectacular.

Eu já lá passei várias vezes com a minha RT.

No entanto, só é aconselhável para fazer no Verão, fora das épocas das chuvas, pois a parte não pavimentada apresenta por vezes "regos" muito profundos.

Obrigado José!

É essa estrada mesmo! A da Nave de Stº António!

Desta vez não havia grandes "regos" e por isso mesmo um inexperiente como eu conseguiu passar tranquilo. Mas por outro lado no acesso às ventoinhas do parque eólico do Lousã o terreno tinha valas bem jeitosas, provavelmente de veículos 4x4 ou tractores e tremi um pouco mais. Mas lá fomos!

Boas curvas
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Membro Regular
MensagemEnviado: 22 Out 2017 07:34
josecunha Escreveu:Também andei por aí no fim-de-semana anterior ao teu, difícil é encontrar terreno sem ter sido atingido pelos incêndios, desolação total. :|

Já há muitos anos que eu não subia à Torre no Verão. A paisagem é deveras linda e a paz transmitida muita e boa!

Agora até tenho medo de passar nas estradas por onde passei! Se na altura já achei muita área ardida agora não deve haver palavras que descrevam o que os olhos absorvem!

Passear de mota para mim, não é apenas um meio de diversão, locomoção ou adrenalina! É o experimentar um conjunto de sensações e emoções únicas, quando sentimos o cheiro do eucalipto, da terra molhada e lavrada, sentir o frio que a neblina por cima de um rio provoca, sentir o calor absorto em estrada aberta e o fresco quando entramos numa zona arborizada...enfim tudo aquilo que vocês também sentem...mas o cheiro a floresta queimada quando se entranha nas narinas é algo horrível, indescritível e que me faz apetecer sair dali muito rápido!!!! :evil: :evil: :evil:

Boas curvas
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Membro Veterano
Registado: 21 Abr 2008 12:05
MensagemEnviado: 23 Out 2017 09:06
Fantástico passeio e uma muito boa reportagem. Certamente bem inspirada nas reportagens que o nosso presidente já nos habituou.

Quanto à paisagem ardida, e recentes desenvolvimentos é realmente uma dor de alma ver tudo o que se tem passado numa altura em que a lição já devia ter sido aprendida... mas é o que temos.
Espero que desta vez seja 2 sem 3 :roll:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]
Membro Regular
MensagemEnviado: 23 Out 2017 14:52
Obrigado Amândio!

amandio Escreveu:Fantástico passeio e uma muito boa reportagem. Certamente bem inspirada nas reportagens que o nosso presidente já nos habituou.

Ora nem mais! "Se não podes fazer melhor pelo menos tenta fazer bem!" :lol:

Boas curvas
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Próximo

Voltar para Passeios e mais passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes