Importação

Local para sugestões, opiniões e pedidos de ajuda sobre a utilização do nosso Fórum. Aqui serão, também, afixadas regras de utilização deste espaço e outras informações consideradas relevantes sobre o mesmo.

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

Avatar do Utilizador
Direcção BMW McP
Mensagens: 736
Registado: 29 Dez 2007 19:24
Localização: Oeiras
MensagemEnviado: 22 Jan 2018 20:08
Energyzer Escreveu:Olá!

Vou desenterrar o tópico.

Estou a considerar a importação de uma BMW R Nine T da Alemanha. Alguém teve essa experiência recentemente?
Queria perceber quanto custa o processo de legalização e quanto tempo demora.

Obrigado desde já.


Boa noite,

Eu já importei duas motas, uma com ficha de homologação em Portugal e outra não.
Julgo que a R NineT terá ficha de homologação nacional o que facilita e muito todo o processo.
Na compra recomendo que seja sempre num dealer, oficial ou não, evitando os privados.
A documentação para uma mota homologada será:
-Os dois livretes alemães, o grande e o pequeno,
-O COC-Certificate Of Conformity,
-Factura
e se a mota vier por transportador, precisa dos documentos deste para justificar a entrada em Portugal, pois neste caso a mota deverá vir sem matrícula.
A minha sugestão é tratar da documentação com um despachante oficial.
Como a mota estará homologada, se toda a documentação estiver correcta, julgo que o despachante conseguirá em poucos dias indicar a matrícula portuguesa.
Se não for o caso poderá demorar mais tempo, ? meses e será necessário o teste de ruído.
Sobre custos de importação com despachante, conforme os serviços, pode custar 400/500€.

Espero ter ajudado.
Pedro Coelho - Sócio nº 259
Honda CBX1000 1980 | BMW R100RS 1978 | K1600GT 2012 | R1200GS Rallye 2017
R80GS 1988 | R1150GS 2000 | R1150R 2002 | R1150GS Adv 2003 | R1200GS 2007 | R1200RT 2008
Imagem

Membro em Estágio
Mensagens: 12
Registado: 18 Jan 2018 15:12
MensagemEnviado: 22 Jan 2018 21:01
José,

O teste de ruído não é obrigatório apenas no caso de a mota não trazer o COC?

Se conseguisse saber mais pormenores era óptimo!

Obrigado desde já
Avatar do Utilizador
Direcção BMW McP
Mensagens: 4719
Registado: 23 Jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
MensagemEnviado: 23 Jan 2018 01:20
Energyzer Escreveu:José,

O teste de ruído não é obrigatório apenas no caso de a mota não trazer o COC?

Se conseguisse saber mais pormenores era óptimo!

Obrigado desde já


É correcto.

O teste de ruído só é obrigatório para a importação de algumas motas clássicas, não todas, mas o Pedro Pires Coelho já esclareceu tudo no post anterior.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem
Avatar do Utilizador
Membro Regular
Mensagens: 692
Registado: 26 Jun 2007 12:03
Localização: Entroncamento
MensagemEnviado: 23 Jan 2018 10:27
Ora aqui está informação sempre útil e fidedigna!

Obrigado!
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Avatar do Utilizador
Membro em Estágio
Mensagens: 15
Registado: 14 Nov 2017 15:17
MensagemEnviado: 23 Jan 2018 10:42
o testo de ruído é sempre obrigatório se a mota não tiver COC. Se este trata-se de uma homologação individual e será sempre necessário o COC. No caso da mota vir da Alemanha, e sendo uma mota recente, esta à partida já traz o COC junto com os documentos.
Preços variam
o ISV são uns 80€ dependendo do ano da mota. Mais antigas pagam menos.
Depois tens os custos com o Despachante. Varia de despachante para despachante mas anda entre 150 e 250€.
Por fim tens o preço do COC (se este não vier com a mota) que varia de marca para marca. Nas nossas se pedires tu à marca pagas 125€. Se for o despachante, é o que ele cobrar e se pedires nas plataformas online varia entres os 140 e os 180€.

Caso a mota não tenha numero de homologação europeia (por expl. importada de um país 3º), os custos podem subir. Teste de ruído 150€ e o valor da homologação individual varia consoante ano e país de origem.

Espero ter ajudado e esclarecido.
"Lembra-te, em caso de duvida, gás a fundo! Pode não resolver nem melhorar a situação, mas irá acabar com a duvida..."

Quem encontrar erros ortográficos ou gramaticais, pode ficar com eles!

BMW R1200GS Adventure 30 anos
KTM 950 Adventure
KTM 450EXC
Yamaha XS650 ´74 Café Racer
Yamaha XT500 ´79

Membro em Estágio
Mensagens: 12
Registado: 18 Jan 2018 15:12
MensagemEnviado: 23 Jan 2018 16:52
Então, pelo que percebo, este é o panorama:

Documentos a trazer do país de origem:
. COC (certificado de conformidade)
. Documentos da moto
. Fatura de compra
. No caso da moto ser transportada para Portugal será necessário pedir um comprovativo à transportadora + comprovativo de pagamento para apresentar na alfândega.

Custos, com Certificado de Conformidade:
. ISV
. IUC
. Processo de importação no IMT - 45€
. Doc Único Automóvel - 55€

Processo:
. Ir a um stand da marca (BMW neste caso) com os documentos da moto e a fatura de compra para pedir que carimbem os dois impressos (Mod. 9 do IMT) e assim obter o Certificado de Homologação,
. Ir à alfândega com os documentos originais da moto, fatura e comprovativo da transportadora e processo e número de homologação para registar a entrada da moto em PT,
. Pagar o ISV,
. Passados 2 dias úteis regressar à alfândega para saber o número de matrícula,
. Comprar e preencher a Declaração Aduaneira de Veículo (DAV),
. Com a DAV ir a uma loja e fazer chapas de matrícula,
A PARTIR DESTE PASSO JÁ SE PODE CIRCULAR DURANTE 60 DIAS
. Regressar ao IMT para obter Certificado de Matrícula (levar docs pessoais, as 2 cópias do Mod. 9 preenchidas, assinadas e carimbadas pelo importador e livrete original),
. Esperar por carta do IMT a marcar inspeção à moto, a qual é feita num centro de inspeções normal por um técnico do IMT,
. Ir ao Instituto dos Registos e do Notariado com um Requerimento de Registo Automóvel preenchido e assinado, e com os documentos pessoais,
. Pagar IUC.

Falta-me alguma coisa?

Tenho dúvidas em relação à parte da inspeção à moto. Será mesmo necessário?

http://expresso.sapo.pt/sociedade/20...-de-1-de-julho

O artigo refere que a componente de legalização que era feita nas finanças passa a ser realizada online. Onde e como? Alguém sabe? Deve tornar o processo bastante mais rápido.

Obrigado!
Avatar do Utilizador
Membro em Estágio
Mensagens: 15
Registado: 14 Nov 2017 15:17
MensagemEnviado: 24 Jan 2018 08:31
inspecção à mota? já importei algumas e nunca precisei de fazer qualquer inspecção! Só fiz o teste de ruído porque era uma dos anos 70.
Os passos são os que referes mas sinceramente entregava o processo a um despachante e pagava. O que pago ao despachante não vale a trabalheira que se pode/vai ter.
Mas é a minha opinião. Vale o que vale!
"Lembra-te, em caso de duvida, gás a fundo! Pode não resolver nem melhorar a situação, mas irá acabar com a duvida..."

Quem encontrar erros ortográficos ou gramaticais, pode ficar com eles!

BMW R1200GS Adventure 30 anos
KTM 950 Adventure
KTM 450EXC
Yamaha XS650 ´74 Café Racer
Yamaha XT500 ´79

Membro em Estágio
Mensagens: 12
Registado: 18 Jan 2018 15:12
MensagemEnviado: 24 Jan 2018 10:24
SMatos Escreveu:inspecção à mota? já importei algumas e nunca precisei de fazer qualquer inspecção! Só fiz o teste de ruído porque era uma dos anos 70.
Os passos são os que referes mas sinceramente entregava o processo a um despachante e pagava. O que pago ao despachante não vale a trabalheira que se pode/vai ter.
Mas é a minha opinião. Vale o que vale!


Se houver possibilidade de fazer parte do processo online poupa-se pelo menos na ida ao IMT. De qualquer forma, alguém usou/recomenda alguma empresa?

Em relação aos custos, são apenas os 4 que referi?

E transportes, conhecem alguma empresa que o faça com fiabilidade?

Obrigado!
Avatar do Utilizador
Membro em Estágio
Mensagens: 15
Registado: 14 Nov 2017 15:17
MensagemEnviado: 24 Jan 2018 13:47
se fores da Zona Norte, Porto, posso-te recomendar um! Mas para esse processo qualquer despachante faz isso.

Não é obrigatório trazer o COC do país de origem. Nem todos os países o exigem nem sequer todos os antigos proprietários o guardam ou juntam aos documentos. Se tiver, poupas umas massas, se não tiver conta com +ou-125€

No que diz respeito aos custos:
Julgo que o IUC não possas contabilizar no processo da importação pois tens de o pagar todos os anos, seja nacional ou importada.
O DUA não te safas com 55€! como é o primeiro registo acho que ainda tens de contar com mais uns 45€.

Quanto aos transportes, não conheço nenhuma que possa recomendar porque vou sempre buscar pessoalmente e trago no atrelado ou venho a rolar. Mas pergunta à Transnatur, Garland, etc. e conta com umas boas massas. Já ouvi falar com 800€ e em mais de 1000€
"Lembra-te, em caso de duvida, gás a fundo! Pode não resolver nem melhorar a situação, mas irá acabar com a duvida..."

Quem encontrar erros ortográficos ou gramaticais, pode ficar com eles!

BMW R1200GS Adventure 30 anos
KTM 950 Adventure
KTM 450EXC
Yamaha XS650 ´74 Café Racer
Yamaha XT500 ´79

Membro em Estágio
Mensagens: 12
Registado: 18 Jan 2018 15:12
MensagemEnviado: 24 Jan 2018 18:02
SMatos Escreveu:se fores da Zona Norte, Porto, posso-te recomendar um! Mas para esse processo qualquer despachante faz isso.

Não é obrigatório trazer o COC do país de origem. Nem todos os países o exigem nem sequer todos os antigos proprietários o guardam ou juntam aos documentos. Se tiver, poupas umas massas, se não tiver conta com +ou-125€

No que diz respeito aos custos:
Julgo que o IUC não possas contabilizar no processo da importação pois tens de o pagar todos os anos, seja nacional ou importada.
O DUA não te safas com 55€! como é o primeiro registo acho que ainda tens de contar com mais uns 45€.

Quanto aos transportes, não conheço nenhuma que possa recomendar porque vou sempre buscar pessoalmente e trago no atrelado ou venho a rolar. Mas pergunta à Transnatur, Garland, etc. e conta com umas boas massas. Já ouvi falar com 800€ e em mais de 1000€


Estou a procurar a moto num stand, espero que eles o tenham.

Exactamente, 45€ para obtenção de matrícula no IMT + 55€ para obtenção do DUA.

Em relação ao transporte, a Garland deu-me uma cotação de 300€.

ABC
AnteriorPróximo

Voltar para Discussão geral sobre o Fórum

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes